Anatel: Em um ano o 4G pode entrar em operação no Brasil de verdade

androidpit 4g
© nextpit

Enquanto na Europa já está se falando na quinta geração da internet móvel, no Brasil o 4G finalmente começa a receber impulso. Em entrevista coletiva à imprensa, o presidente da Anatel informou que a partir desta quarta-feira, 8 de abril de 2015, terá início a contagem regressiva para o fim das transmissões analógicas da TV aberta. Para quem não recorda, a TV analógica ocupa a frequência de 700MHz, usada no mundo inteiro para a prestação de serviços móveis de quarta geração. Isso significa que ainda precisamos de um ano para que a qualidade do 4G nacional seja superior, mas estamos a caminho.

androidpit 4g
Anatel: Em um ano o 4G pode entrar em operação no Brasil! / © ANDROIDPIT

Do 2,5GHz para a radiofrequência de 700MHz

Com a digitalização do sinal de TV aberta, a radiofrequência de 700 MHz será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G/LTE) no Brasil, que desde 2013 é prestado na radiofrequência de 2,5 GHz. Um tentativa de acelerar este processo ocorreu durante a Copa das Confederações, em 2013, quando o ministro das Comunicações da época, Paulo Bernardo, desesperadamente tentou antecipar a conclusão da digitalização do sistema de televisão brasileiro, para liberar o uso da faixa de frequência da TV analógica para que as operadoras pudessem oferecer o 4G em tempo dos turistas poderem usá-la durante o evento futebolístico de 2013. O que felizmente não aconteceu.

  • 4G - O desespero bate à porta do ministro das comunicações

Dois anos depois, a Anatel oferece um cronograma de desligamento do sinal analógico da TV aberta que vai até 2018, de modo que todo o país passará por este processo. Neste momento, os moradores de Rio Verde (GO) e da região do Distrito Federal começarão a ser avisados sobre o início da contagem regressiva para o fim das transmissões analógicas da TV aberta. Em 2016, o Distrito Federal e mais onze cidades de Minas Gerais e Goiás formam a primeira grande região prevista para ser desligada. De acordo com Portaria do Ministério das Comunicações, o término das transmissões analógicas nessa região está previsto para 3 de abril de 2016. Ainda no mesmo ano, além do Distrito Federal e destas onze cidades próximas, as regiões metropolitanas de São Paulo (maio), Belo Horizonte (junho), Goiânia (agosto) e Rio de Janeiro (novembro).

Ainda não existe uma data definida para que as operadoras deem início a implementação da nova frequência para o 4G, porém, segundo Rodrigo Zerbone, conselheiro do órgão regulador, "desligou Brasília, por exemplo, um ano depois é o prazo para o 4G entrar em operação". Assim, com o fim da transmissão de TV analógica, as operadoras de internet terão um ano para colocar a ampliação da rede 4G em operação. Ainda de acordo com Zerbone, esses prazos podem ser diminuídos se as empresas avaliarem que há condições técnicas.

Uso a internet de quarta geração há mais de um ano, e asseguro que a única chance dos brasileiros terem um serviço de internet móvel de qualidade no país é através da ampliação da radiofrequência de 700MHz para o 4G. Agora basta saber se as operadoras terão tempo suficiente para investir nesta implementação a tempo do país não ficar ainda mais para trás na expansão global da internet móvel de velocidades de transferência de dados cada vez mais rápidas.

Na sua opinião, realmente teremos o início do investimento das operadoras na radiofrequência de 700MHz para o 4G no país neste prazo de um ano definido pelo governo?

Fonte: Anatel

Ir para o comentário (52)
Camila Rinaldi

Camila Rinaldi
Head of Editorial

10 anos de experiência testando smartphones e outros gadgets. Mesmo tendo mergulhado de cabeça no ecossistema da Apple recentemente, o Android ainda é uma das minhas paixões. Já fui editora-chefe do AndroidPIT e Canaltech no Brasil, hoje escrevo para o mercado dos EUA. Me chama no Twitter (@apequenarinaldi)!

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
52 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Vitor Gonçalves Dos Santos 1
    Vitor Gonçalves Dos Santos 21/04/2015 Link para o comentário

    nexus 4 agradece!!


  • 4
    Adilson Barbosa 11/04/2015 Link para o comentário

    O 3g ainda é precário, após tanto tempo de lançado , imaginem esse 4g?! Anatel(agência nacional das operadoras)! Sempre à favor delas!! 4g? Uma utopia!


  • 5
    Conta desativada 09/04/2015 Link para o comentário

    DIA GALERA SOU VOLUNTARIO NO GRUPO DO WHATSAPP , GRUPO DE TECNOLOGIA MUITO FODA , UTIMAS VAGAS , CHAMA LA QUE ADICIONAMOS O MAIS RAPIDO POSSIVEL NUMERO DO ADM -> 7199928182 VEM !


  • 28
    Conta desativada 09/04/2015 Link para o comentário

    O que eu quero saber é que diversos modelos 4G vendidos no Brasil não possuem a frequência 700MHz o que será dos usuários desses aparelhos?


  • Cezar Thiago 8
    Cezar Thiago 09/04/2015 Link para o comentário

    Enquanto lá fora, já se fala em 5G, a gente lutando pra garantir que boa parte das pessoas tenham 4G e a outra parte tenha um 3G mais digno do que esse lixo... Br sendo Br


  • 6
    marcos.gsilva 09/04/2015 Link para o comentário

    Uso 4G aqui em Boa Vista - Roraima e não tenho do que reclamar... Minha Oi velox em casa é de 15 megas e no celular 4G já chegou a 26 megas

    Conta desativada


  • Thiago Lee 35
    Thiago Lee 09/04/2015 Link para o comentário

    Povo ainda viaja na ideia que o 4G é que nem o 3G... Tadinhos... assinem um plano e constatem o que é velocidade de verdade e mais, não reclamem do plano acabar rápido, 4G é rápido mesmo e é necessário um plano para tal... Se tu contratar um plano de 10mb pré-pago, vai acabar em segundos o plano, velocidade do 4G é batendo 1mb no minimo MESMO, aqui minha velocidade básica do 4G é de 5mb até 16mb, depende muito da área em que me encontro.

    Conta desativada


  • José de Jesus 14
    José de Jesus 09/04/2015 Link para o comentário

    Uso o 4g aqui em Salvador BA, confirmo que uso diariamente, ainda não teve um local que eu fui e não tenha recebido o 4g e garanto! Ele é suuuupper rápido, pago 7 gigas por 150,00 rs por mês para usar o 4g o mês inteiro, sei que é muito caro, mais se tenho um smartphone top de linha, tenho que pagar esse absurdo, infelizmente, espero que isso melhore (preço) pois sinal e velocidade pra mim tá top 🔝


  • 14
    Elton Oliveira 09/04/2015 Link para o comentário

    Nem 3G funciona, apesar de cobrarem preço de 4 G


  • Hipopótamo Roxo do Mal 41
    Hipopótamo Roxo do Mal 09/04/2015 Link para o comentário

    Com limite de franquia ridículo e com redução de vocidade fora os preços exorbitantes por pacotes que não duram nem si que 30 minutos de utilização quero não obrigado vou continuar no 2G com as WiFi da vida


  • airton 22
    airton 09/04/2015 Link para o comentário

    kkkkk....tudo bem Camila, abril, mês da mentira..kk


  • 5
    Marciel Teixeira. 09/04/2015 Link para o comentário

    Aonde mesmo? Nem 3G temos direito.


  • 11
    Danilo Maia 09/04/2015 Link para o comentário

    Agr só falta fazer uma reformulação dos planos das operadoras,pagar por 2 reais por dia para se ter miseros 100MB é muito pouco,tem que se pelo menos 400MB por 2 reais por dia.Gastando 60 reais por 12G.


  • 8
    Gustavo 08/04/2015 Link para o comentário

    Enquanto isso, o 3g nem existe em algumas cidades.


  • Rodrigo Albuquerque 12
    Rodrigo Albuquerque 08/04/2015 Link para o comentário

    Já sei, ano que vem ocorre o lançamento do programa da Dilma: Minha TV minha vida, todos poderão adquirir uma TV digital.


    • S.Nascimento 14
      S.Nascimento 08/04/2015 Link para o comentário

      kkkkkkkkkk
      Consequentemente aumento de impostos pra bancar tudo isso!! E assim o Brasil avança...

      Conta desativada


    • S.Nascimento 14
      S.Nascimento 08/04/2015 Link para o comentário

      kkkkkkkkkk
      Consequentemente aumento de impostos pra bancar tudo isso!! E assim o Brasil avança...


  • 5
    Paulo Britto 08/04/2015 Link para o comentário

    A tecnologia 4g é bem mais barata de implantar que a 3g, um engenheiro de telecomunicações me informou. Logo deve levar menos tempo para sua implantação, a única barreira é nosso sinal de TV análogo que ocupa a freqüência necessária. Nosso 4g é 2600mhz e não 2500 como informado e banda 7.


    • 13
      Vinicius Mendes Dall Igna 09/04/2015 Link para o comentário

      Bom, então será que cidades que ainda estão estacionadas no 2g passarão direto pro 4g? Seria ótimo se as operadoras pensassem assim né.


  • José Marco Vilaça 16
    José Marco Vilaça 08/04/2015 Link para o comentário

    Moro no interior mo Mato Grosso si chegasse o 3G aqui na cidade eu já estourava uma caixa de fogos, e olha que minha cidade não é uma vila não em!


  • 6
    MAURICIO TEIXEIRA 08/04/2015 Link para o comentário

    Como assim 4G se nem mesmo o 3G funciona. Deveriam ter vergonha na cara e fazer funcionar pelo menos o 3G decentemente. Bando de aproveitadores essas operadoras de telefonia.

    S.NascimentoAlexandre Abreu


  • Felipe Henrique 7
    Felipe Henrique 08/04/2015 Link para o comentário

    Sem chace, tudo que envolve custo para as operadoras é motivo para atrasos e não investir na infra.

    Alexandre Abreu


  • 6
    pedro lery 08/04/2015 Link para o comentário

    Brasil como sempre atrasado em tudo


  • S.Nascimento 14
    S.Nascimento 08/04/2015 Link para o comentário

    La fora já se fala em 5g e aqui nem o 3g funciona direito!
    Enquanto a anatel não fiscalizar efetivamente pra que as operadoras ofereçam serviço de qualidade para TODAS as regiões do Brasil a preço realmente justo o país vai deixar de ser tão atrasado nesse sentido.


    • Alisson Nunes 7
      Alisson Nunes 08/04/2015 Link para o comentário

      Eu, por exemplo, morava em uma cidade perto de Rio Verde, e lá onde eu morava, dizíamos que não era nem 1G, isso quando funcionava (oficialmente lá é 2G e só funcionava bem a 500 metros da antena). E agora estão tirando a frequência da TV analógica de todo o pais pra colocar um 4G que com certeza não vai chegar nem a metade dele

      Conta desativadaS.Nascimento


      • Jonas D. 35
        Jonas D. 14/04/2015 Link para o comentário

        Se realmente usarem a transmissão das TV analógicas, vai sim chegar. Ao menos pelo que eu entendi, onde pegava TV analógica, vai pegar 4g.


  • Eduardo Papa 15
    Eduardo Papa 08/04/2015 Link para o comentário

    sou leigo no assunto de frequencias e afins, mas por que nao fazem igual nos estados unidos? simplesmente cortam a bodega do sinal logo, implementa a p*** do 4g "melhorzin" logo. Quem tem aquelas tv antigas, simplesmente que use o bolsa familia pra comprar o decoder... ja que tudo no brasil é baseado nessa bolsa familia mesmo... criem uma bolsa tv... kkk

    AnuarHelielton Infantino


    • 6
      Rudholf Herz 08/04/2015 Link para o comentário

      Não da ideia pros vagabundos de Brasilia se não já viu.....


    • Jonas D. 35
      Jonas D. 14/04/2015 Link para o comentário

      Achei infeliz seu comentário.
      Fala do Bolsa Família como se o auxílio fosse algo superior aos mil reais. '-'


  • Michell Q. 15
    Michell Q. 08/04/2015 Link para o comentário

    Pra mim o governo ate trabalhará. Na zona Sul.


  • Otávio Berçam 15
    Otávio Berçam 08/04/2015 Link para o comentário

    O que adianta implementarem um bom sistema 4G no Brasil, e cobrar um ABSURDO por isso?

    Felipe MatheusAlexandre Abreu


  • Rodrigo Calile 45
    Rodrigo Calile 08/04/2015 Link para o comentário

    Bom, eu uso o 4g da tim aqui no rio e grande maioria dos locas funciona o 4g...até hj n tenho oq reclamar...


    • 32
      Odilo Schmitt Neto 08/04/2015 Link para o comentário

      Espera o número de usuários aumentar ...

      JhoniFelipe MatheusCarlos EduardoS.Nascimento


  • 3
    Martin Bruxel 08/04/2015 Link para o comentário

    Minha cidade fica a 40 kms de distância de Porto Alegre, e uso o sinal 4g com apenas um risquinho de sinal no s5. Mesmo com o sinal fraquíssimo, o 4g carrega tudo com uma velocidade impressionante. Meu plano tem um bom custo x benefício, então creio que ainda estou no lucro, e ainda aguardando melhorias de rede.


    • 26
      Alexandre Abreu 08/04/2015 Link para o comentário

      Qual sua operadora?


  • 84
    Conta desativada 08/04/2015 Link para o comentário

    Eu não tenho oq reclamar do 4g da claro é muito veloz ja cheguei a baixar um vídeo a 50mbps quase batendo minha net banda larga, o único problema é o preço dos planos q pra mim é roubalheira pura

    Lucas Vinícius


    • 29
      Denis Francis 08/04/2015 Link para o comentário

      Se vc baixou a 50mbps, quer dizer que a velocidade do 4g estava a 500mbps, aproximadamente, o que na minha opinião, é uma realidade beeeeeem diferente do que se conhece. Acho que vc deve ter se confundido com a sua velocidade de conexão, que não é a da download.

      Entenda que vc vê a sua conexão em Megabits, mas a realidade é que ela é utilizada em Megabytes. Portanto, se vc possuir uma conexão de 50mbps, seus downloads atingirão, no máximo, 5MB/s, já que 1 bit é 8 vezes menor que 1 byte.

      Não sei se expliquei de forma clara, mas essa é a malandragem das operadoras na hora de vender um plano. Vc paga por uma internet de 10 mega (bits) e recebe uma de 1 mega (byte). Não que eles estejam entregando um serviço inferior ao contratado, mas o fato é que eles usam a medida maior pra que vc pense que tem uma velocidade alta, quando a realidade é outra.

      Robson N.Wagner SanchesAder MarceloCarlos Eduardo


      • Carlos Eduardo 10
        Carlos Eduardo 08/04/2015 Link para o comentário

        Simples,
        A os planos oferecidos pelas operadoras e provedores de internet no Brasil são vendidos em bits por segund (bps), quando se contrata um plano de 10Mega, não são 10MB/s, são 10Mbps.
        A velocidade de download medida pelos nossos computadores são geralmente medidas em MB, ou KB.
        Então seguindo o exemplo a cima:
        50mbps = 50 Mega bits por segundo
        8bits formam 1 Byte (1B)
        Dessa forma 50/8 = 6,25
        Então a uma velocidade contratada de 50Mbps, você vai baixar a no máximo 6,25MB/s (6,25 Mega Bytes por segundo)
        Só passará disso se sua operadora oferece um serviço especial como alguns provedores fazer para videos do youtube, que aumentam a velocidade do streaming para videos.


      • 84
        Conta desativada 08/04/2015 Link para o comentário

        N sou maluco mano eu sei qt baixei kkk juro pra ti na época eu tinha ate o print pena q excluir meu face então perdi mas aki no rio o 4g é veloz so é caro esse e o problema


      • Jonas D. 35
        Jonas D. 14/04/2015 Link para o comentário

        Uma vez tive a oportunidade de acompanhar o treinamento de alguns atendentes de callcenter da Vivo/Speedy e o instrutor falava sobre isso: "Vocês nunca deverão falar a velocidade que o cliente está comprando em Megabytes, sempre em Megabits, que estará sendo informado na hora que vocês estiverem oferecendo os serviços."
        Ele dizia mais ou menos isso.
        Lembro que ele deu uma pequena aula sobre bits e bytes e até ensinou os atendentes a calcularem isso, caso o cliente queira saber a velocidade em bytes.


  • 15
    Luciano Cardoso 08/04/2015 Link para o comentário

    Por ser uma freqüência muito mais baixa, uma antena consegue transmitir o sinal de 700mhz muito mais longe do que de 2.5ghz. Me corrijam se eu estiver errado.


    • 29
      Denis Francis 08/04/2015 Link para o comentário

      Não está não, esta é a sacada da coisa. E é exatamente este o motivo das tv's abertas usarem esta frequência, não precisam de retransmissores em todas as cidades.


  • 2
    Henrique Santos 08/04/2015 Link para o comentário

    Bom acho que o 4G realmente saíra do papel, ao menos aqui em Rio Verde-Go ele já está sendo implantado em toda a cidade, e visitando alguns sites, percebi que Rio Verde-Go vai ser a primeira cidade sem sinal analogico de TV e com 4G de todas as operadoras em toda a cidade, já temos muitas torres 4g aqui, resta agora só esperar para que mais destas cheguem.


    • 32
      Odilo Schmitt Neto 08/04/2015 Link para o comentário

      Sair vai Henrique, mas será do jeito brasileiro ... caro, instável e com pouco suporte


    • CLayton 18
      CLayton 08/04/2015 Link para o comentário

      sim... sairá do papel direto para uma jaula...
      tem alguém postando Do Canadá ai?
      da França?
      Japão?

      povo acredita nisso...
      enquanto for bom os ganhos absurdos do 2g, esqueçam 3g, que dirá 4G kkkkkkkkkkkkj


      • Jonas D. 35
        Jonas D. 14/04/2015 Link para o comentário

        Em algumas cidades o 2g nem funciona mais. E sobre o 4g sair do papel caro, instável, etc, digo que ele já é assim, então a expectativa é realmente que ele melhore.


  • 22
    Tairo P. 08/04/2015 Link para o comentário

    Prazo definido? Governo? Brasil? Não acredito que li isso numa mesma frase.

    João Carlos T.Eduardo LimaRobson N.JhoniDouglas Charles CunhaCarlos HenriqueWagner SanchesOtávio MessiasClebson TorresCLaytonCarlos EduardoBrunOo El MarouniS.NascimentoJoão Ricardo Monteiro


    • CLayton 18
      CLayton 08/04/2015 Link para o comentário

      kkkkkkkkkkkkkkk....


  • Wanderson Perin 18
    Wanderson Perin 08/04/2015 Link para o comentário

    Pelo menos em 700MHz teremos um sinal que se propagará de forma mais ampla. Frequências altas como 2.5GHz sofrem com os obstáculos, não é a toa que o povo ficou de olho na frequência das TVs analógicas. Isso pode suprir em partes a deficiência que temos em quantidade de ERBs disponiveis, na verdade teríamos que ter de três a quatro vezes o que temos hoje.


  • 5
    savio rodrigues 08/04/2015 Link para o comentário

    Ater o 3 g na minha cidade é ruim. Pra mim tanto faz


  • Edson Matheus 18
    Edson Matheus 08/04/2015 Link para o comentário

    cadê o 3G?, cadê planos honestos?, nos pagamos absurdos com planos roubos,
    nem todas as cidades oferecem um 3g bom, o 4g só vai vin daqui 4 anos.

    Marcos ViníciusMarcelo Jonas S SS.Nascimento


  • 32
    Odilo Schmitt Neto 08/04/2015 Link para o comentário

    Sempre achei que não vale a pena ter 4G no brasil ainda, por aqui as coisas demoram muito até engrenar! E o pior, as operadoras sabem dessa deficiência e cobram caro por uma qualidade instável de sinal

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.