O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 20 Compartilhado 3 Comentários

Android 4.3 dará mais vida ao Nexus 7 (2012)

Uma reclamação sobre o Nexus 7 é, sem dúvidas, o fato de que o aparelho vai ficando lento conforme o tempo de uso, posso afirmar isso, pois possuo a 1ª geração do tablet da Google há alguns meses. A boa notícia é que com a atualização do Android para 4.3, a Google implementou um comando capaz de previnir a lentidão do sistema operacional do Nexus 7. Assim, os donos do primeiro tablet do Big G saem bem favorecidos com isso!

Nexus 7 Android 4 3
Android 4.3 deixará o Nexus 7 (2012) um pouco mais "acelerado"! / © AndroidPIT

Segundo o Android Authority, os motivos pelos quais o Nexus 7 apresenta este problema estão relacionados ao baixo nível do software, especificamente pela maneira com a qual a informação é escrita na memória flash do tablet. Enquanto os blocos de dados que fazem o armazenamento estavam vazios (quando o tablet é novo), a gravação de dados era rápido e o sistema operacional rodava sem problemas. Com o espaço de armazenamento cheio, o sistema operacional continua procurando por blocos de dados livres para usar, isso vai muito bem até que todos os blocos usados estejam cheios, assim, o sistema operacional tem que apagar blocos antes de escrevê-los e isso causa ao tablet uma lentidão quase que dramatica.

A solução é o sistema operacional periodicamente emitir um comando TRIM, que verifica cada bloco de dados que não estão mais em uso e limpa eles. Desta forma, quando os dados precisam ser gravados no armazenamento flash, os blocos vazios estarão disponíveis.

Acontece que o TRIM não funciona no Nexus 7 rodando com a versão Android 4.2, o que explica por que muitos usuários têm tido problemas de desempenho. Entretanto, o Nexus 7 rodando com Android 4.3 suporta este comando. Logo, além do Nexus 7 (2013) não apresentar este problema, e o Nexus 7 (2012) deverá funcionar melhor depois da atualização para o Android 4.3.

De acordo com Brian Klug, da AnandTech, o Android 4.3 irá rodar o comando "fstrim" diariamente, garantindo que esta limpeza para oferecer espaço seja constantemente no Nexus 7. Como o comando será executado sob certas circustâncias - quando o dispositivo estiver inativo, com a tela desligada e a bateria superior a 70% -, assim que o seu dispositivo for atualizado, levará ainda algum tempo para que você note a diferença no desempenho do tablet.

Apesar da Google trazer a melhoria agora, já existiam soluções disponíveis para emitir o comando TRIM em aparelhos como o Nexus 7 rooteados, como o LagFix.

20 Compartilhado

3 Comentários

Escreva um comentário:
  • Muito interessante e instrutivo. Então essa melhora que venho notando no desempenho é relacionada também a esse novo recurso? Mais um ponto pro 4.3.
    Uma pena que nem todo mundo entende do assunto, pois existe uma onda de reclamações sobre a "falta" de melhorias nessa atualização.
    Ainda é muito prematuro criticar uma atualização que não tem nem 1 mês de uso pelo público em geral. Paciência, pessoal, paciência...

  •   60

    melhora no Android e na qualidade do conteúdo do post.bem vinda garota Android, rsrsrs.

  •   28

    É deste tipo de melhora que me refiro no meu post no seu artigo anterior. ;-)

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi