O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK

São Paulo faz aniversário e ganha app: conheça o SP Mobile

Avenida Paulista

São Paulo completa hoje 458 anos. Aqueles que conhecem o mundo afora constatam um fato: é, sem dúvida, uma das cidades mais interessantes do planeta. A mescla do elemento local e do cosmopolitismo é algo que não se vê em toda cidade desse mundo. Em São Paulo, temos uma Bienal de Arte das mais interessantes. A Mostra de Cinema é um evento que confirma a conexão que a "terra da garoa" tem com a produção cinematográfica mundial, sem reduzir-se à distribuição calcada na indústria de Hollywood (não que esta não seja interessante, mas não é a única existente no mundo). Bares e danceterias existem para todos os gostos. Na Barra Funda dissemina-se um conjunto de clubes dentre os quais alguns se destacam por trazer simplesmente os djs mais badalados do mundo todo. A D.Edge, por exemplo, já trouxe ao Brasil um dos mais refinados djs da nova geração: Nicolas Jaar. Festivais de música e concertos de bandas completam essa colcha de retalhos musical que faz ferver o caldeirão cultural de São Paulo. E tem muito mais: espetáculos de dança, peças de teatro, exibições de importantes artistas plásticos em diversas galerias de arte.

Cidade que abriga o Copam, o MASP, o Vale do Anhagabaú e as ruelas próximas ao Pateo do Collegio em que se pode ainda ver a pujança arquitetônica decorrente da riqueza advinda do café e, principalmente, da industrialização dos anos 50. Cidade que já demonstrava sua vocação a ser a vanguarda cultural do país desde os idos de 1922, ano em que se deu a Semana de Arte Moderna. Cidade que foi inspiração de versos ou contos de Oswald de Andrade ou Mário de Andrade. Ou ainda motivo para ser cantada porque alguma coisa acontece no coração de quem cruza a Ipiranga e a Avenida São João. São Paulo recebeu de braços abertos migrantes e imigrantes, os quais tiveram papel decisivo para tornar a cidade ainda mais cosmopolita. Gentes vindas de todas as partes do Brasil misturando-se a italianos, japoneses, coreanos, sírio-libaneses e tantos outros povos trouxeram suas peculiaridades culinárias que, feitas à brasileira, dão aos moradores locais e turistas o privilégio de se comer bem e de forma variada. 

São Paulo por Tarsila do Amaral

Não queremos nos aprofundar muito em tudo que há de belo na cidade. E nem queremos falar aqui de problemas sérios dos quais ela sofre (só para citar, o problema de especulação imobiliária, as enchentes, o trânsito insuportável devido à falta de uma política decente que priorize os meios de transporte públicos). Queremos apenas homenagear São Paulo. E como aqui estamos num site que se ocupa de aplicativos Android, não pense que não existe uma relação entre o aniversário de São Paulo e o Android, porque você se engana.

SP Mobile para Android

A prefeitura de São Paulo lançou no ano passado um app sobre a cidade. Seu nome: SP Mobile. Segundo o site da cidade de São Paulo, trata-se de um app feito para tablets e smartphones e que dá diversas informações sobre a cidade. O app inclusive oferece algumas dicas de passeios de acordo com interesses particulares. Isso pode ser visto no menu principal a partir da opção "Roteiros Temáticos". Com essa opção, por exemplo, é possível fazer roteiros tais como arquitetônico, histórico, do café ou da cultura afro. Outras opções em destaque são: "Comes e Bebes", "Compras", "Serviços 24h", "Parques", "GLS", "Atrativos Turísticos" e "Saúde e Bem Estar".

Achamos que o app deixou a desejar no que tange a contar a história da cidade por meio dos atrativos turísticos, por exemplo. Qualquer dos atrativos vinha com uma explicação sucinta e objetiva, mas nenhuma foto associada à descrição. Como se trata de app gratuito, vale a pena dar uma olhada, principalmente se você não conhece muito bem o que São Paulo tem a oferecer.  O app ainda acessa os sites de estabelecimentos sugeridos, tem GPS e fornece itinerários.

Para quem se interessou pelo SP Mobile para Android, aqui vai o link do Android Market para baixá-lo.

Fonte: Cidade de São Paulo

Sem comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi