O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 71 Compartilhado 29 Comentários

Sundar Pichai é o novo CEO do Google: o que isso muda para você?

O Google virou Alphabet. Com isso, os serviços antes diretamente relacionados ao Google continuam sendo relacionados ao Google: Android, buscas, YouTube, aplicativos, Maps e Ads (anúncios), por exemplo, serão mantidos sob a tutela da Google, que agora está embaixo do guarda-chuva da Alphabet. Mas o que isso muda para você?

Eu queria ter alguns recursos do iPhone 7 no meu Android.
O que você acha?
50
50
1173 participantes

Até ontem, Sundar respondia pelo desenvolvimento de serviços como o Chrome OS e o Android. Depois de ontem, pela empresa Google como um todo. Ainda não está muito bem claro tudo aquilo que faz agora parte da gigante das buscas, mas o que ficou bem definido é o tipo de projeto que não faz mais parte dela. No infográfico abaixo, podemos ter uma noção melhor daquilo que fica sob a tutela de Pichai:

alphabet structure
Como podemos ver neste infográfico, sob o guarda-chuva da Google ainda permanecem o Android, as Buscas, o YouTube, os Aplicativos móveis, o Maps e o Ads (anúncios). / © CNNMoney

Em outras palavras, todos os projetos com potencial de crescimento futuro foram mantidos separados daquilo que originalmente deu nome ao Google. O que me faz crer que tanto Larry Page quanto Sergey Brin conseguem ver empresas como a Nest, que investe em tecnologias inteligentes para casa, crescendo e oferecendo produtos inovadores como o Android e o Google Maps foram e continuam sendo até hoje. Por isso, talvez, diferenciá-las umas das outras seja tão importante neste momento, deixando claro o que cada uma faz e no que investe.

Mas o que isso muda para você?

Ainda é cedo para levantar suposições quanto ao anúncio de um novo chefe do time de desenvolvimento para o Android, pois até o momento a plataforma móvel continua embaixo das asas de Pichai; contudo, não duvido que no futuro outros nomes possam se sobressair dentro da equipe que faz o SO. Porém, até lá, este é o momento do novo CEO da Google e é a mentalidade dele que a empresa deve continuar seguindo.

Durante o Google I/O 2015, o canal The Verge fez uma entrevista com Pichai, onde o executivo afirma que vê o Google como um grande equalizador, ou seja, o acesso à informação não depende do lugar onde você está, de quem você é ou do que você faz; o acesso à informação proporcionado por uma rede de internet deve oferecer a um estudante no Acre as mesmas possibilidades que a um professor em Harvard, por exemplo. E é isso que ele quer ver o Google fazendo para conseguir o próximo bilhão de usuários.

AndroidPIT ANDROID M HERO IMAGE
A reestruturação da empresa Google deve oferecer uma melhor visão sob aquilo que podemos esperar do Android enquanto plataforma móvel, mas nada muito drástico. / © ANDROIDPIT

Com este desmembramento das empresas que agora são parte da Alphabet, o potencial de investimento no Android enquanto produto não deve mudar consideravelmente, mas fica mais claro quando vemos o foco da empresa em aplicativos móveis, streaming de vídeo e localização, por exemplo. O fato de vermos o Google X trabalhando em tecnologias como carros autônomos não tendo vínculo direto com o buscador mostram que este é um movimento para definir produtos e marcas, e a valorização de 6% da Google após o anúncio da Alphabet mostra que o mercado recebeu bem esta nova reestruturação da empresa.

Por fim, não devemos ter uma mudança drástica no projeto Android, mas as áreas de atuação da plataforma se tornaram mais claras e objetivas após a oficialização da nova estrutura das empresas comandadas por Larry Page, Sergey Brin e, agora, Sundar Pichai.

Estou curiosa para saber a sua opinião sobre essa mudança: quais novidades você acha que teremos agora que a Google passa à tutela de Sundar Pichai? Essa é apenas uma mudança envolvendo a marca ou você consegue ver benefícios para os usuários da plataforma Android e de serviços como o YouTube, o Maps e o buscador Google?

Fonte: Alphabet

71 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Toni Junior 11/ago/2015

    Espero mudanças consideráveis e melhorias para plataforma.
    Edit - Projeto Alphabet

    All of Alphabet Inc's products from A-Z.

    A – Android / AdSense / Analytics / Ara /AdMob / Alerts

    B – Blogger / Boston Dynamics / Books

    C – Calico / Cardboard / Capital / Contact lenses

    D – Drive / DeepMind / Design /DoubleClick

    E – Earth / Express

    F – Fiber / Fi / Flights / FeedBurner /Firebase / Finance

    G – Google / Gmail / Glass / Groups

    H – Hangouts

    I – Images / Ingress / Inbox / Invite Media

    J – Jump

    K – Keep

    L – Local / Loon

    M – Maps / My Business / Makani

    N – Nexus / News / Now / Nest

    O – Offers

    P – Plus / Play / Photos / Picasa / Pixate /Patents

    Q – [Nexus] Q

    R – Refine / reCaptcha

    S – Search / Self-driving car / Shopping /SageTV / Stackdriver / Skybox / Skia /Scholar

    T – Translate / Tango

    U – URL shortener

    V – Voice / Ventures / VirusTotal / Video

    W – Wear / Wallet / Web Toolkit / Wing

    X – Google X labs

    Y – YouTube

    Z – Project Zero / Zagat

    #alphabetinc #alphabet #Google 

29 Comentários

Escreva um comentário:
  • Não acho que muda nada para os consumidores finais, mas eu também acho que, para eles lá, deve deixar tudo consideravelmente mais organizado.

  • Sinceramente vamos continuar usando o google fatalmente o lucro vira entao.... acho que pra nos nao muda nada.

  • Resumindo, vamos continuar usando Google, vamos continuar patrocinando ela, resumindo, muda nada.

  • Eu ainda não entendi:o que isso muda pra mim?

  • Interatividade

  •   14

    O tempo vai dizer como ficam as coisas...creio em uma nova Google mais forte e mais presente no contexto global. Agora que esse Pichai ai podia dar um grau na segurança do Android podia viu...se tiver apenas essa mudança já é um grande feito.

  • Mais um indiano manda-chuva em tecnologia... E pensar que há algumas décadas eles estavam no mesmo patamar que a gente.

    Descentralizar as coisas também é uma boa medida.

    • Pois é, a Índia é monstra em tecnologia, mas existem duras críticas com relação a alguns pontos por lá, principalmente por que o país tem investido bastante em áreas como tecnologia espacial, por exemplo, enquanto grande parte do país vive em condições precárias. De qualquer forma, o que nós vemos é que eles conseguem formar profissionais altamente capacitados e que estão dominando os cargos mais importantes do mundo da tecnologia.

  •   32

    Na verdade esse processo de desmembramento da Google já vem ocorrendo a alguns anos, tornando-se visível apenas agora para o mercado. A descentralização de serviços da Google é benéfica para empresa, assim tornando seu produto pensado em blocos. É como se fosse uma receita, se junta todos os ingredientes para um produto final.
    Para quem acompanha a empresa, sabe do que estou falando.

  • A mudança que e muitos queriam é que os aparelhos que rodam Android recebessem atualizações (principalmente as por questões de segurança) por mais tempo independentemente da fabricante e que não se tornassem obsoletos tão cedo!

    • não é porque não recebe atualização que se torna obsoleto, telefones que pararam no KK não perdem sua utilidade só por não receberam mais atualizações de software

      •   32

        Desde que o sistema tenha compatibilidade com as principais API que as empresas usam para desenvolver seus produtos(aplicativos), o sistema não será obsoleto.
        Como o Exemplo citado por Rodrigo Matos. Em meu Nexus 5 ainda utilizo o android 4.4, pois o mesmo ainda consegue manter essa compatibilidade.

    •   32

      Atualmente, a Google Play Services faz milagres pra quem não possui uma versão recente do Android. A questão da atualização é que existem milhares de smartphones com algumas variações, pra atualizar isso leva tempo. Isso sem contar as operadoras.

  • É previsível que uma empresa como a Google tenha um futuro promissor e seu crescimento seja exponencial. A ideia de alfabetizar as coisas é legal, fica melhor para que cada projeto tenha seu bom desenvolvimento.

    Ainda sim, é confuso e parece contraditório ver a empresa que se tornou a Gigante das buscas e em seguida a dona de um terço do mundo (no sentifo figurado é claro) se tornar apenas o um "Simples G" de um enorme Alfabeto.

    Mesmo Sundar Pichai sendo um otimo CEO, a insegurança começa a bater a porta dos usuários do Android. Temo que surja outro Projeto, e o Simples G e quem esta abaixo da empresa (Android e etc) torne-se obsoleto.

    Penso que Google não deveria está abaixo da Aphabet, mesmo entendendo a ideia da empresa. Porque não ficar paralela em um primeiro momento pelo menos? Tomara que o Larry não pire das ideias e dê muito foco aos novos projetos.

    •   32

      É um método válido. Cada empresa será independente, mas seguirá uma política em comum com as outras da Alphabet. Se vai dar certo são outros 500.

  • Agora saberemos de fato do que Sundar Pichai é capaz! O Android precisa ser "reparado" em alguns pontos. É um sistema consolidado, não pode arriscar muito, as mudanças devem ser pontuais. A fragmentação do sistema é uma delas.

  • Para o usuário comum como eu , espero que o Sundai consiga revolucionar a google tal qual o "Nutella" da MS está fazendo , tenho que tirar o chapéu para este CEO , mudou a cará da MS , tornou-se mais ágil e próxima dos anseios dos consumidores , vide W10 ,reformulada no X Box , bons apps para Android e iOS e espero que o WM10 também evolua e cresca , concorrência saudável é bom para nos consumidores e que vença o melhor.

  • Espero mudanças consideráveis e melhorias para plataforma.
    Edit - Projeto Alphabet

    All of Alphabet Inc's products from A-Z.

    A – Android / AdSense / Analytics / Ara /AdMob / Alerts

    B – Blogger / Boston Dynamics / Books

    C – Calico / Cardboard / Capital / Contact lenses

    D – Drive / DeepMind / Design /DoubleClick

    E – Earth / Express

    F – Fiber / Fi / Flights / FeedBurner /Firebase / Finance

    G – Google / Gmail / Glass / Groups

    H – Hangouts

    I – Images / Ingress / Inbox / Invite Media

    J – Jump

    K – Keep

    L – Local / Loon

    M – Maps / My Business / Makani

    N – Nexus / News / Now / Nest

    O – Offers

    P – Plus / Play / Photos / Picasa / Pixate /Patents

    Q – [Nexus] Q

    R – Refine / reCaptcha

    S – Search / Self-driving car / Shopping /SageTV / Stackdriver / Skybox / Skia /Scholar

    T – Translate / Tango

    U – URL shortener

    V – Voice / Ventures / VirusTotal / Video

    W – Wear / Wallet / Web Toolkit / Wing

    X – Google X labs

    Y – YouTube

    Z – Project Zero / Zagat

    #alphabetinc #alphabet #Google 

    • Séria legal, ao menos assim o Android estaria em primerio lugar junto ao AdSense que tambem traz uma boa grana à empresa.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi