O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 17 Compartilhado 9 Comentários

Por quais motivos precisamos de uma nova versão do OS Android?

O que vai acontecer no evento para desenvolvedores da Google? Esta parece ser a pergunta que toda a comunidade Android está se fazendo. Ontem, publiquei um artigo falando sobre a grande chance da gigante das buscas apresentar uma versão do LG Nexus 4 com 32GB e com suporte para 4G no Google I/O, agendado para ocorrer entre 15 e 17 de maio. Porém, o site PhoneArena levantou uma questão que tira quase que por completa a carga de importância deste evento, o fato da Google postergar para 2 ou 4 meses a apresentação da versão Key Lime Pie. Isso me fez questionar os motivos pelos quais precisamos da próxima versão do Android, confira abaixo.

Key Lime Pie 04
Google pode adiar apresentação da versão Android 5.0 em prol da fragmentação do seu OS. / © AndroidPIT

Sim, precisamos de uma nova versão do Android, pois a pesquisa de novas funções e a otimização de performance do software está em constante evolução entre os desenvolvedores e, logo, mais de seis meses são muito tempo para a espera de melhorias. Dito isso, abaixo relaciono algumas razões pelas quais o Android 5.0 Key Lime Pie é tão aguardado pelos usuários de um modo geral:

1. Mais Project Butter para animações ainda mais fluídas

A Google lançou o primeiro Project Butter com o Android 4.1, o que realmente fez diferença no desempenho do sistema. Desde então, o sistema em geral passou a trabalhar de forma mais fluída, já que a melhoria consiste na modificação das bases do software e adiciona alguns recursos que melhoraram a resposta e a utilização das funções. O Android 4.2 trouxe algumas melhorias, mas não foram tão agressivas quanto poderiam ter sido. Assim, é absolutamente necessário que a versão 5.0 venha mais polida e deixe de lado travadas irritantes e desnecessárias do OS.

2. Mais controle sobre os perfis de usuário

Desde Android 4.2, os usuários podem configurar mais de uma conta de usuário em seus tablets. Porém, ainda não são oferecidas opções de configuração importantes. O que acaba limitando que você determine um perfil de usuário específico para determinados aplicativos. Talvez a mesma separação entre os perfis privado e de trabalho disponíveis hoje pela BlackBerry seriam um avanço bastante positivo para o Android.

3. Maior integração entre os serviços de notificações com o "Google Babble''

Google Talk, SMS, Google+, Google Voice... A lista de vários serviços de notícias do Google é muito longo. Felizmente, a empresa já está trabalhando no Google Babble, que unificou todos os feeds de notícias e notificações. Parece que o Google Babble poderá sair junto com o Android 5.0 e, em seguida, deve ter suporte para versões mais antigas do Android em forma de app.

4. Widgets de tela de bloqueio melhorados

A versão mais recente do Android oferece a pssibilidade de colocar Widgets na tela de bloqueio, no entanto, você não pode apenas usar qualquer widget, o usuário pode usar apenas as telas os desenvolvidos para tal função, como o popular DashClock. O ato de alternar entre as páginas de widget também não está muito bem configurado. Isso poderia mudar com o Android 5.0, onde a Google poderia fornecer Widgets com mais funções. Isso permitiria que todas as informações importantes fossem oferecidas com uma visão direta, sem ter que desbloquear o dispositivo.

5. Uma interface de usuário mais intuitiva

Apesar da Google manter o projeto nas versões mais recentes do OS, o Google Now vem sendo referência para os serviços da empresa, como a mais recente atualização da Google Play Store, que ficou mais clara e objetiva, me parece que o Android 5.0 seguirá a mesma linha de usabilidade. A interface de usuário pode trazer uma experiência mais amigável, dando ao sistema uma sensação mais homogênea.

Estes cinco tópicos vão em confluência com o que nós, da redação do AndroidPIT pensamos ser a evolução do sistema operacional da Google.   Com relação ao fato da Google vir a atrasar a apresentação do Android 5.0 para dar mais tempo para que as fabricantes estabilizem as versões do OS para Android 4.2.2, se o sistema dependesse disso para melhorar, talvez estaríamos ainda aguardando a Jelly Bean!

O que você gostaria de ver no Android 5.0? Deixe-nos saber a sua opinião nos comentários abaixo.

Fonte: PhoneArena

17 Compartilhado

9 Comentários

Escreva um comentário:
  • Eu tenho o Galaxy Lite e desfruto de uma Jelly Bean estável e totalmente funcional. Mas...

    Isso não está disponível para usuário comum, E lamento profundamente.
    O problema é que a Samsung , tanto como os outros fabricantes, não empresta muita importância a isso.

    A Samsung porque simplesmente VENDE , e vende muito mais que os outros fabricantes.
    OS outros?
    Bem, sei lá. Porque não ligam mesmo.

  • Concordo plenamente com o que o Daniel Santos postou...
    Tenho 2 aparelhos da SAMSUNG, um galaxy s2 lite e um tablet tab2 10.1 e até hoje o celular esta com a 2.3.6 e o tablet com a 4.0.3....
    Existem muitas melhorias e avanços que sabemos existir, mas ficamos apenas olhando.. então, de que adiantam novas versões ??
    Inclusive li algumas informações de que alguns aparelhos nem vão receber a versão 5.0..e são aparelhos relativamente novos, com menos de 2 anos de lançamento....

    Triste isso...

  • Dizem que tinha um projeto pra nova versão usar menos bateria...

  • Claro que precisamos de uma nova versão que otimize principalmente a bateria e a interface do apps. Já está visível que é preciso existir uma certa unificação da interface para que se torne algo mais fácil e prático. Também puxo o tapete pro lado Gaming: está ficando cada vez mais difícil encontrar jogos de qualidade. Parece que a quantidade passou a ser bem mais importante. Não posso dizer muita coisa, pois não é algo que desfruto - ainda - mas quando abro a Play Store no Xperia U da minha irmã e vejo aquela lista enorme de jogos, a preguiça me domina: não me parece nem um pouco convidativo.

  • Eu concordo em gênero, número e grau que precisamos de novas versões de Android, mas percebo que há um abismo muito grande entre aparelhos "certos" para receber uma atualização e a distribuição delas de forma mais ágil nos dispositivos.
    Ora, brasileiro não tem condições de ficar trocando de smartphone todo dia, mas ao mesmo tempo as fabricantes lançam aparelhos de baixo custo com uma versão até mais atual que muitos smartphones de ponta.
    Ao mesmo tempo defendo uma melhor autonomia de bateria, visto que esse dilema ainda persiste, quer seja a versão do android. Mas também defendo um melhor visual dos aplicativos.

  • No momento eu diria que não preciso.
    Mas pelo único motivo de que só agora estou aproveitando Jelly Bean. Com a sempre imprescindível ajuda do XDA.

    E para mim , os grandes e os pequenos detalhes acrescentados ao que eu já usava na Ginger Bread estão valendo a pena.

    E isso foi sendo realmente percebido no uso diário, tornando impossível voltar a GB , por exemplo.

    Nem vou me aventurar a dizer o que eu gostaria de ver. Por ser totalmente relacionado ao meu uso apenas e até para nào me frustrar. haha

    Seja como for , ainda tenho muito para aproveitar dessa versão.

  • Precisamos também que as baterias sejam lembradas... Ninguém merece ter que carregar 10 vezes por dia um celular ou ter que deixar tudo desligado com medo de acabar a bateria.

  •   28

    Concordo plenamente com o artigo, sem nada mais a adicionar.

  • que venham todas as novidades....mais que as atualizações parem de travar nossos aparelhos.
    muitos apps que funcionavam bem depois de atualizar deixaram de funcionar....travando ...ou simplesmente ...não rodam.
    Muito chato....
    Se for para melhorar.....parabéns ....Se for para travar....to fora.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi