O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK

Android entra na zona do Siri com a aquisição da Clever Sense: App Alfred para Android

Alfred Android

Lentamente, mas de maneira segura, a Google está se aproximando cada vez mais do ramo da inteligência artificial e da funcionalidade do Siri. A empresa acaba de lançar um aplicativo com o nome de Alfred. Alfred se apresenta como um administrador de sugestões da vida cotidiana. Talvez a melhor aproximação que podemos fazer é de que Alfred seria como o Last.fm, o Pandora ou o Grooveshark aplicado à vida real.

O que faz exatamente o aplicativo Alfred? Através da plataforma Clever Sense, Alfred, um robô-mordomo cujo nome é em homenagem ao ajudante do Batman, analisa as preferências do usuário para, a partir desta análise, sugerir outras coisas semelhantes. A Clever Sense chama o coração de Alfred de "Extraction and Serendipity Engine". Em português seria algo como "motor/mecanismo de extração e de serendipidade". Vale dizer que serendipidade ainda nem consta no dicionário Houaiss, pois se trata de um neologismo, vindo do termo em inglês "chance discoveries", ou seja, descobertas por acaso. É claro que é nesse aspecto que fica fácil de entender de onde vem o interesse da Google por Albert. Na prática, Albert faz o seguinte:

  • Descobre novos lugares, restaurantes, bares em geral com recomendações pessoais
  • Busca detalhada através de diferentes tipos de cozinha, faixa de preços, ramo alimentício, distâncias, etc.
  • Detalhes sobre os lugares, por exemplo, endereço e menu, adicionando ainda o que o lugar tem como especialidade
  • Ajuda para as reservas e planejamentos através de chamadas, endereços e ainda com a possibilidade de compartilhar com amigos
  • Mostra ainda os locais mais próximos à sua localização ou ao local que você indicar

Ao iniciar o aplicativo, Alfred faz uma série de perguntas sobre seus restaurantes favoritos e de outros locais que poderiam despertar seu interesse. Uma vez coletadas as informações, Alfred as processa para poder fazer suas recomendações. Veja abaixo um vídeo para entender melhor a que estamos nos referindo.

Por enquanto, este aplicativo só está disponível nos Estados Unidos. Como parece se tratar de um serviço bastante interessante, logo ele deverá abranger outros países, incluindo, claro, o promissor mercado brasileiro.

Na página da Clever Sense, é possível ler o seguinte comunicado, o qual foi escrito pelo CEO da empresa, Babak Pahlavan:

Today, we are excited to join Google and start a new chapter in curating the world around us! Together with the Google team, we will accelerate our efforts toward this shared vision. Google helps local businesses connect with potential customers, and its worldwide presence can bring the value of Clever Sense to a much larger audience. Discovering local information is extremely important to both users and businesses, and the acquisition of Clever Sense will benefit both.



Links que podem lhe interessar:

[Vídeo] Adele canta os Angry Birds (sátira)

[Vídeo] Transformer Prime Origami Cover - Nada de plágio da Apple

Fonte: Androidandme

Sem comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi