O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
81 Compartilhado 36 Comentários

10 dicas para escrever mais rápido com o SwiftKey

Em comparação com um computador, escrever num smartphone ou mesmo num tablet é tarefa um tanto incômoda. Depois de sofrer algum tempo com o teclado nativo e de provar apps com outros desenhos, cheguei à conclusão de que o Swiftkey é o melhor. E aproveitando que o app há pouco tempo passou a ser gratuito, separei 10 dicas para tornar a sua digitação no Android com o app ainda mais rápida e ágil.

swiftkey android portada
© AndroidPIT

1. Mudar o tamanho do teclado

O tamanho de um teclado é um dos fatores que determina como vamos escrever. Se alguém, por exemplo, não tem uma grande tela e/ou dedos grossos, sempre será incômodo teclar no Android. Com esse aplicativo podemos mudar o tamanho geral do teclado e essa ação é realmente fácil. Basta clicar no logotipo do Swiftkey na parte inferior esquerda do teclado durante um momento e veremos uma pequena janela. Nesse menu podemos selecionar “Redimensionar o teclado” diretamente.

tamanhoteclado
© AndroidPIT

2. Acrescentar cursores ao teclado Swiftkey

Num tablet, com a tela maior, essa opção é bastante útil. Num smartphone ela também pode nos ajudar, sobretudo se estivermos no modo paisagem. Ter cursores ao estilo de um teclado de computador melhora muitíssimo a experiência de escrita. Dessa forma, não precisamos ter uma precisão de cirurgião se queremos corrigir algum detalhe no meio de uma frase já escrita. Para habilitar os cursores só temos que ir às "Configurações > Layout" e ali ativar o “Layout estendido”.

cursor
© AndroidPIT

3. Mudar a duração dos cliques longos

Usamos cliques longos por exemplo para acessar os números que estão situados na parte superior das teclas da primeira linha, pois existe uma opção que permitirá programar o tempo exato de que o Swiftkey precisa para interpretar o clique e mostrar os caracteres adicionais. Com frequência economizamos tempo com um clique um pouco mais curto. Para isso, vá às “Configurações > Avançado” e ali selecione o singelo nome de “Duração dos pressionamentos de teclas longos”.

duracaotelca
© AndroidPIT

4. Teclado dividido

Se você foi usuário de um BlackBerry, esse tópico será interessante. Com esse aplicativo você pode dividir o teclado em dois, muito cômodo na hora de usar os polegares para escrever. De toda forma, com o Swiftkey você pode configurar o teclado de diferentes modos, de acordo com as necessidades do momento, a posição ou orientação do seu dispositivo. Basta ir ao menu e clicar na tecla com o logotipo do app. Você verá três opções: “Completo”, “Polegar”, “Compacto”.

teclatippo
© AndroidPIT

5. Eliminar uma palavra da autocorreção

Como é irritante quando o dicionário do teclado corrige uma palavra que não deveria. Isso acontece constantemente comigo, especialmente com palavras em inglês e termos coloquiais. Com o app do Swiftkey podemos eliminar certas palavras sugeridas da autocorreção. Para isso, basta clicar longamente na palavra que aparecer como sugestão de autocorreção, na parte superior do teclado. Em seguida aparecerá o opção de excluí-la.

previsao
© AndroidPIT

6. Gestos no Swiftkey

Existem alguns gestos que podem melhorar a sua experiência de usuário, um deles por exemplo é o de deslizar os dedos pelas teclas para escrever, em vez de clicar em cada letra. Para ativar essa função, vá a “Métodos de entrada” e ative o “Flow”.

metodosentrada
© AndroidPIT

7. Configurar a barra de espaço

Existem três ações possíveis para a barra de espaço. A normal (ou seja, de dar um espaço), a de terminar as palavras que estamos escrevendo e a de inserir uma palavra prevista. Com um clique duplo na barra também podemos inserir um ponto. Tudo isso pode ser configurado em “Configurações > Avançado”.

teclaespaco
© AndroidPIT

8. Mudar a distribuição das teclas

Como padrão, o Swiftkey oferece ao usuário a disposição QWERTY tradicional, mas não estamos obrigados a aceitá-la. Em muitos idiomas o teclado é diferente, não apenas no que diz respeito às letras, mas também à sua ordem. Na configuração de línguas poderemos adicionar até três idiomas instalando-os paralelamente. Também podemos eleger diferentes teclados. As opções são AZERTY, Colemak, Dvorak, QWERTZ e QZERTY. Clicando sobre "QWERTY", abaixo da língua, você poderá visualizar essas outras opções.

querty
© AndroidPIT

9. Ver a eficiência da digitação

Uma característica particularmente interessante desse aplicativo é a variedade de estatísticas que se criam através dos hábitos de escrita de cada usuário. Parte dessa informação pode ser obtida nas Configurações e em “Estatísticas de uso > O meu heatmap de escrita”. Uma boa maneira de saber os erros mais comuns ou que letras você mais usa.

estatisti
© AndroidPIT

10. Ditado

Essa função começou como uma curiosidade, porque o sistema raramente transcrevia certo o que era ditado, mas aos poucos vem passando por aperfeiçoamentos significativos. Pude, por exemplo, ditar uma mensagem curta sem problemas de reconhecimento. Para ativar o ditado, basta clicar no pequeno símbolo de microfone do teclado. Para que ela funcione, é preciso ter instalada a “Busca por voz do Google”. Depois disso, basta clicar no microfone e ditar a sua mensagem.

buscavoz
© AndroidPIT

Bônus - previsão de emoji

A recente atualização do SwitfKey trouxe uma função muito interessante. Agora, o teclado não prediz apenas a próxima palavra que você poderá escrever, mas também o eventual emoji que deseja inserir. Os emojis aparecem sempre na lateral direita, depois das previsões de palavras. Para ativar a função, vá até as "Configurações > Avançado > Previsões de emoji".

emoji
© AndroidPIT
Teclado SwiftKey Install on Google Play

Estas foram as minhas dez dicas de uso do aplicativo. Qual função do Swiftkey é a sua preferida?

Os comentários favoritos dos leitores

36 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi