O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 118 Compartilhado 92 Comentários

Android 5.0 Lollipop e a bateria: o que muda?

O aspecto mais útil do Android 5.0 Lollipop não é o seu novo visual: são as melhorias que aumentarão a duração da bateria nos dispositivos. Confira abaixo o que irá mudar com a mais nova versão do Android.

Android L lollipop interface pink lol
O Android 5.0 Lollipop promete otimizar a bateria do seu dispositivo. / © ANDROIDPIT

A tecnologia móvel está se tornando cada vez mais rápida, barata e eficiente, mas o calcanhar de Aquiles de qualquer smartphone continua sendo a sua bateria. Todas as melhorias efetuadas nesse setor são superadas pela lista de demandas de novas funções (banda-larga mais rápida, telas maiores, mais pixels, etc.). É por isso que a maioria dos smartphones ainda precisa ser recarregada todos os dias, isso sem falar dos smartwatches.

Não seria ótimo se, ao atualizar seu sistema operacional, a duração da bateria também aumentasse? É exatamente isso que promete o Android 5.0 Lollipop.

Energia para todos: Android 5.0 Lollipop e o Projeto Volta

android 5 0 lollipop nouveautes batterie
O Project Volta faz o Android consumir menos energia. / © ANDROIDPIT

A mudança mais significativa no Android 5.0 é o Projeto Volta, o sucessor do Projeto Butter (iniciado para fazer com que a interface do Android se tornasse mais fluida) e do Projeto Svelte (iniciado para fazer com que o Android rodasse com menos memória RAM). Desta vez, o foco está na duração da bateria, e foram feitas diversas mudanças-chave que farão com que seu dispositivo gaste menos bateria.

Uma das coisas que o Google descobriu sobre o Android é que, ao “acordar” o dispositivo por um segundo apenas consumia dois minutos de bateria em standby. Isso se deve ao fato de que o processo não envolve apenas o acendimento da tela: o processador também é ativado, e a antena começa a checar dados que chegam. O Projeto Volta criou uma nova API que organizará melhor as tarefas-padrão e de baixa prioridade, para que a bateria seja gasta de maneira mais eficiente.

A mudança do ART

nexus4 android lollipop battery
Em testes, a prévia do Android 5.0 L economizou 36% a mais de bateria do que o KitKat. / © Google; ANDROIDPIT

O segundo aspecto importante é o ART, a nova máquina virtual para os aplicativos Android. Ele é mais rápido e mais eficiente do que o antecessor Dalvik, e quando o dispositivo precisa trabalhar menos, ele também gasta menos energia.

Há alguns meses, o site Ars Technica decidiu testar a versão prévia do Android L, e constatou que o Nexus 5 economizava 36% de bateria com a nova máquina virtual, e isso com o modo de economia de energia desativado. Para entender melhor as mudanças trazidas pelo ART, acesse o seguinte artigo:

O bug da bateria do Android 5.0 Lollipop

Nexus5 Android5
O bug da bateria do Android atrasou a distribuição do Lollipop para os Nexus. / © Google

Por causa das diversas melhorias do Android 5.0 no quesito bateria, é uma pena que seu lançamento tenha sido ofuscado por relatos de um grande bug na bateria: com a Wi-Fi ativada num Nexus 5, o bug começaria a devorar energia de maneira devastadora. A boa notícia é que o bug foi consertado no dia 6 de novembro.

Battery Historian

Quando o assunto é bateria, um dos aspectos mais importantes do Android 5.0 Lollipop passa despercebido, a não ser que você seja um desenvolvedor: ele é chamado Battery Historian, e fornece aos desenvolvedores informações detalhadas a respeito de como seus aplicativos irão afetar a bateria de cada dispositivo. Com isso, espera-se que os desenvolvedores comecem a fazer ajustes e adaptar funções que consomem bateria exageradamente (não é, Facebook?).

Agora só nos resta esperar a chegada do Lollipop e ver na prática se a nova versão do SO é mesmo tudo o que promete no quesito bateria.

Os comentários favoritos dos leitores

  • Mark 10/nov/2014

    Sei que não tem nada a ver com o post, mas já que vocês do AndroidPIT gostam de ajudar os leitores, façam uma matéria de urgência alertando o povão sobre as artimanhas da Black Friday brasileira, do qual deveria se chamar Black Fraude, a data está se aproximando e empresas como Americanas já aumentou o preço dos aparelhos absurdamente, o Moto G 2014 pulou pra R$849, o Moto X 2014 foi pra R$1599, acorda povo brasileiro, e fica a dica aí AndroidPIT, façam urgentemente uma matéria sobre isto!!!!

  • Mael Psitas 10/nov/2014

    Perfeito Artigo! Parabéns!!!

  • Lupa Branches 10/nov/2014

    Pior que tá de 1.799,00 por 1.599,00, na Americanas. Falta de vergonha na cara dessas empresas.
    A boa notícia é que nos outros sites continua o mesmo preço. Pelo menos por enquanto.

  • Igor Arusa 10/nov/2014

    Não sei se todo mundo vai entender! Mas todas formas de energia vieram de uma revolução industrial! Desde o vapor até a nuclear! Blz!
    A questão é que já fez mais de 20 anos que não há uma evolução do tipo! Na forma como fazemos energia! Não existe algo hoje que nos de muita energia e que seja armazenado! Isso impossibilita projetos promissores como carro voador que precisa de muita energia disponível pra pelo menos sair do chão!
    Pois bem! Evoluímos tanto em softwares nos últimos anos e baterias estão estagnadas em tecnologias dos anos 90 assim como todo sistema energético mundial! Baseado em petróleo e nuclear!

  • Igor Arusa 10/nov/2014

    Verdade! Fui ver os preços!

92 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
118 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi