O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK

A bolha que a compra da Instagram criou

(Imagem: I Heart My Art Tumblr)

Se a Instagram vale 1 bilhão de doláres americanos, o que é que isso significa para a sua start-up? Na verdade, muita coisa. Nunca antes o mundo tecnológico pareceu ser um mercado tão maduro como é hoje para start-ups emergentes. Até mesmo o New York Times tem andado a escrever sobre como o fluxo de caixa e a inovação se estão a deslocar do PC para o mundo de apps para dispositivos móveis. E não é só a Instagram que está a fazer dinheiro, o app Draw Something foi comprado pela Zynga apenas há umas semanas atrás por 200 milhões de dólares americanos.

Mas se ganhar dinheiro com um app fosse assim tão fácil, nós todos já nos teríamos reformado há alguns meses. Há alguns fatores que fizeram com que a aquisição da Instagram pelo Facebook fosse atrativa. Em primeiro lugar, toda a razão de ser do Facebook é a partilha de fotos e a empresa não podia ter no mercado outra rede social que partilhasse fotos. O app da Instagram é super fácil de se usar, chegando a parecer que já vem incorporado no próprio dispositivo. E claro, a taxa de crescimento de 1 milhão de usuários por dia, depois de ter sido lançada para o sistema operacional Android.

Obviamente que não é possível pré-fabricar esse tipo de sucesso. Mas aconteceu que a Instagram estava no lugar certo, à hora certa e também se pode dizer que teve muita sorte. E o preço de 1 bilhão de dólares? Consideramos que isso crie uma bolha, e bolhas costumam rebentar.

Em primeiro lugar, a Instagram não faz assim tanto dinheiro. Nem a Draw Something, mas ao menos têm publicidade no seu app, para além de terem um app que é pago. Mas o que é um fato, é que ambas as empresas não têm um plano estratégico. Valem muito dinheiro por causa do potencial que têm para vir a fazer dinheiro no futuro. E uma bolha criada à volta deste tipo de especulação não pode durar muito tempo.

Esperamos estar errados, porque achamos que muitas das melhores ideias do mundo vêm de Silicon Valley, tal como muito dos melhores desenvolvedores. Mas o fato de um app ter sido comprado por 1 bilhão de dólares, sem ter um plano estratégico forte, pode querer dizer que as coisas estejam a ficar fora de controlo.

A menos que Mark Zuckerberg saiba algo que nós não sabemos. O que é possível, mas duvidamos. Provavelmente, Zuckerberg, apenas queria adquirir um rival em ascensão para que não se tornasse num risco sério. E se for criado um novo app com filtros para fotos ainda melhores, será que o Facebook também o comprará?

 

Fonte: NYT

Sem comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi