O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 75 Compartilhado 22 Comentários

Como adicionar widgets na barra de notificações do Android

Os widgets servem para personalizar as telas iniciais do nosso sistema, oferecendo também uma alternativa rápida de acesso às informações mais importantes do nosso cotidiano. Neste artigo você irá aprender a adicionar seus widgets favoritos na barra de notificações do Android. Assim, as funções mais utilizadas em seu smartphone estarão acessíveis a partir da tela de bloqueio ou enquanto você utiliza qualquer outro aplicativo. Saiba como adicionar widgets na barra de notificações do seu Android através do tutorial abaixo.

O aplicativo responsável em levar os widgets para a barra de notificações do seu Android é o Snap. O app pode ser baixado gratuitamente através da Play Store. A versão gratuita permite que até 3 widgets sejam adicionados na barra de notificações. A versão paga, no entanto, permite que diversos widgets sejam adicionados pelo valor adicional de R$ 7,30.

Snap Swipe Drawer Install on Google Play

Acreditamos que o limite de 3 widgets seja ideal, visto que o excesso de informações na barra de notificações pode torná-la visualmente poluída e não muito prática. Portanto, a versão grátis do Snap servirá muito bem!

Como adicionar widgets na barra de notificações do Android

O trabalho feito pelo Snap é similar ao que acontece com o iOS, da Apple, adicionando os widgets existentes no sistema na barra de notificações. Após o download do Snap no Google Play, siga os passos abaixo:

  • Abra o Snap e clique sobre o ícone de "+" no canto inferior direito do app;
  • Uma lista com os widgets disponíveis no dispositivo irá aparecer, selecione as opções desejadas;
  • Feche o Snap e faça o teste puxando a barra de notificações do sistema.
snapwidgetsapp
O aplciativo Snap adiciona os widgets do sistema na barra de notificações. / © ANDROIDPIT

Durante meus testes notei que os widgets com dimensões entre 4x1 e 4x4 são os mais indicados, visto que esses preenchem toda a largura da tela ocupada pela área de notificações. As opções com dimensões menores ficam posicionadas em forma de pop up, portanto, você pode clicar nos três pontos no canto superior do Snap e alinhá-los de acordo com sua preferência.

Para que os widgets fiquem alinhados no centro da barra de notificações selecione "center", para alinhamento no canto direito "right" e "left" para o lado esquerdo. A opção "Active on lock screen" permite que os widgets sejam consultados junto com as notificações a partir da tela bloqueada.

snapwidgetsapppp
Widgets com o tamanho de 4x1 ou superior ficam melhores na tela. / © ANDROIDPIT

Não é possível redimensionar os widgets, no entanto, suas funcionalidades estão acessíveis a partir da barra de notificações e da tela de bloqueio. Vale um download!

E aí, o que você achou dessa alternativa para os widgets do seu dispositivo?

75 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

22 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi