O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 46 Compartilhado 33 Comentários

Android 4.4 KitKat: os planos de atualização das fabricantes

 A distribuição dos updates do KitKat avança mais lentamente do que o desejado. Há três meses, fizemos um prognóstico dos aparelhos que receberiam a nova versão do sistema operacional, e é impressionante como poucos foram contemplados até agora. Depois do Moto G, os primeiros aparelhos da Samsung começaram a receber a versão do Android 4.4.2. Mas e os dispositivos das outras fabricantes? Reunimos aqui todas as informações até agora disponíveis sobre o update do KitKat.

Android44Smartphonesupdate
© AndroidPIT

Por que KitKat?

O Android KitKat não é a atualização que mais mudanças trouxe ao sistema operacional. Longe disso. Mesmo assim, o firmware atual traz novidades importantes, como a integração do Hangouts como o messenger-padrão, a barra de status transparente com os ícones brancos, um novo modo de tela inteira e a melhoria do aplicativo de telefone, que pode identificar automaticamente números desconhecidos. Veja aqui uma visão geral das mudanças e aqui as novidades de design do KitKat.

Motorola - a mais eficiente

O Moto G foi um dos primeiros aparelhos além da linha Nexus a receber o update. Com isso, a Motorola cumpre o que prometeu: na apresentação do Moto G prometeu-se uma atualização para janeiro. Não apenas por pertencer ao Google que a Motorola foi tão rápida no gatilho: a fabricante praticamente abriu mão de uma interface própria e usou em grande parte o Android puro, por isso é mais fácil adaptar o aparelho às mudanças trazidas pelo KitKat. Com relação ao popular Moto X, o KitKat começou a ser distribuído nos EUA já em novembro de 2013, e deve chegar em breve ao Brasil. Nenhuma palavra, além disso, sobre os dispositivos da era pré-Google da Motorola, como os da série Razr, com exceção do Razr HD, que receberá com certeza o Android 4.4 (só não se sabe quando).

Samsung - update chega, mas nem sempre livre de bugs

Quem tiver um dispositivo atual da Samsung pode se alegrar: os carros-chefes de 2013 estão bem na frente da fila para ganhar o KitKat. Os primeiros donos do Note 3 já estão recebendo desde hoje o update oficial, que começou na Polônia. Além disso, uma versão de teste vazou na internet com o mesmo número de compilação do update oficial polonês, para a alegria dos apressadinhos.

alcatel1
O update oficial do KitKat para o Note 3 já chegou na Polônia. / © AndroidPIT

Do mesmo modo, o firmware de teste do Android 4.4.2 para o Galaxy S4 também já pode ser baixado. Nenhuma palavra, ainda, sobre o update oficial, mas ele deve chegar ainda antes do final do mês. Incerta também é a atualização de dispositivos mais antigos como o Note 2 ou o Galaxy S3 (faz apenas um mês que eles receberam o update para o Android 4.3).

Sony - demorada, porém mais estável

Das gigantes, a Sony é a retardatária dos updates. No momento, a atualização para o Android 4.3 Jelly Bean ainda não chegou para todos os dispositivos do ano passado. Apesar de ter anunciado o início da atualização em dezembro passado, nossos aparelhos da redação continuam rodando lépidos e fagueiros o Android 4.2.2. Sim, a Sony pode ser acusada de lentidão, mas pelo menos quando chegam, seus updates não pioram os aparelhos, não é, dona Samsung?

AndroidPIT Sony KitKat
Quem receberá o Android 4.4 primeiro: o Z1 ou o Z1 Compact? / © AndroidPIT

De toda forma, como anunciado pela própria companhia nipônica, os modelos Xperia Z, ZL, ZR, Z Ultra, Z1 e Tablet Z devem receber o Jelly Bean 4.3 a qualquer momento. E ao menos no site da companhia, o KitKat está confirmado para o Xperia SP e os carros-chefes.

LG - update? Que update?

A LG marcou um golaço com o G2. O elogiado dispositivo foi apresentado na IFA com o Android 4.2.2 e deveria receber o KitKat 4.4 até o final de 2013. E nada. No Canadá e na Alemanha, fala-se em atualização só no final do primeiro trimestre. Também continua incerta a chegada do KitKat para o Optimus G e o Optimus G Pro. Na Estônia, dizem que o Optimus G roda com KitKat desde dezembro passado, mas isso pode ser lenda urbana.

alcatel
O KitKat só deve chegar no final de março para o LG G2. / © AndroidPIT

O tablet de 8 polegadas G Pad, bem como o G Flex, há pouco apresentado na CES 2014, vêm de fábrica ainda com o Android 4.2.2. Não há anúncios oficiais da LG a respeito de nenhum dispositivo.

Atualizado às 18h (horário de Brasília) - Na Coreia, os proprietário do LG G2 já contam com o Android 4.4 como sistema operacional do aparelho desde dezembro de 2013. Entretanto, os demais usuários do aparelho ainda aguardam a atualização ser liberada para o restante do globo. 

Atualização em 15/01/2014 - O Twitter oficial da LG na Arábia Saudita confirmou hoje que o KitKat começará a ser distribuído para o LG G2 até o final de janeiro. Como de hábito, essa atualização pode demorar bem mais do que isso para chegar ao Brasil

O que você acha da política de updates de cada empresa? Muita coisa deveria ser mudada, não?

33 Comentários

Escreva um comentário:
  • Tive um nexus 4 vendi pois a bateria fraca demais..ligado no 3 g direto n ainternet passva so uma manha...não adiantava estar atualizado...hoje comprei um lg g2 com 4.2.2 e não me arrependo pois mesmo sendo 4.2.2 e senão receber atualização tem nada não ta muito bom aparelho a bateria carreguei ha dia atras hoje viajei 2 horas com 3g e blutotch ligado direto e nete momento ta marcando 70%, não vejo o que reclamar tudo do kitkat ja tem nele apenas aquela tela principal ...o resto mesma coisas....acho que se quer um aparelho e ter certeza de atualização compre um iphone ou nexus mais não chegam metade deste soutros samsung sony e lg.

  • S4 com o Android 4.4? Esquece! Nas lojas aqui de Manaus, já estão vendendo o Moto X com o Android 4.4 Kit Kat, só o Moto G que ainda não chegou aqui, mas provavelmente ele irá chegar já no Kit Kat! Ainda bem que eu já garanti meu Moto G pela NET, agora tô só aguardando a atualização pro 4.4, o meu ainda ta no 4.3

  • muito feliz com meu s4 . rodando o 4.4 anunciado no androidpit.

  • Próximo aparelho com certeza será outro Sony.

  • Acho o que difere os fabricantes (Samsung, LG, Sony, etc) são suas customizações, porém não fiquei muito satisfeito com a LG em relação a isso. Já Sony com o Xperia Arc S não tive problema.

  • LG tá tenso msm ainda bem q não comprei o optimus g tive quase pegando. Ai peguei um zq e troquei em um nexus 5 e digo uma coisa daqui pra frente c for possível só nexus sistema bem mais fluido rápido e atualização sai pra ele primeiro. E c eu quiser estas modificações q as fabricantes fazem posso ter a maioria via aplicativos msm. C nao tiver via aplicativos a maioria tem via mod xda.
    Os únicos aparelhos da LG que tá sendo atualizado rapidamente e so o nexus 4 e nexus 5 q so e fabricado por ela.

  • Instalei o CyanogenMod 11 para o Optimus G, ainda está na versão instável, porém está fluindo bem... Recebe atualização diariamente, o que melhora graduativamente o aparelho... Principalmente a câmera, que na versão oficial da LG era algo inaceitável pra mim, fotos eram muito, mas muito ruim... Outra coisa que ainda tenho achado estranho é um pouco na demora pra recarregar a bateria. Porém com as atualizações diárias, acho que é questão de tempo... Caso sair a versão oficial da LG com Android 4.4, pouco provável de querer instalar.

  • Para quando o upgrade para o 4.3 para os restantes modelos da Sony?
    Nomeadamente os modelos xperia miro e L

  • E por note2? Queria atualizar pro 4.4 pois com o Jelly Bean 4.3 está uma droga! Deveria ter ficado no 4.1.2! =/

  • como sempre e uma dificuldade,comprei o moto g pois em janeiro teria a tão sonhada atualização,ate agora nada,como sempre o consumidor e lesado,com a palavra a motorola.

  • O Razr HD, irá receber a versão 4.3 ou receberá direto o kitkat? Valeu galera do Andeoidpit, vocês estão de parabéns.

  • Alguem sabe me dizer qual a data da atualização do galaxy s4 i9505 aqui no brasil?

  • A Sony Phones são com toda certeza depois de eu sair feito um doido procurando pelos melhores aparelhos e os testando! Afirmo com segurança que é a melhor em tudo comparando seus babys como Z1 que possuo depois de tantas lutas junto aos outros!!! Samsung!!! S4 / TAB2 / Note III !!! Frustei!!! Merda!!! Atendimentos e garantias de bosta!!! Lixo!!! #estouforanuncamais Agora só Sony e Nokia... O resto é resto!!! E quem precisa de restos???

  • Pois é, Larguei de mão esses aparelhos, LG, Samsung, Sony... Comprei um Nexus 4 e nunca mais tive problemas. Recebi a atualização 2 semas depois do lançamento, falo da 4.4.2. Nunca travou, bateria dura um dia inteiro em uso power. De agora em diante sempre Nexus. Recomendo.

  • Por isso mesmo sai da LG para o Moto X... Não me arrependo nenhum pouco. Aparelho robusto, fluido e muito melhor que muito top de mercado aí. Motorola arrebentando!

  • eu tinha um optimus 3d.
    ele foi pra garantia 2 vezes a versao do android éra froyo 2.2 fiquei impaciente de esperar atualização vendi e comprei o galaxy s4.
    desde em outubro ele ja teve duas atualizações.
    lg nunk mais

  • errado referente a atualização da Sony para 4.3 tenho o Xperia z1 e a recebi via ota ainda em dezembro de 2013

  • Eu tenho um Moto X e já estou com essa atualização desde dezembro.
    Versão oficial.

  • tenho o Moto X da Nextel e até agora nada de atualização para o Kitkat

  • sempre achei a LG e Sony um desrespeito com o consumidor.

Mostrar todos os comentários
46 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi