O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 31 Compartilhado 11 Comentários

Conheça algumas alternativas ao Google Reader

A gigante das buscas anunciou hoje que o Google Reader está com os dias contatos. Assim, a partir de 1º de julho, você não poderá mais contar com o leitor de RSS do Big G. O que levou ao cancelamento do serviço foi a queda no número de usuários da ferramenta, entretanto, caso você seja um usuário ferrenho do Reader, não entre em pânico, pois existem alternativas até melhores que o serviço da Google. Para quem utiliza o Android, existem aplicativos que fazem o serviço de reunir todos os seus interesses em um só lugar, confira uma seleção com as melhores alternativas ao Google Reader.

Eu queria ter alguns recursos do iPhone 7 no meu Android.
O que você acha?
50
50
2606 participantes
news reader
Em julho você terá que mudar o local dos seus feeds de notícias! / © günther havlena / pixelio.de

Flipboard

Flipboard  Flipboard Android  Flipborad AndroidPIT
Acesse o AndroidPIT através do Flipboard/ © AndroidPIT

O Flipboard, na minha opinião, é um dos aplicativos mais completos para congregar os seus feed de notícias e se manter atualizado utilizando apenas um local. Você cria uma conta, adiciona os seus canais de conteúdo e ainda conta com as sugestões do próprio aplicativo. Além disso, você pode associar suas redes sociais ao canal. Outro ponto positivo é o design do aplicativo que facilita o uso do usuário por ser extremamente funcional e intuitivo. O Flipboard é gratuito e pode ser acessado tanto por tablets quanto por smartphones. O aplicativo também conta com conteúdo pago.

Feedly

feedly1
Troque o Google Reader por aplicativos Android com melhor design, como o Feedly/ © Google

O Feedly é um serviço que também oferece um aplicativo para Android e pode sincronizar os seus feeds quase que automaticamente quando o Google Reader for cancelado, graças ao projeto Normandy. O aplicativo sincroniza os seus feeds, que podem ser acompanhados usando smartphone e tablet, e permite organizar e acessar facilmente os seus blogs, canais de notícias ou YouTube.

Pulse News

RAZR D3 frente
O Pulse Press aposta em design para conquistar os usuários do Google Reader. / © Google

O Pulse Press é um dos aplicativos mais queridinhos pelos fãs do Android. Apostando em design, o aplicativo exibe um mosaico de notícias com as fontes ecolhidas pelo usuário e se destaca pela interface atraente. Particularmente, ainda não baixei, mas está nesta lista por indicação da equipe de conteúdo do AndroidPIT.

NewsBlur

RAZR D3 frente
O NewsBlur permite compartilhar feeds com seus amigos. / © Google

O NewsBlur é outro serviço para verificar feeds de notícias que possui uma versão para web e outra móvel. Apesar do limite de até 64 fontes na versão gratuita do app, a versão paga não inclui este limite, também permite compartilhar notícias e discuti-las com amigos, bem como, conhecer outros usuários com os mesmos interesses. O bom é que você pode importar suas fontes diretamente do GReader.

Que tal, com outras opções no mercado, não precisamos carregar o luto pelo Google Reader por muito tempo, certo?

Qual destes aplicativos você costuma usou? Gostaria de dar outras sugestões para substituir o Google Reader após 1º de julho? Nos comentários abaixo, deixe-nos saber quais são as suas indicações para reunir diferentes canais de notícias em um só aplicativo.

31 Compartilhado

11 Comentários

Escreva um comentário:
  • Olha, não sabia disso! Obrigado Camila, você é muito prestativa! O que seria de nós android freaks sem você para nos guiar?


    Beijos

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    • Equipe
    21/mar/2013 Link para o comentário

    Na realidade +Wellvis, o Twitter oferece o recurso "Listas" que é personalizável pelo usuário, assim você pode acompanhar as informações de blogues/sites da maneira que você preferir. O que pode ser um problema, pensando agora, é o fato de que você estará sempre refém dos gestores da rede social enquanto usuários, pois pode ser que eles não publiquem tudo que vai ao ar blogue/site no perfil do Twitter.

  • "Você concordam com isso ou esta é uma conclusão equivocada?" É uma conclusão equivocada. O Twitter não é um leitor de feeds e não armazena os meus blogues/sites de acordo com a minha disponibilidade de leitura. Consigo entender a conexão, especialmente para quem usa o Twitter só para seguir páginas de nóticias, mas não acho que são duas coisas comparáveis.

    Um abraço!

  •   28

    Eu já utilizo mais o G+ como diario de notícias. Todas as noticias que são postadas no meu twitter estão também no G+. Eu não consigo me adaptar ao Twitter, estou me esforçando ao máximo para permanecer nesta rede.

    Eu utilizo o Pulse, tentei o flipboard mas não rolou não.

    Abraço.

  • +Camila você está certíssima, de fato, o twitter passou a ser uma fonte de notícias. Mas devo dizer que apesar da velocidade e praticidade, não chega a um bom leitor de RSS.

    No Twitter, a notícia se espalha muito rápido mas se perde muito rapidamente. Ao contrário do gReader, que armazenava os artigos… Não creio que algum dia ele seja substituído.

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    • Equipe
    16/mar/2013 Link para o comentário

    Eu estava dando uma olhada nos comentários sobre o cancelamento do GReader pelas redes sociais e no G+ alguém comentou algo que me chamou a atenção. O Twitter tirou muito o espaço do GReader, pois reúne os seus canais de notícias e oferece recursos como "favoritar" artigos, fontes ou notícias de forma rápida e ágil. No meu caso, o twitter é a minha primeira fonte de notícias do dia, é o meu GReader há mais de dois anos e, sem notar, eu migrei para o Twitter e deixei de lado o RSS.

    Você concordam com isso ou esta é uma conclusão equivocada?

  • @Alan Jayme
    Esses dois que você falou, sendo queo Read It Later agora se chama Pocket, são "salvar para ler depois".
    Ao invés de você ter sempre aqueles mesmos sites atualizados pelos seus feeds, em alguns programas de RSS eles fazem cache para ler offline (Minimal Reader por exemplo), esses dois são para salvar coisas aleatórias. Você está em um site qualquer e adiciona ele na sua conta, geralmente fazemos isso apertando um botão de uma extensão dele instalada no navegador. Eu entro em um site aleatório novo, gostei do que vi e quero salvar para ler depois, só apertar no botão.
    Então se eu entrar no site e logar, estará lá o texto (só o que interessa do site) salvo. Mesma coisa no programa no celular, se ele estiver com a sincronização automática ativada, sempre que você abrir lá estará os sites que você salvou com todos as imagens. O Pocket te permite alterar fontes e cores como se fosse um ebook, ou então lê para você.

  • Bom, o pulse é sim um ótimo app, mas eu passei a perder muitas notícias quando o testei.

    Só que vocês mostraram mais aplicativos do que serviços na matéria. Se pudessem mostrar serviços mesmo, seria bom!

    Uma dúvida: o Instapaper ou o Read It Later, são o quê (não sei muito bem, pois nunca os usei!)

  • Flipboard... eu não tive uma boa experiência.
    É bonito sim, mas isso tem um custo. Ele é mais pesado, talvez o mais desses tipos de programas e é muito burocrático. Se você quiser ter a sensação de ler uma revista, ele é o aplicativo certo, só que se procura algo mais simples e direto se mantendo bonito a escolha é o Fleedly, muito mais ágil e intuitivo. Ele também tem várias opções de exibição.

    Mas acho que todos esses artigos e recomendações estão equivocados, quase ninguém usava de fato o Reader, o que usavam era apenas o serviço dele, poder com dois cliques no ícone do rss do site adicionar ele na sua lista e tê-lo sincronizado nos programas que usa. É essa facilidade que se perde.

  • Bom dia, estou muito triste com o fim do reader tbm, existe um abaixo assinado pedindo para o google manter o reader, o link é https://www.change.org/petitions/google-keep-google-reader-running
    acho que talvez não adiante, mas não custa tentar.

  • Qual dessas opções possui widget?

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi