X

Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta

Android 4.2 Jelly Bean, duas vezes mais inteligente

Camila Rinaldi
2

Ontem, aconteceu o maior evento do ano da Google relacionado ao Android. O evento de apresentação de novos dispositivos próprios da Google, entitulado “The Playground is Open”, superou o furacão Sandy e, além de trazer três novos dispositivos Nexus, revelou o mais novo sabor da Jelly Bean, o versão Android 4.2. O time de desenvolvedores do sistema operacional da Google conseguiu elevar a experiência da Jelly Bean para usuários Android, trouxe uma câmera completamente nova, ainda mais inteligente, uma forma inovadora de digitar mensagens e muito mais.

Apesar de muitos aguardarem a atualização para a versão Key Lime Pie, a Android 4.2 veio com dezenas de melhorias, mostrando que o Android não precisa mudar de nome para evoluir.

Photo Sphere - Câmera ainda mais inteligente

Uma das melhorias do Android 4.2 que mais chamou a atenção até momento, definitivamente, é o sistema Photo Sphere. Trazendo um recurso inovador do modo de fotografias panorâmicas (360º) para o OS Android, a Google ultrapassou com certeza a Apple neste quesito. Para ter uma noção do que estou falando, assista ao vídeo abaixo:

Link para o vídeo no YouTube

O Photo Sphere pode ser usado em todas as direções para capturar uma imagem, ou seja, para cima, para baixo e para os lados. A ideia é fazer com que você capte em apenas uma imagem, toda a experiência visual do momento em que você tirou a foto. Além disso, o sistema trabalha integrado aos serviços da gigante de pesquisas, como o Google+ e o Google Mapas.

Curiosidade: o Photo Sphere é o primeiro sistema nativo para dispositivos móveis que reúne imagens JPEG com informações XML para criar a visualização de uma esfera vista por dentro, permitindo assim, enxergar todo o ambiente capturado com o aparelho.

Teclado Inteligente - Agora com escrita gestual

Chamada de “Gesture Typing”, a nova forma de escrita oferecida pelo Android 4.2 possibilita ao usuário deslizar o dedo por cada letra até formar a palavra, em vez de digitar uma a uma. Ok, você pode estar pensando que isso não tem nada de novo, já que é bastante parecido ao recurso oferecido do Swype. Porém, ao que tudo indica, o gestyre Typing oferece uma ferramenta incrementada, como a adição automática de espaços e um léxico mais rico, por exemplo.

Um tablet, múltiplos usuários

Como já havíamos antecipado, a versão 4.2 do Android Jelly Bean, oferece o suporte para usuários múltiplos, proporcionando assim espaços personalizados de forma única e gerenciados por diferentes usuários, sem “quebra de privacidade” ou utilização indevida de aplicativos. Isso é possível devido a um menu de acesso rápido na barra de notificações. Nestes diferentes perfis, os usuários podem ter uma experiência completamente diferente, usando o mesmo dispositivo: cores, aplicativos, widgets e jogos.

Este suporte é perfeito para quem compartilha smartphones e tablets entre membros da família ou colegas de trabalho, por exemplo.

Miracast - suporte para exibição sem fio

Que tal compartilhar conteúdo de aúdio e vídeo, ou até mesmo jogos, em uma tela grande? O Miracast é um serviço para Wi-Fi capaz de transmitir este tipo de conteúdo do gadget para dispositivos móveis compatíveis, como televisores. Ou seja, o Miracast é um suporte para exibição sem fio de vídeos na televisão da sua casa. Diga adeus à sessão da tarde!

Google Now está mais esperto

O Android Jelly Bean 4.2 trouxe um Google Now ainda mais esperto. Agora, o Gmail funciona como “base de dados” para os “cartões de amostra” este serviço de busca inteligente do Android. O que isso significa? Que encontrar informações sobre os seus gostos e atividades diárias ficou muito mais fácil (ou mais invasivo para alguns). O serviço possui funções que auxiliam na busca por passagens aéreas, reservas de hotéis e restaurantes ou mesmo indicações de música.

Você também poderá acessar o Google Now a partir de qualquer tela do seu smartphone ou tablet, deixando a pesquisa ainda mais rápida e fácil. Para isso, basta seguir os seguintes passos: toque o botão do menu de aplicativos e mantenha pressionado por alguns segundos, assim, surgirá uma área com o símbolo do Google, deslize o dedo e toque nele, como mostrado na imagem abaixo:

DayDream

O DayDream é uma nova opção para proteção de tela que, além de outros conteúdos, oferece notícias e imagens quando o dispositivo estiver travado ou em espera.

A nova versão do Android Jelly Bean possui outras novidades que serão trabalhadas no decorrer da semana, assim que tivermos mais informações sobre está atualização. Até o momento, o que sabemos é que o Android 4.2 será lançado junto com os dispositivos Nexus 4 e Nexus 10, no dia 13 de novembro. Depois disso, a atualização correrá para os demais dispositivos da Google.

Tópicos relacionados

Artigos relacionados

Artigos / Rumores
5 Há 7 horas

Novas atualizações do Android Wear vão torná-lo independente de smartphones

Artigos / Aplicativos
27 há 1 semana

Universidade de Columbia cria sistema para executar apps do iOS no Android

Artigos / Atualizações
38 há 1 semana

Três motivos para a Google não chamar o Android L de "Lemon Meringue Pie"

Comentários

Escreva um comentário:
  • Claudio Jose 31/out/2012 Link

    E cada vez mais o Android evolui, mas quando e quem serão os smartphones beneficiados? É plausível tantas novidades e recursos surpreendentes, porém as grandes marcas tem que acompanhar essa evolução.

    0
    0
  • Domingo Muiño 15/nov/2012 Link

    Mas, infelizmente, no Brasil as operadoras, parecem, desconhecer a realidade dos usuários de smartphones e as necessidades dessas atualizações, haja vista a série de empecilhos que colocam ante uma atualização à ser liberada.
    A Vivo é mestra em procrastinar tais liberações. Eu mesmo já fui vitimado por essa operadora em se recusar a liberar as atualizações do Belle Refresh do Nokia Belle. Isso depois de ser obrigado a esperar um absurdo pela liberação do próprio Belle em substituição ao Anna.
    Vamos ver se o mesmo ocorrerá com o Android.

    0
    0