O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK

Análise | Sony SmartWatch: conceito bom, execução pobre

 

Há algo intrinsecamente interessante sobre a ideia de um relógio que roda com Android, por exemplo, este Sony SmartWatch. Talvez o conceito por trás deste dispositivo Android é um pouco futurista (com fortes referências na série Star Trek), mas o fato é que não podíamos esperar mais para colocar este relógio em nossas mãos e ver como é se sentir uma espécie de James Bond do século XXI. Quer ver a nossa análise do Sony SmartWatch?

Aparência e estilo

Primeira decepção: depois de esperar para receber um relógio cheio de novidades, fiquei surpresa ao descobrir que o Sony SmartWatch utiliza simplesmente uma pulseira de borracha barata. Embora o dispositivo em si pareça permanecer no lugar, um movimento brusco pode fazer as duas partes se separarem. Não posso nem imaginar o pequeno display voando pela casa ou pelo escritório.

Mais alguns detalhes sobre o relógio em si: é um dos mais leves relógios Android e, de fato, não faz nenhum peso no pulso. A forma é quadrada (1,42 polegadas x 1,42 polegadas), a tela tem uma borda prata metálica para combinar com o bracelete cinza e é muito macio, e porque não dizer, possui um design clássico.

Ao contrário do iPod Nano e outros dispositivos de tamanho similar, o Sony SmartWatch possui uma pequena tela de apenas 1,3 polegadas, rodeado por grandes margens pretas nas laterais. O que parece um desperdício imperdoável do espaço. Se isso não for suficiente para reclamar, a visibilidade ao ar livre é muito pobre, mesmo quando não estão expostos diretamente à luz solar. Por que você quer ter um relógio "inteligente" se você não pode nem ao menos contar o tempo?

Configuração

O que o SmartWatch pode fazer realmente? Antes de começar a fazer qualquer coisa com o relógio, você tem que sincronizar com o seu dispositivo Android. Todas as informações (inclusive data e hora) existentes no seu telefone. Para utilizar o telefone, você tem que instalar o aplicativo e, em seguida, fazer o download do aplicativo Sony LiveWare e então baixar individualmente os aplicativos do SmartWatch na Google Play Store (a aplicação LiveWare vem pré-instalada nos smartphones da Sony). Então, depois de baixar o Sony LiveWare e o app do Sony SmartWatch, você estará pronto para a sincronização, um processo extremamente frustrante e doloroso.

Sincronização

Primeiro, certifique-se de ativar o Bluetooth no seu dispositivo Android e desligar o SmartWatch pressionando o botão de energia até que a tela fica em branco. Aqui vem a parte difícil: para ligar o "modo de pareamento" (paring mode) do relógio você tem que pressionar o botão de energia e segurar até que o símbolo correspondente apareça. O problema é que o mesmo botão de energia que liga também desliga o relógio, o que faz com que entremos em um cilclo atrapalhadíssimo de ligar e desligar o aparelho. Uma vez que você descobrir a quantidade certa de segundos e o relógio milagrosamente parear com o seu smartphone, você pode finalmente verificar o que a SmartWatch é capaz.

Os apps do SmartWatch

Há uma quantidade limitada de aplicativos personalizados disponíveis para o relógio como Twitter, Clima, Chamadas não atendidas, Mensagens de texto, Calendário e leitor de música. A tela é sensível ao toque e a navegação pode ser feita com um simples toque dos desdos no visor. Infelizmente, os ícones dos aplicativos estão todos juntos naquela tela tão pequena e os nomes aparecem cortados. Parece que a Sony realmente não está muito atenta aos detalhes, não é mesmo? Alguns dos relógios widgets são mais úteis que outros. Embora, sem dúvida, a melhor função seja a notificação de chamadas perdidas e mensagens de texto. Não vejo o objetivo de ler o status do Facebook ou tweets cortados em quatro palavras. Outra coisa que você pode fazer é controlar o volume e mudar as músicas do seu dispositivo Android a partir do relógio, embora nem sempre funcione perfeitamente. Além disso, a utilização do Sony SmartWatch envolve uma série de gestos. Outra falha é que se você der um duplo clique em um tweet, ainda que inadvertidamente, acidentalmente retweeta a mensagem (um erro que eu fiz várias vezes). Só para lembrar: basta apertar a tela para voltar aos menus.

Preço

Todos estes erros poderiam ser talvez toleráveis se não fosse o preço absurdo do gadget, que custa 149 dólares (cerca de 300 reais). Eu não acho nada justo.

Porém, prefirimos acreditar que o sonho de um smartwatch ainda não morreu. O que podemos dizer é valeu pela tentativa Sony!

 

1 comentário

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi