O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
184 Compartilhado 160 Comentários

5 bons motivos para NÃO rootear o seu smartphone

Há pouco tempo reuni 10 bons motivos para ter permissões de root no seu Android. Neste artigo, falaremos agora da outra face da moeda, para podermos decidir se vale realmente a pena rootear o seu dispositivo, fazendo assim uma escolha mais consciente.

root freedom broken
©  tiagoafpereira / Flickr

1. Riscos de segurança

banner security
© AndroidPIT

Rootear o aparelho permite a comunicação em modo avançado com o próprio dispositivo. Isso significa que poderemos, com as ferramentas e conhecimentos adequados, ler e modificar qualquer parâmetro de sistema. Este é o motivo pelo qual muitos apps com funções avançadas requerem esses privilégios, mas trata-se de uma faca de dois gumes! Nada impede que aplicativos mal-intencionados danifiquem o nosso sistema, comprometam o nosso dispositivo e ainda por cima invadam a nossa privacidade. Por sorte, podemos escolher se um aplicativo pode ou não obter permissões de root, e aconselho de conceder essas permissões com cautela se um app foi baixado fora da Play Store.

2. Adeus à garantia

banner warranty
© AndroidPIT

É mais um “até logo” do que um “adeus”. As permissões de root, obtidas por métodos convencionais, invalidam a garantia. Todavia, existem métodos mais refinados que não irão afetar certos arquivos de sistema (como os famosos contadores, flash counter, KNOX counter…) e permitem restaurar tudo como antes por meio do tool kit ou de outros procedimentos. Infelizmente, nada é certo, e quanto mais avançados se tornam os sistemas de segurança como o KNOX, fica sempre mais difícil restaurar a garantia. Muitas vezes é praticamente impossível ou muito perigoso.

3. Cuidado com os dispositivos menos famosos

banner important
© AndroidPIT

Obviamente os procedimentos para obter as permissões de root não chegam por vias “oficiais”. Existem usuários ou grupos de aficcionados que dedicam a criá-los. Portanto, é normal que eles se concentrem nos dispositivos mais comprados, sobretudo quando se utilizam métodos mais gerais. Com frequência, será preciso recorrer a procedimentos específicos para o próprio dispositivo quando ele não for muito popular, e esses métodos requerem mais passos e conhecimentos mais profundos. Isso aumenta a possibilidade de comentar erros e, por consequência, danificar (às vezes irremediavelmente) os nossos amados dispositivos.

4. Problemas com as atualizações

banner upload
© AndroidPIT

Outro problema muito difuso é o de não poder mais atualizar o aparelho depois de obtidas as permissões de root. Dependendo do dispositivo e da fabricante, os usuários terão de abrir mão da comodidade dos updates via Wi-Fi (OTA) e dos softwares de gerenciamento (como o Kies para a Samsung), mas ainda assim poderão atualizar baixando o firmware da internet e flasheando-o con Odin, por exemplo. O procedimento é muito simples, mas também aqui o risco de cometer erros sempre existe.

5. O root serve para tudo e para nada

banner android redorange
© AndroidPIT

Este é o ponto mais importante a se considerar. As possibilidades depois do root são praticamente ilimitadas, mas quantas delas iremos realmente usar? Podemos abrir mão dessa liberdade? Antes de se aventurar em algo que não conhece muito bem, é sempre melhor informar-se e saber para que o root serve. Os riscos são baixos, mas eles existem. É melhor ter aplicativos irritantes que não podem ser desinstalados ou possuir o peso de papel mais caro do mundo?

A minha intenção não é a de assustar ninguém, ao contrário! Todos são livres para rootear seus dispositivos, e quem leu o artigo está agora mais consciente dos possíveis riscos.

Você já teve algum problema no processo de root? Como fez para solucioná-lo?

Os comentários favoritos dos leitores

  •   60
    jefferson hoffmeister 24/jun/2014

    1. Riscos de segurança===
    bom considerando que todo o app que é instalado diz em detalhes tudo que ele faz e todas as permissões que ele tem, só corre risco quem não gosta de ler, ou seja não é o root que é risco e sim o proprietário relapso , que baixa apk de qualquer sita e ainda por cima não le as advertencias que o próprio android dá.
    2. Adeus à garantia====
    99% das pessoas que levam os aparelho para manutenção é por que deixaram cair o aparelho e ele parou de funcionar, e nesses casos nenhuma garantia cobre, fora disso qualquer bug é muito dificel que o rporio dono do aparelho não consiga arrumar frequentando fóruns como o nosso, ou seja garantia para que? eu mesmo tive muitos aparelhos e em nenhum precisei de garantia para eles, pois todos deram problemas por serem ja velhos com muitos anos de uso, ja fora da garantia.
    3. Cuidado com os dispositivos menos famosos=====
    vou ser sincero não entendi direito essa , pois os menos famosos a meu ver são aquele em que tu não consegue fazer nada, pois não tem suporte nem pela propria fabricante , mas em geral nesses nem root se consegue fazer, então?????????
    4. Problemas com as atualizações=======
    bom considerando que 80% dos aparelhos lançados são sim plesmente abandonados pelos fabricante, e mesmo os que recebem atualização é só por dois anos e olhe lá, não vejo como justificativa para ter problemas de atualização fazendo root, pois , alguns aparelhos mesmo com root receme atualizações, como é o caso do moto g ,e, e se não recebe por causoa do root, é so desfazer que vai receber, o unroot é muuito simples em praticamente todos os aparelho novos , só em alguns mais antigos ,e digo antigos é de mais de 2 anos atras, é que pode ter algum problema para retirar o root, mas ai esses não tem mais garantia e nem recebem atualizações pelo fabrivante , só por roms personalizadas, que na maioria para instalar é necessário o root...
    5. O root serve para tudo e para nada============

    ??????????????????????????
    ninguem procura um metodo de root só pra bonito, essa pessoa sempre tem algum motivo, seja para desisntalar apks de sistemas que nao tem utilidades , ou até mesmo troca de sistema ,então afirmar que o root serve pra tudo e pra nada? sei lá, mas discordo totalmente pois se serve para uma coisa , já justificou o processo.



    resumindo, de todos esse motivos , talvez , eu disse talve o único que relamente seja um bom motivo para não fazer o root no aparelho é a perca da garantia, mas só até a garanbtia passar , ai esse argumento ja não tem valia, ou seja, se meu aparelho não tem mais garantianão tenho nenhum motivo para não fazer o root.

    opinião pessoal minha.

  • Vitor M.
    • Mod
    24/jun/2014

    já brikei meu celular dezenas de vezes usando o root,agora quando acontece algo com ele eu já sei como recuperar ele
    é com os erros que se aprende,agora não vivo sem root
    esses motivos não significam nada pra mim.

  • Júlio César 24/jun/2014

    Aposto que você fica com vontade de ter algumas coisas que só root e Custom ROM podem te oferecer 😉
    Eu tinha muito medo de estragar meu celular, mas compensa demais. Melhor bateria, desempenho, novos recursos, celular sempre atualizado... Pra você ter idéia, o S2 Lite do meu amigo está no 4.4.4 graças a Custom ROM que ele usa.

  • Sérgio Camargo 24/jun/2014

    Estou no meu oitavo smartphone Android. Nunca fiz root. Nem pretendo. A perda da garantia já me basta, para não falar do resto.

  • Rodrigo Souza 24/jun/2014

    Urgente? Isso é só uma correção de bugs do Android 4.4.3 ;-;

160 Comentários

Escreva um comentário:
  • Alguém sabe como aumentar o número de toques suportado pela tela do meu Lgk130f com root

  • Eu coloquei root no meu LGk130f com o kingroot e quando eu reinicie o aparelho a barra de notificações sumiu e nada não inicializava sozinho mais eu resolvi tirando o root eu queria que o meu Android inicializase automaticamente. Alguém me ajuda !!!

  • alguém sabe se já tem root pro j1 mini da samsung

  • na minha opinião somente a segurança é um perigo porém se usar apps conhecidos não há problema algum o restante é facilmente burlado com o proprio root

  • O que mais uso e precisa de Root é o Titanuin Backup. Poder restaurar meu celular várias vezes que quiser e manter os dados dos meus aplicativos é otimo. E claro alguns jogos podendo emular cartão de crédito e bloquear propagandas.

  • Esses são os bons motivos?

    Que decadência. Mas ok, a maioria se conforma em apenas saber mexer no whatsapp e fazer ligações mesmo.

  • Eu sinceramente não usaria muito o root, prefiro usar o Android puro rodando "lisinho". O máximo que eu faço pra personalizar o aparelho e modificar um pouco é usar launchers.

  • como fazer root no galaxy SM-G3502T...ninguem sabe...
    jaderaugusto@hotmail.com

  • ola, boa noite... gente tenho um lg l7 e queria fazer root, mas ainda não encontrei um arquivo pra fazer root sem vírus... existe algum pro meu aparelho que seja confiável? aguardo uma resposta...

    • marceloandrey pesquise na google com o termo: kingroot. click no primeiro link. vc vai baixar o app kingroot e ele irá fazer o root no seu aparelho. nem precisa de pc e etc. boa sorte. e sabedoria pra manusear a "belezinha".

  • Galera, tenho um Nexus 5, Android 5.1.
    Alguém me informa algum bom motivo para eu rotear "esse celular" e não me arrepender de jeito maneira. (além de muitos motivos que já vi a cima). É que nunca roteai e a primeira vez fico meio indeciso..

    • É assim mesmo rapaz, quando fui fazer root pela primeira vez me senti assim também, mas o caso foi outro. O meu aparelho já é que meio que bastante ultrapassado comparando com os de hoje. O meu é o Samsung Galaxy Fame GT-S6810B é o single. Antes dele eu tinha o galaxy Y aí eu fui instalar o Chainfire3D no meu fame aí travou na tela de inicialização do sistema que é o que chamamos de loop infinito. aí procurei soluções na internet, tava quase dando um piripaque aí descobri que só dava pra recuperar reinstalando o sistema que é a ROM. Aí baixei tudo, segui a vídeo aula sem medo porque queria meu aparelho de volta aí deu certo. Aí a partir desse dia nunca mais tive medo de fazer acesso root, ou atualizar ou restaurar o sistema. Uso o acesso root e te garanto que é uma maravilha. Faça não tenha medo.

  • Falar de garantia no Brasil, é piada de mal gosto. Comprei meu moto g e com 7 dias sem eu fazer nada, ficou preso na tela de boot, a loja tim onde comprei me deixou falando sozinho! Fui rei só quando paguei e depois eu que me virasse! Procurei a solução na internet e compartilhem no meu blog : [editado]
    Resultado, estou feliz da vida!!!! O Root na ROM customizada fez meu motog virar uma central de produção! Faco muito mais coisas do que eu fazia no iPhone, e hoje sinceramente não troco meu motog ² por nenhum outro smartphone. A liberdade de configuração e a velocidade da ROM titan prime com todos os recursos do Android 5.1 são incontestáveis! Nunca mais quero saber de smartphone atrelado à fabricante. Resumindo, eu me garanto e ponto. Qualquer crash basta restaurar a ROM backupeada já com tudo configurado. Adeus fabricantes!

  • Sempre fiz root nos meus aparelhos até que chegou meu OnePlus One! Ai a coragem passou! Também, ele tem tudo que eu preciso e é totalmente configurável!

  • Eu tenho meu aparelho roteado e não me arrependo. Tem muito jogo "freemium" que eu consigo as coisas sem por a mão no bolso.
    Quanto a garantia, eu esperei 8 meses.. Não pifou eu libero o root.

  • Já tive uns 30 aparelhos e com certeza fiz root em todos, garantia no Brasil não é grande coisa, se leva o celular e espera um mês para ter de volta, melhor pagar um técnico eu prefiro, defeitos mais caros como LCD quebrado com um pouco de conhecimento da para trocar.
    Mas tive um note 3 e fiz root, adquirir outro que estou neste momento é não vou fazer root só por causa da atualização, que poderia fazer via odin como sempre fiz, nen de longe é um procedimento arriscado è super simples, deve apenas ser atento o root melhora o aparelho com certeza, alivia muita a memória RAM, desinstalando app que rodam em segundo plano e são nativos....

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi