O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 14 Compartilhado 29 Comentários

Alcatel One Touch Fire em teste: só pode ser brincadeira…

Eu estava ansioso pelo meu primeiro teste com um smartphone rodando o sistema operacional Firefox. Então peguei o primeiro que me passou pela frente. E o resultado: o Firefox ainda tem que comer muito arroz com feijão para se igualar ao Android.

snap3
© AndroidPIT

O Alcatel One Touch Fire é um smartphone de nível de entrada. Sem me deter sobre o assunto, devo dizer que ele tem coisas que são lógicas e aceitáveis ​​para um dispositivo do seu preço, mas outras são simplesmente proibitivas. Você vai ver neste teste que alguns problemas tornam o One Touch Fire absolutamente inutilizável. Não importa se a falha é do sistema ou da Alcatel, o fato é que ela existe. E o Android ainda tem um futuro brilhante pela frente.

Nota: no aparelho de teste, a língua portuguesa não estava disponível, as capturas de tela estão em inglês. O objeto desse teste foi basicamente o sistema operacional rodando no aparelho, a parte de hardware será breve.

Design e acabamento

O One Touch Fire tem um bom acabamento. A escolha da linha de design não nos agradou tanto, a cor laranja faz referência ao sistema operacional, pois essa é uma das cores principais no logo do Firefox, ao lado do azul. O dispositivo não parece "barato", além de ser um tanto pesado para um aparelho deste tamanho. A placa traseira e a bateria são removíveis, e fornecem acesso a um slot microSD. Nada a reclamar do ponto de vista da concepção e acabamento, por menos de R$ 100,00, é tudo de bom.

snap3
O One Touch tem um bom acabamento. / © AndroidPIT

Tela

Não há muito o que dizer da tela de 3,5 polegadas com 320 x 480 pixels. Ela faz o seu trabalho sem se destacar. Mencionarei os problemas do sensor de toque, que prejudicam grandemente a utilização, quando tratar do sistema operacional. A luminosidade é suficiente e, de maneira geral, o display é ok para um aparelho dessa classe.

snap3
A tela inicial do Firegfox OS / © AndroidPIT

Sistema, Firefox OS

Por enquanto, tudo bem, especialmente para um smartphone low-end. O software irá mudar essa avaliação. Primeiro, ele é lento. A falta de fluidez é quase aceitável, dada a novidade do sistema operacional e o preço do dispositivo. Mas lentidão e botões que não funcionam depois de 5 segundos são muito, muito frustrantes!

No que diz respeito à interface, ela se encontra a meio caminho entre o robozinho verde e o iOS da Apple, ou seja, temos uma página inicial, mas nenhum lançador de aplicativos como o Android. Quando você desliza o dedo para o lado, pode acessar os seus aplicativos... isso quando o One Touch Fire resolve reagir.

snap3
Tela de bloqueio e os apps do Firefox. / © AndroidPIT

A vantagem do Firefox é a suposta segurança e notadamente a proteção da privacidade. Estes princípios são muito interessantes, mas na realidade, tudo o que é oferecido aqui, como o gerenciamento de permissões para aplicativos ou desabilitar a localização, já está disponível no Android, com ou sem aplicativos de terceiros, como o XPrivacy. Na verdade, nada nos impede de usar o Android sem GPS e sem conta Google, e instalar aplicativos sem a necessidade de permissões intrusivas. Em suma, o que traz de novo o Firefox?

snap3
As autorizações são próprias para cada aplicativo. / © AndroidPIT

Depois de alguns minutos de uso eu tive que me render ao óbvio: o One Touch Fire age de acordo com sua própria vontade! Você pode clicar onde quiser, deslizar o dedo pelos aplicativos, e é a barra de notificações que se abre como mágica!

snap3
O Firefox tem a privacidade e a segurança como prioridades./ © AndroidPIT

Na verdade, é pior do que eu pensava: a touchscreen não funciona corretamente, de modo que quando clico no botão de configurar uma conta de e-mail ou, em geral, quando eu clico em um botão no canto superior direito da tela, a barra de notificação reage em vez do meu comando. Na verdade, você não pode enviar ou criar uma mensagem, voltar em muitos menus, e então deve forçar a saída de um aplicativo a partir do gerenciador de tarefas e reiniciá-lo. Ou não, porque de alguma forma nada funciona corretamente.

snap3
O aplicativo de calculadora e a função de envio de relatório de bugs, muitísssimo necessária neste aparelho. / © AndroidPIT

Por fim, um ponto positivo: a câmera do dispositivo funciona bem, encontrando-se quase na categoria da câmera de um Galaxy S2, por exemplo.

snap3
Câmera muito boa para um celular low-end. / © AndroidPIT

A interface do aplicativo da câmera não poderia ser mais simples. Por reflexo, toquei na tela para focalizar e, para a minha surpresa, apareceu uma barra preta no display. Por ela se pode acessar a lista de fotos tiradas anteriormente.

snap3
A galeria de fotos é muito grande, e pode incomodar. / © AndroidPIT

Conclusão

Não posso medir palavras nesse caso. O primeiro teste de um smartphone rodando o Firefox é um desastre. Não sei se o problema é a tela da Alcatel ou o próprio Firefox, ou ambos, mas o resultado é um smartphone absolutamente inútil. Isso é inaceitável para mim, e é uma pena que um smartphone tão barato e de boa aparência venha com tantos problemas no software. Ele não é lento, literalmente se arrasta, sem falar no problemático sensor de toque. Triste início para um navegador tão popular nos desktops.

14 Compartilhado

29 Comentários

Escreva um comentário:
  • Eu tenho um Alcatel OneTouch Fire e consegui instalar o Android 4.0 nele! Uso normalmente como se ele já possuísse o sistema de fábrica!

  • Autor da review é amador e desonesto, tenho um alcatel a mais de 1 mes e estou em contato com outro e nao apresentam os problemaS descritos, e fora a redação que claramente estimula a competição dos SO, e uma comparação erronea e desonesta, sem credibilidade.

  • Quando isso? O firefox não é lento, acho ele leve e rápido.

  • A Alcatel faz aparelhos Android praticamente Android puro e com especificações boas e ainda assim conseguem fazer com que o software dê lag, então eu não confiaria num hardware desses ainda mais com processador Snapdragon S1 pra julgar o sistema operacional.

    Achei a análise muito mais voltada pra problemas de hardware de que de software.

    A promessa do Firefox OS é acabar com apps nativos e a competição de ecossistemas, permitindo na prática qualquer site desenvolvido usando os padrões web abertos se transforme em apps e rodem em qualquer sistema. É preciso entender isso antes de fazer qualquer análise do sistema. A Mozilla não está apenas almejando uma possibilidade infinita de apps pro seu próprio sistema, ela está ajudando todos os outros sistemas operacionais a ter uma experiência melhor de navegação web ao passo que os sites vão se otimizando para rodar em dispositivos móveis invés de ficarem criando apps nativos exclusivos para cada um. Apps feitos com padrões web abertos rodam em qualquer plataforma com um navegador! Imagine poder acessar os mesmos apps não importando a plataforma que você escolha (WP, Android, sua geladeira, tanto faz). Esta é a grande vantagem.

  • Eu na minha opinião nâo gosto desses celulares,da marca ''ALCATEL'' acho ruim porque
    já tive um e não gostei ele pifou.

  • Eu não gostei da comparação não. E na realidade nem pode comparar com os sistemas de hoje, por que tanto o Android e o IOS estão avançados e o sistema do Firefox está apenas começando. Essa comparação foi muito de amador, desculpe pela palavra.
    Compara o Firefox com o IOS do UBUNTUTOUCH. Aí sim poderar fazer essas análises. Eu não vou dizer nada sobre esse sistema, ele apenas está começando e não sabemos se ele vai alavancar ou não, vamos ficar na surpresa.

  • Já nasceu falido.

  •   29

    O Chipset é um Qualcomm MSM7227A de 1Ghz, De acordo com minhas pesquisas

  •   30

    não vale a pena

  • vi a análise em outro site e ouve uns atrasos .mas que sistema nasce tão fluido assim nao da para fazer comparação com um Os nascido agora com com um sistema bem mais amadurecido o correto e agurdar novas atualizações é um hardware mais poderoso .eu não sei a qualidade dos componentes.

  •   29

    Realmente é verdade Bruno, Más.. O Firefox OS só vai ganhar um espaço entre o Android, IOS e Windows Phone se ele apresentar características diferenciais, O Android é totalmente diferente do IOS e WP, Ele é um SO aberto, Eu que trabalho com programação, O Android é meu amigo inseparável, Tem um ditado "Android é pra quem sabe, Não pra quem quer..".

    • Concordo que não será tarefa fácil conseguir espaço. O Windows Phone, está sofrendo para conseguir, mesmo tendo todo o dinheiro da Microsoft. Para piorar, Tizen, Sailfish OS e Ubuntu Touch estão chegando em também oferecem seus diferenciais.

      Também trabalho com programação e tenho smartphone e tablet Android. Mas ao mesmo tempo em que vejo como o Android está bem à frente em termos de recursos, vejo com bastante empolgação o fato de um concorrente surgir e notar que o Firefox OS ser mais aberto do que o Android. A versão atual do Firefox OS é a 1.1. Ainda assim, já rodei as versões 1.2 e 1.3 no Alcatel Touch Fire, que sequer é dev-phone.

  •   29

    Paulo Oliveira, Eu digo nível, Porque eles são 2 SO fracassados.. Más o Symbian e o Blackberry OS estão muito a frente do Firefox OS

  •   29

    Bruno amigo, Você não conhece a história do Android..


    O Primeiro Smartphone rodando Android 1.0 foi o HTC Dream com apenas 192Mb de RAM(Sendo Pouco mais de 130Mb Usáveis e o resto do Sistema). O Android veio ficando mais pesado A partir da versão 4.0.X, Pois ele oferece características quê até um PC rodando Windows não oferece.


    Enquanto as características que o Firefox OS apresenta, Ele simplesmente copiou do Android.. Porque se for citar as características do Android 4.4 eu vou fazer uma lista infinita.. E o Firefox ainda tem que aprender à "Fazer" suas próprias características.


    Más sem dúvidas ele é um bom SO e tem um belo futuro. Más nunca vai chegar perto do Robozinho Verde.

    • Paulo,

      Acompanhei o Android desde o início. Sim, o HTC Dream pode ter 192MB de RAM quando foi lançado. Mas isso era porque o foco do Android era low-end ou porque o custo e as tecnologias da época eram mais restritos?

      O Firefox OS está sendo lançado em aparelhos com 256MB de RAM em uma época em que já se tem aparelhos com 3GB. Sim, pode ser que no futuro o Firefox OS vá incorporando mais recursos e exija mais do que isso, mas para hoje e as próximas versões em desenvolvimento, o foco é low-end.

      O Android não criou tudo sozinho. Muito do que ele tem já existia antes no Palm OS, Symbian, iOS, Maemo, ... E querendo ou não, todos os sistemas acabam incorporando recursos dos rivais. E nós, usuários, queremos isso, ou não estaríamos discutindo o que o Android tem que o Firefox OS não tem. :)

  • sr Paulo castro firefox os esta ao nível do Blackberry os e o subiam os???acho que está muito enganado, eu já tive Blackberry e digo lhe que sao sistemas operativos muito bons, fluidos e de fácil utilização...agora tem um grande problema,que é ter poucas aplicações e serviços que o Android e o IOS da Apple apresentam,PK tirando isso sao muito bons

  • Eu acho que alguém da Google ou Apple anda pagando esse autor ai pra falar mal do Sistema operacional Firefox igual a notícia que andei lendo um dia desses ai que a Samsung tinha sido multada por pagar pessoas pra falarem mal da HTC vai saber né o mundo ta uma bagaceira total.

  • Escrevi esse comentário fazendo algumas perguntas ao autor, mas aí me dei conta de que é uma tradução. =/

    Sobre o problema com a sensibilidade do toque da tela, acredito que seja defeito físico do aparelho. Tenho um Touch Fire e já usei 3 outros. Nenhum deles teve esse tipo de problema. É uma pena que tenha acontecido com o do autor. =/

    "Não importa se a falha é do sistema ou da Alcatel, o fato é que ela existe. E o Android ainda tem um futuro brilhante pela frente."

    O Android certamente tem um futuro brilhante pela frente, mas, sinceramente, acredito que o Firefox OS também tenha. Além do diferencial de ser um sistema leve e de rodar em aparelhos com hardware bem modesto (afinal, são 256 MB de RAM no Alcatel), a Mozilla deve atualizar o sistema a cada 6 semanas, o que garante uma evolução rápida. Fabricantes, por imposição da Mozilla, podem levar no máximo 6 meses para passar essa atualização para os usuários. Considerando que não há personalizações pesadas de sistema, esse tempo não deve ser usado. O LG Fireweb mesmo está com a versão mais recente, mesmo não sendo dev-phone, tendo uma versão brasileira de sistema e ainda passando pela "personalização" (tela de boot) da Vivo.

    Um outro ponto é: o Firefox OS está na primeira versão e, mesmo assim, já oferece vários recursos que demoraram a aparecer no Android. Exemplos: screenshot nativo, gerenciador de tarefas já no formato de "cards" e com gestos, barra de notificações com atalhos e tela de desbloqueio com opção de ir direto para a câmera e opção de retirada de permissões concedidas aos apps. Mas sim, acho está certo em comparar a versão atual do Android com a atual do Firefox OS. Afinal, os usuários comprarão hoje um deles. E em termos de recursos, o SO da Mozilla tem um longo caminho pela frente. Nem mesmo copiar e colar estão disponíveis ainda.

    Sobre o que o Firefox OS oferece de diferente com relação ao Android, eu diria que:
    - Aparelhos de baixo custo e com versão recente do SO;
    - Atualizações mais frequentes e sem a tendência ao esquecimento (mas bom, temos que ver como as empresas se comportarão);
    - Integração com web apps: é possível salvar um site e usá-lo como um app. Se ele não exigir algum dado de processo que rode no servidor, o uso poderá ser offline mesmo.
    - Sistema operacional realmente aberto: você pode, agora mesmo, baixar até 2 versões futuras do Firefox OS e saber como elas estão. No Android os ciclos futuros são fechados e, em alguns caso, os passados também (versão e subversões do Android 3).
    - Desenvolvimento simples e aberto: você não precisa de um SDK pesado e complicado para programar. Pode abrir o bloco de notas e fazer algo.

    Para fechar, realmente recomendaria que o autor tentasse levar o aparelho à assistência técnica. Ele não se comporta assim normalmente e não tem esses engasgos estranhos.

    • Camila Rinaldi
      • Admin
      • Equipe
      22/nov/2013 Link para o comentário

      Bruno, por mais que o artigo tenha sido traduzido, a pessoa que escreveu é´um membro da equipe e pode responder a qualquer pergunta que tu tenhas. Estou usando o Alcatel One Touch Fire e posso garantir que o problema de sensibilidade de toque na tela é real. Na próxima semana, farei um vídeo demonstrando o bug. Por favor, adoraria saber quais são as tuas perguntas, talvez eu mesmo posso responder!

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi