O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK

Opportune: o app que sabe de todos os seus desejos mais íntimos

Um dos poemas que melhor representam o anonimato em que vivemos nas grandes cidades, em cujas ruas passam por nós centenas ou até milhares de pessoas e com as quais nutrimos relações instantâneas e de total esquecimento, é "A uma passante", de Charles Baudelaire. É a pura demonstração em forma de arte do que é viver em um mundo tão rápido e veloz, em que, por mais que estejamos cercados por tanta gente, nos sentimos muitas vezes tão sós. Agora imagine que toda essa gente que nos cerca nas ruas tem demandas e interesses comuns aos nossos. E se não são comuns, são demandas complementares às nossas. Você procura um emprego, alguém tem o posto que você tanto queria. Você anda querendo vender uma coleção de vinis e há um dj que estava procurando justamente a referida coleção. Você tem uma grande inspiração, mas precisa de um designer para colocá-la em prática. E ele está bem perto de você, talvez no mesmo café ou no mesmo restaurante. Pois bem, imagine agora se um aplicativo pudesse rastrear essas demandas e necessidades e transformá-las em oportunidades entre os seus usuários? Imagine um aplicativo que torne "público" e "factível" um de seus mais íntimos intentos? Esse aplicativo já existe, ao menos como projeto, e se chama "Opportune".

Principal objetivo do app é criar oportunidades entre seus usuários

A descrição do Opportune é bem esta mesmo: "o principal objetivo deste aplicativo é criar oportunidades para pessoas que podem ajudar umas as outras sem seu conhecimento de diversas maneiras: procurar um emprego ou um apartamento para alugar, comprar bens ou até mesmo juntar-se a causas, etc.". Como ele funciona? Ele rastreia as atividades do usuário na Internet e delimita suas "necessidades" por meio daquelas. Em seguida, o app busca pessoas nas redondezas que possam contemplar uma certa necessidade. Os usuários podem também compartilhar suas demandas para localizações mais distantes. Os princípios do Opportune estão ligados à ideia de que as relações face2face têm se consolidado significamente no mundo de hoje.

Privacidade em risco

A revista eletrônica Co.Design publicou um artigo a respeito do Opportune com o título: "Será que em breve nossos celulares poderão, como um mordomo psicopata, antecipar nossos desejos?". O título do artigo é bastante interessante e coloca em questão o que nós andamos querendo da tecnologia e até que ponto estamos jogando com fatos que envolvem privacidade e vigilância. Justamente num momento em que se discute de forma exaltada, ao menos aqui na União Europeia, o quanto as grandes empresas da Internet podem explorar nossos dados, eis que surge um app que pretende usar todos os seus dados "mais íntimos" para compartilhá-los e criar, a partir deles, oportunidades? Afinal, um "mordomo que já sabe de antemão de todas as suas demandas", um mordomo virtual, bem, ele precisa saber tudo de sua vida. Para os que prezam pela privacidade total de suas vidas, a tendência que está por trás de aplicativos como o Opportune representa o pior dos pesadelos.

Imagine que o problema da privacidade não seja um problema. Que você aceite participar dessa brincadeira. Não seria demais ter que viver ao redor de pessoas que queiram o tempo todo compartilhar interesses e fazer, talvez, disso um negócio (oportunidade parece ser um grande eufemismo)? Imagine que você apenas está num restaurante para degustar uma bela macarronada à bolonhesa e alguém o importuna justamente num momento em que você estava querendo se desligar de tudo, até mesmo da procura alucinante por apartamento? É bela a poesia de Baudelaire, sem sombra de dúvidas. Mas viver um pouco no anonimato não deve ser tão ruim assim...

Seria interessante saber a opinião de vocês a respeito do Opportune.

Fonte: Co.Design

2 Comentários

Escreva um comentário:
  • Eu não sei o que dizer.. Achei um pouco "over" esse projeto de app, Ivan... Mas concordo: basta se desligar do mundo virtual, que você volta a ter sua vida sem gente importunando ;)

  • É como o ditado:
    - a diferença entre o remédio e o veneno é a dose.
    Me parece muito interessante, desde que possa ser desligado qdo o usuário desejar "sossego",mas parece q o benefício é maior q algum eventual incoveniente.
    Além de q para o pessoal das "tribos" será uma "mão na roda" identificando seus camaradas no meio de multidões.
    Também no campo de relacionamentos sociais...hehehe...o(a) usuário(a)encontrar seu par com as características desejadas.... é uma infinidade de aplicações, se a onda pegar pode ser interessante.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi