O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 112 Compartilhado 61 Comentários

Este é o patamar do Brasil quando o assunto é o desenvolvimento do 5G!

No MWC 2016, o Brasil oficializou uma parceria com a União Europeia para o desenvolvimento das redes 5G. O objetivo é que o país se torne, assim como Japão e China, um dos centros de produção da nova tecnologia. Mas como anda esse processo? Conversei com o professor Rodrigo de Lamare, chefe do laboratório 5G da PUC-Rio, sobre os desafios das redes de quinta geração e o papel do Brasil na sua colaboração.

O que podemos esperar do 5G

De acordo com uma projeção da Cisco, a expectativa é que em 2020 mais de 5,5 bilhões de pessoas se conectem a internet por algum dispositivo móvel. Esse número será impulsionado não só apenas pelo número de smartphones, mas por diferentes aparelhos. Em um futuro próximo, tudo estará conectado a internet, de geladeiras a carros.

É por isso que o 5G será tão importante. Ele servirá de combustível para manter todos esses dispositivos conectados e conversando entre si.

5G está sendo desenvolvido para consumir o mínimo de energia possível

Além de uma velocidade maior - estima-se que a próxima geração possa chegar a ser mil vezes mais rápida do que o 4G - as  redes 5G vão ter um grande avanço em relação ao tempo de resposta.

A expectativa é que a latência gire em torno de 1 ms, algo cerca de 50 vezes menor do que o LTE. Isso vai permitir, por exemplo, que um médico utilize um robô para executar uma cirurgia a distância. Menos latência também será  importantíssima para a era dos carros autônomos.

carro google prototipo
5G será importante para carros conectados / © Google

Outro problema que o 5G quer resolver é o consumo excessivo de bateria. “Ao contrário do que foi feito com o 4G, as redes 5G já estão sendo desenvolvidas para consumir o mínimo de energia possível”, explica de Lamare.

Isso será excelente para os smartphones - hoje o 3G/4G estão entre os vilões da autonomia - mas também vital para a Internet das coisas.  Imagine um dispositivo pequeno conectado à internet que precisa ficar longos períodos fora da tomada, como uma camisa inteligente, por exemplo.

Onde o Brasil está dentro da pesquisa do 5G

Mais velocidade, menos latência e consumindo menos energia. O 5G parece um sonho, mas que não está tão distante da realidade. É esperado que as novas redes sejam implementadas em larga escala a partir de 2020. A Ericsson pretende começar os testes - dentro de algumas universidades - para o 5G no Brasil a partir deste ano.

laboratorio 5G puc
Equipamentos de estimação de espectro / © PUC-Rio

O laboratório chefiado pelo professor De Lamare se une a pelo menos outros dois centros técnicos de desenvolvimento do 5G no país. Os outros estão instalados na PUC-PR e na Universidade Federal do Ceará, estes contando com apoio da Ericsson - empresa sueca junto com a Huawei lidera o desenvolvimento de tecnologias de redes mobile. Cerca de 25 pessoas, entre professores, mestrandos e doutorandos, integram a equipe da PUC-Rio.

Ericsson vai testar 5G no Brasil já em 2016

Os brasileiros têm contribuído com pesquisa e publicação de artigos na colaboração para o desenvolvimento da próxima geração das redes móveis. Outro ponto importante é a parceria com universidades ao redor do mundo. Muitas pesquisas feitas pela PUC-Rio, por exemplo, é em colaboração com instituições estrangeiras, como a Universidades de York (Reino Unido), Princeton e Zhejiang.

A expectativa é que o acordo firmado entre o Brasil e a União Europeia acelere ainda mais a colaboração e o intercâmbio de conhecimento.  Além disso, ele vai servir para definir algumas padronizações, como por exemplo a utilização de faixas de espectro em comum.

Qual é a sua perspectiva para o acesso 5G chegar ao seu smartphone?

112 Compartilhado

61 Comentários

Escreva um comentário:
  • 2G = KitKat
    3G = Lollipop
    4G = Marshmallow
    5G = Android N

    O Brasil esta igual as atualizaçoes do Android. Nem bem chegou em todas as capitais e proximidades ja estão querendo por outro sistema. Os celulares estão assim :/ Aqui em Manaus o 4G e pessimo. Em parte de uma rua pega... Se eu andar mais um pouco some o sinal (TIM)

  • Se nem o 3G / 4G funciona direito em muitos lugares do Brasil quem dira o 5G.

  • Moro no interior do interior cidade com 25 mil habitantes ee sim internet fixa ee movel aqui eh uma porcaria mas ta temos que reclamar doke mais ??? Inquanto essa dilma ee o PT estiverem no poder oque vc axa que vai melhorar?? Saude ? Educacao ? Conectividade ?? kkkkkkkkkk francamente se nois estamos sufocados com impostos as empresas tbm estao nunka que irao promover essa tao sonhada melhora nas redes moveis em questao ...

  • Problema são as operadoras focarem esses investimentos quase exclusivamente em grandes centros, não que esteja falando da roça do Vô que mal tem orelhão, mas cidades próximas à capitais onde muitas vezes nem o 3g funciona direito.

  • Mais velocidade pra você consumir mais rápido seus 10mb diários.

  • Tem lugar que nem o 2g funciona ... ja tão pensando em investir em 5g no pais .. pqp

  • tem lugar que nem 3g funciona quem me dera 5g

  • em 2020 vou baixar a atualização do Android R tão rápido quanto mudar de canal na minha tv :o :o

  • O 4G ainda engatinhando no Brasil...
    Imagina quando e como o 5G chegará aqui

  • Se tivesse pelo menos o 4g funcionando em metade das cidades do país já seria bom.

  • Isso vai ser um prato cheio para as empresas que fabricam smart. Não me admirarei se daqui a um ou dois anos já tiver empresas vendendo smart com rede 5G, mesmo ainda como um sonho para 2020. É claro que parece ser bom esta iniciativa brasileira, mas seria melhor se fizesse isto, mas procurando instalar hoje o 4G em todo o Brasil, que de fato, é uma rede muito melhor, anos luz da 3G.

  • A 4G ainda nem funciona em todo o Brasil. O 3G foi e é uma rede que funcionava a trancos e barrancos, haja paciência para mandar uma simples mensagem (em 3G, que as vezes caia para 2G, etc). Deveriam trabalhar numa nova tecnologia, mas tentando melhorar a que existe. Esperar, pelo menos mais 4 anos para ter uma rede 5G isso não será muito tempo em um mundo aonde a tecnologia avança em proporções absurdas? Será que até lá já não terá uma rede 6, 7 ou 8G? Ou uma outra tecnologia mais avançada? Aí continuaremos no mesmo e velho retrocesso. Tomara que melhorem as questões de acesso com as redes atuais (sonho), e a ANATEL seja mais voltada aos interesses gerais do que ficar permitindo as operadoras de Teleoperadoras aqui no Brasil deitarem e rolarem com seus "pacotinhos de acesso" com preços absurdos. É um absurdo pagar mais de 100 reais por pacotes de redes móveis, para usar limitado a 1, 2gb. Nem em redes domésticas se paga valores absurdos assim (apesar de ser caro também).

  • Com esses pacotes vagabundos que essas operadoras oferecem a franquia acabará em 1 minuto no 5G e francamente pra que falar em 5G no Brasil se tem cidade que só tem 2G nem 3G tem minha e ainda falao em 5G😑😑faz favor né inventem uma piada melhor👌😑

    • A velocidade é algo completamente diferente do consumo de dados. É tipo 1 quilo de algodão e um quilo de chumbo. A velocidade da internet não faz seu plano acabar mais rápido, mas você usar o 5g do celular para assistir um vídeo no youtube só pq "agora da para carregar o vídeo" isso sim vai fazer acabar rápido sua franquia.

  • Vai ser tão rápida, que quando eu ligar os dados móveis, já acaba a franquia uahauahuaahauahua 😂

  • Vejo muitas pessoas falando mal das conexões 3G e 4G, eu só consigo imaginar que estão usando um plano pré pago e estão em alguma cidade pequena do país, não é possível! Por vezes o 4G da Claro fica mais rápido que minha banda larga fixa, já peguei velocidades de 91 mbps de download aqui no Rio de Janeiro! Então quando vejo esses comentários fico me perguntando se é realidade ou mania das pessoas de reclamar!

    • Pois é, tenho essa mesma sensação. O meu deu no máximo 85mb de download. Agora que a cobertura da claro é menor que a da vivo não tenho dúvida... No geral no 4g fica em dois traços enquanto na vivo ficava o sinal no talo. Escrevo de bh...

      • Eduardo, aqui no Rio capital eu posso te afirmar, a cobertura da Claro é maior e melhor que a da Vivo!

      • Sou do Rio e a cobertura da Claro não é tão boa não, uso pré pago, mas isso não influi em nada na cobertura. Cobertura de pós e de pré são iguais. Há muitos lugares de sombra.

    • Aqui em Porto Alegre o 4G e 3G da Claro são ótimos. Mas quando saio da cidade, principalmente quando vou para cidades menores o sinal é realmente horrível, tanto que a maioria dos lugares fica em 2G.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi