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Testamos o aplicativo da Anatel que promete ajudar o consumidor: já baixou?

No último dia 26, o aplicativo Anatel Consumidor foi lançado pela Agência Nacional de Telecomunicações. O aplicativo permite registrar e acompanhar reclamações por intermédio de dispositivos móveis. A iniciativa pioneira da companhia atraiu todas as atenções no dia de seu lançamento, mas, será que a solução realmente funciona? Confira todos os detalhes da nova ferramenta no artigo abaixo.

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Com o aplicativo Anatel Consumidor, a agência pretende facilitar o acesso dos consumidores à agência reguladora. Mas, aqui vão algumas observações em relação ao funcionamento da ferramenta: Não é possível abrir uma nova reclamação diretamente no aplicativo, é preciso procurar resolver o problema com a prestadora de serviço desejada. A abertura de reclamação é simples, mas o objetivo da mesma é procurar tratar reclamações que já foram abertas. O protocolo do atendimento fornecido pelo prestador de serviços (Oi, Vivo, Embratel, Claro, Nextel e etc), deve ser inserido junto a nova reclamação para que a Anatel analise o histórico e as causas do problema.

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Página de cadastro (esquerda) e pagina principal do Anatel Consumidor (direita).  © ANDROIDPIT

Um breve histórico de solicitações pode ser acessado pelo usuário, e por meio dessa opção é possível acompanhar o status de cada reclamação. A Anatel reporta poucas informações durante a tratativa das solicitações, mas é possível observar ao menos se o caso está em andamento ou concluído. O retorno ao usuário é realizado pela prestadora de serviços e, em alguns casos, a Anatel entra em contato com o cliente por telefone para saber se a reclamação foi ou não solucionada. O cadastro é realizado com o CPF do usuário, sendo assim, as informações precisam ser verídicas para que o consumidor não seja prejudica posteriormente.

O Anatel Consumidor possui uma guia com algumas informações relevantes, como tópicos do Código de Defesa do Consumidor e informações sobre regulamentos e ofertas de operadoras. É importante consultar essa opção para certificar se realmente sua reclamação tem fundamentos. No topo do menu existe uma lupa para buscas, que pode ser utilizada com frases ou termos genéricos. Ao selecionar um tópico, todas as informações são reveladas em uma nova guia.

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Página que reune tópicos do Código de Defesa do Consumidor.  © ANDROIDPIT

Todas as reclamações são separadas em categorias, ou seja: internet, telefonia, TV, regulamentos e promoções. O consumidor pode reabrir a reclamação em até 15 dias, caso a mesma tenha sido concluída de modo não satisfatório. O aplicativo permite sinalizar a agência em casos de atrasos das tratativas após 5 dias da abertura do pedido. O tempo médio para retorno das reclamações varia entre 3 e 5 dias, mas pode chegar até 10 dias dependendo das circunstâncias. O aplicativo Anatel consumidor é compatível com Android 2.3 ou superior, e pode ser baixado diretamente na Play Store através desse link.

A solução oferecida pela Anatel é extremamente válida, mas a percepção em relação ao funcionamento do serviço deve variar de acordo com cada usuário e nível da reclamação registrada. Muitas prestadoras de serviços deveriam dispor de aplicativos móveis com a mesma finalidade, pois evitaria o contato exaustivo com central de atendimento ao cliente. Em relação ao desempenho do aplicativo, após duas atualizações seu funcionamento foi aperfeiçoado 

E aí, você já precisou utilizar o Anatel Consumidor? Compartilhe conosco sua opinião sobre a iniciativa da Anatel através dos comentários abaixo.

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