O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 50 Compartilhado 32 Comentários

O brasileiro está usando mais o 3G e o 4G

De acordo com o relatório mensal da Anatel, o Brasil fechou julho com 276,15 milhões de linhas ativas na telefonia móvel. Ao todo, tivemos um acréscimo de 446,2 mil linhas. Analisando estes dados, o número de celulares que operavam apenas com redes 2G no país caiu para menos da metade pela primeira vez. Como consequência desta redução, tivemos um avanço das demais tecnologias como 3G e 4G.

internet
Relatório mensal da Anatel identifica que o uso de 2G caiu para menos da metade do total de celulares no Brasil. / © violetkaipa / shutterstock.com

Das 276,15 milhões de linhas móveis ativas no país, pouco mais de 134 milhões utilizaram somente a rede 2G (GSM e CDMA). Em termos percentuais, isso corresponde a 48,5% da base e, pela primeira vez, os acessos 2G representam menos da metade das linhas ativas.

No início do ano, a quantidade de linhas habilitadas para 3G era de quase 105 milhões e, em julho, este número passou para 130 milhões de linhas. Nesse sentido, é importante salientar que, mesmo com a baixa penetração de serviços 4G no país, o serviço vem desafogando consideravelmente a rede 3G, o que proporciona uma experiência de internet melhor aos usuários.

A introdução de smartphones que oferecem a tecnologia de internet de 4ª geração foi diretamente responsável para que a diminuição da participação percentual dos acessos às redes 2G, bem como o investimento das operadoras no serviço de 4G no país. Para se ter uma ideia do avanço do LTE no Brasil, a banda larga móvel totalizou 132,89 milhões de acessos, dos quais 3,67 milhões foram a partir de dispositivos com suporte para rede 4G em julho. O mesmo serviço contava com 1,56 milhões de linhas em janeiro deste ano.

Participação por operadora em julho de 2014

  • Vivo - 28,75%
  • TIM - 26,93%
  • Claro - 24,96%
  • Oi - 18,5%

E aí, você vem notando uma melhora no serviço de internet no país por conta da introdução de dispositivos 4G no mercado nacional? Deixe-nos saber a sua opinião nos comentários abaixo.

Fonte: Anatel

Os comentários favoritos dos leitores

  • Rafael Cerqueira 29/ago/2014

    Fico revoltado com redução de velocidade...acho que isso é roubar o cliente...

  • Rafael Aquino 29/ago/2014

    Estou com o plano Tim Beta, com um chip 4G e não tenho do que reclamar da velocidade, fica entre 10Mb e 30Mb (chega a 60mb em raras ocasiões)
    Internet ilimitada é excelente, não encontro outro plano melhor do que o beta atualmente, espero que o plano ainda dure bastante com a tim.
    Tbm moro em Maceió-AL

32 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
50 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi