O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 9 Compartilhado Sem comentários

Acer Iconia B1: o tablet funcional

O mercado de tablets com Android é grande - como o segmento de smartphones, ele apresenta uma ampla gama de dispositivos, e você pode escolher desde aparelhos para iniciantes até os mais avançados. O Acer Iconia B1 é voltado para o público iniciante, que dá os primeiros passos no mundo Android. Saiba aqui se ele desempenha bem esse papel.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
Veja se o Acer Iconia B1 é o seu tablet ideal. / © Acer

Design

Não há motivos para dizer que se trata de um belo tablet, mas ele é funcional. Gosto da faixa azul que circunda a caixa, dando-lhe um aspecto jovial. Ele tem 11,3 mm de espessura e pesa 320 gramas, o que o torna prático de se transportar. A tela de 7 polegadas e a larga caixa, contudo, impedem que o aparelho seja usado com uma só mão. As entradas de microUSB e microSD se encontram na parte de baixo, juntamente à entrada para fones na extremidade oposta. Na lateral direita está o botão de ligar/desligar, com o botão de volume logo abaixo. A tela se mancha com digitais facilmente, portanto é melhor transportar um pano com o aparelho.

Dados técnicos

O Acer Iconia B1 tem um processador dual-core 1.2GHz e 512MB de RAM. Sua memória interna é de 8GB. Ele já vem com Android 4.1.2 Jelly Bean de fábrica, ainda sem previsão para o Android 4.2.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
O grande display de 7 polegadas do Iconia B1. / © Acer

Áudio e vídeo

O Iconia B1 não vem com fones de ouvido. Você terá de comprá-los separadamente ou confiar no alto falante do tablet. A qualidade de áudio pode não ser a melhor, e certamente o volume não é tão alto, mas de maneira geral atende bem às necessidades. Já incluso, o Google Play Music tem muitas funções interessantes, como bass boost, opções de eco e um equalizador de 5 canais. Quanto à reprodução de vídeo, não tenho do que reclamar (usei o MX Player), mas desista de usar arquivos de 720p ou com resolução maior, pois a tela em si atinge o máximo de 1.024 x 600 pixels.

Conectividade

O Acer Iconia B1 cobre praticamente todas as funções "normais", com Wi-Fi e Bluetooth, embora não tenha conectividade celular (pode esquecer o 3G ou 4G LTE). O Bluetooth 4.0 com suporte A2DP oferece conectividade sem fio com outro dispositivo compatível, enquanto uma entrada de mini USB permite conexão a um PC normal, e a mesma entrada também é usada recarregar a bateria do Iconia B1. Se quiser usá-lo como um dispositivo de navegação, você precisará de um aplicativo de navegação offline para trabalhar em conjunto com o GPS do tablet, pois ele não possui USB OTG (On The Go).

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
Nada de 3G ou LTE para o Acer Iconia B1. / © Acer

Câmera

Bem, o que posso dizer? Só existe uma câmera frontal com resolução VGA. Não há câmera mais primitiva do que esta, e me fez lembrar daquela primeira geração de câmeras digitais que chegaram com resolução de 640 x 480 (também VGA), uma década atrás. Tenho certeza de que não custaria muito à Acer colocar uma câmera melhor no dispositivo. Você só pode ajustar o contraste de branco e o controle de exposição, portanto traga uma câmera “de verdade” se quiser tirar boas fotos em suas férias de inverno. Nesse quesito, o Iconia B1 só serve como último recurso.

Bateria

A bateria de 2,170mAh durou aproximadamente duas horas e meia de reprodução ininterrupta de vídeo, com Wi-Fi e Bluetooth desligados. Desnecessário dizer que, se planeja levar o tablet numa viagem transcontinental, certifique-se de que seu assento no avião tem tomada, ou você será obrigado a ler um livro de papel depois de assitir a apenas um filme.

Conclusão

A melhor palavra para descrever o Acer Iconia B1 é “funcional”. Não espere o dispositivo mais avançado do mercado, pois essa não foi a intenção do fabricante. Esse tablet oferece uma boa introdução para quem ainda não tem intimidade com o mundo Android. Além disso, evite o aparelho se quiser estar online sempre. Como ele não apresenta conectividade 3G/LTE, você estará à mercê de um hotspot de Wi-Fi sempre que quiser entrar na internet.

9 Compartilhado

Sem comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi