O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 421 Compartilhado 16 Comentários

Como acessar redes com Proxy autenticado no Android, com e sem root

Inexplicavelmente até hoje não é possível acessar uma rede com Proxy autenticado no Android, o máximo que dá é para usar o navegador e mesmo assim colocar login e senha a todo o momento. Porém, através de aplicativos de terceiros e mais algumas configurações já é possível acessar esses servidores que são comuns em escolas, universidades e empresas. Abaixo mostramos para vocês 2 métodos, sendo com um root e outro sem root.

Antes de tudo, surge a pergunta: Por que eu preciso disso? Quando você se conecta a uma rede com Proxy autenticado através do Android, não é possível colocar o login e senha de usuário nas configurações nativas. Isso significa que nenhum aplicativo que usa a internet irá funcionar, pois eles não mostram a opção de digitar login e senha. Os únicos apps que dão essa opção são os navegadores de internet. Escolas, universidades e muitas empresas utilizam um Proxy autenticado para evitar o uso indevido de suas redes. 

Até pouco tempo atrás só era possível acessar um servidor Proxy com autenticação por meio de aplicativos que necessitavam de acesso root, mas agora existe um aplicativo que, combinado com as configurações certas, consegue o mesmo feito mas sem acesso root. O nome do aplicativo é Drony. Ele é compatível com todos os tipos de servidores Proxys: HTTP, HTTPS, SOCKS4 e SOCKS5. 

Drony - Acessando redes com Proxy autenticado sem acesso root 

A principal diferença do Drony com o método e app usado para fazer o mesmo com root, é que ele exige um pouco mais de configurações. Mas não é nada de outro mundo, basta seguir o passo-a-passo abaixo.

Lembre-se de que o tutorial não se trata de uma invasão a rede alheia, para conectar você irá precisar de todos os dados da rede: senha do Wi-Fi, IP e porta do Proxy e, obviamente, um login e senha.

Drony Install on Google Play

Depois de instalar o Drony, abra as configurações de Wi-Fi e aperte e segure o SSID (nome) da rede que você quer acessar e coloque a senha, se necessário. Depois de já estar conectado a ela, clique em “Modificar a rede”. No menu Proxy selecione “Manual”. Feito isso, coloque em “Nome de host do Proxy” o nome localhost e em “Porta do proxy” coloque 8020. Salve as configurações e abra o aplicativo Drony.​

Drony 1

Configurando o Wi-Fi / © ANDROIDPIT

Já com o Drony aberto, navegue até a aba “Settings”. Agora em Networks clique em “Wi-Fi”. Irá aparecer o nome de todas as redes que você acessou recentemente. Ache a que você configurou no passo 1. Para que tudo dê certo, é necessário que esteja escrito abaixo do nome da rede “localhost:8020”, como na foto abaixo. Se estiver assim, clique nela.

Drony 2
Conectando com a rede Wi-Fi / © ANDROIDPIT

Agora, dentro das configurações da rede e no primeiro menu que leva o nome da rede, em “Proxy type” coloque Manual. Agora desça para o terceiro menu que se chama NOMEDAREDE–MANUAL. Em Proxy selecione o tipo do seu proxy: socks4, socks5 ou https. Caso não saiba o que é isso, coloque em Plain, é uma opção genérica. Depois, em “Hostname” coloque o endereço IP do servidor Proxy. O Drony aceita somente endereços em forma de número (x.x.x.x). No caso de seu proxy tiver um nome (Ex: proxy.dominio.com.br), basta no Windows ir em executar e digite CMD, depois digite “ping proxy.dominio.com.br” (substitua pelo nome do seu proxy). Irá aparecer o endereço em forma de número.

Drony 3
Configurando os dados do servidor Proxy / © ANDRODIPIT

Volte para a tela principal do aplicativo e depois clique em “OFF” que irá mudar para “ON”. Feito isso o Drony irá se conectar ao Servidor e fixará no painel de notificações seu símbolo com o número do IP do seu Proxy. Se tudo aparecer assim, a internet estará funcionando.  

Drony 4
Tudo funcionando / © ANDROIDPIT

ProxyDroid - Acessando redes com Proxy autenticado com acesso root

Se você possui acesso root no seu Android entrar em um servidor Proxy com autenticação é super fácil. Antes de tudo baixe o aplicativo ProxyDroid.

ProxyDroid Install on Google Play

Abra o ProxyDroid e em “Host” coloque o IP do servidor Proxy que você quer usar e depois a porta em “Port”. Selecione “Enable Autentication”. Em “User” coloque o seu nome de usuário e em “Password” sua senha.

proxydroid
ProxyDroid é fácil de configurar e usar. / © ANDROIDPIT

O resto das configurações não é necessário mexer, somente se você souber o que está fazendo. Agora volte para “Proxy Switch” e ligue o Proxy Droid que ele irá se conectar a internet.

421 Compartilhado

16 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi