O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK

Porque é que a Apple ganha à Google em jogos para dispositivos móveis

(Imagem: Asphalt HD)

Os números são doidos; o mercado de jogos para dispositivos móveis está a crescer de uma forma incrível. Nos EUA, durante o ano passado, o número de jogadores aumentou de 75 milhões para 101 milhões de pessoas em todas as plataformas. Mas o fato mais importante, é que os usuários pagantes também aumentaram, crescendo mais de 35% para 37 milhões de jogadores.

Mas aqui vem a má notícia; todas as pessoas que baixaram esses jogos estão a pagar 5 vezes mais dinheiro na plataforma iOS do que para Android. 5 VEZES mais. Pense na taxa de crescimento da plataforma Android, e depois nesse número absurdo. 84% das receitas dos jogos para dispositivos móveis vão para a Apple.

Porquê? É muito simples: ao contrário da plataforma Android - onde cada compra o leva de volta à Play Store para confirmar a informação de pagamento - no sistema da Apple, os usuários têm apenas de inserir uma senha para completar cada transação. É muito simples, basta digitar uma senha e a compra é sua. Não admira que tantas pessoas façam tantas compras através do seu iPhone: psicologicamente não sente que está a pagar dinheiro, faz lembrar que está apenas a digitar a senha do seu e-mail. A Apple criou um sistema de compras que faz com que o usuário não sinta stress e, acima de tudo, totalmente abstrato. Parece que está a comprar coisas com dinheiro do Monopólio.

Sempre que compramos qualquer coisa para Android, somos imediatamente alertados que estamos a fazer uma compra e prestes a pagar dinheiro. Não só o sistema verifica a nossa informação de pagamento, como redireciona-nos para a Play Store, onde temos de clicar para confirmar a compra e esperar para que seja processada. No iPhone e iPad, esse processo é instantâneo.

De acordo com a Newzoo, as compras feitas a partir de um app são onde os desenvolvedores veem mais dinheiro. 91% de todas as receitas de jogos para dispositivos móveis são derivadas de compras dentro do jogo, tanto para Android como para iOS.

Obviamente, este é um grande negócio para os desenvolvedores. E se virem que uma plataforma é mais rentável que outra, em termos de receitas de apps, é claro que escolherão a plataforma mais rentável, neste caso a iOS. E consequentemente a Google perderá desenvolvedores talentosos, os revisores dirão que o "ecossistema" Android é inferior e o ciclo continuará por aí fora. Se a Google tornar o processo de compra de apps intuitivo e apenas exigir uma senha, pode ser que os desenvolvedores de jogos se foquem igualmente em ambas as plataformas. Até lá, os desenvolvedores Android continuarão a sofrer perdas grandes.

Fonte: Venture Beat

3 Comentários

Escreva um comentário:
  • verdade mesmo,tanto que evito comprar apps pelo google play .

  • 21

    Incentivo seria um sistema de pagamento menos complicado e demorado, que fizesse com que as pessoas comprassem mais. Quando é que a Google vai tornar isso possível?

  • O que falta a Google é melhor meio de pagamento desses apps ,pois são praticamente os mesmos do iOS ,que falta tambem é um ensentivo maior aos desenvolvedores ,que na maioria das vezes prefere o iOS que vende muito mais caro .

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi