O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
717 Compartilhados 801 Comentários

Android Lollipop: principais problemas e suas soluções

De acordo com o último levantamento sobre a fragmentação do sistema operacional Android, o Lollipop está rodando em 35% dos smartphones Android. Com o número cada vez maior de dispositivos com Android Lollipop, mais usuários estão relatando problemas na experiência de uso após o update. Se este é o seu caso, nossa equipe fez uma lista com os principais problemas apresentados até o momento pelo Android 5.x Lollipop e as suas respectivas soluções.

Pegue um atalho

Problema com o consumo da bateria Problema com o microfone
 Problemas com reinício frequente de aplicativos Problema com a conexão Wi-Fi
Problema para reproduzir vídeos Problemas com a lanterna
Problemas com a troca de aplicativos recentes Problema do atraso no sistema

Android 5.0 Lollipop - Problema com o consumo da bateria

Problema

Como sempre, a cada nova instalação do firmware Android temos como consequência o alto consumo de bateria para alguns usuários. Na maioria das vezes isso acontece porque a atualização foi feita em cima do firmware anterior em vez de uma instalação limpa.

Contudo, ainda temos um o problema 165.558 aberto no Android Open Source Project - Issue Tracker, referente ao alto consumo de bateria por aplicativos que necessitam de acesso à internet para funcionar. De acordo com os usuários, os aplicativos acabam drenando a bataria e, como vemos nas imagens abaixo, o processo é rápido:

battery issue lollipop
O problema ainda está em análise pela equipe da Google / © Android Issue Tracker

Solução

Faça um backup completo dos seus dados e um reset de fábrica. Você pode fazer isso acessando Configurações > Backup e Redefinir ou manualmente. Além disso, um módulo do Xposed pode ajudar até o seu parelho receber o update para o Marshmallow. Agora, caso o seu plano de dados esteja sendo consumido, indico o downgrade para o KitKat.

Android Lollipop - Problema com o microfone

Problema

Dois dos nossos usuários reportaram um erro bastante curioso, depois de efetuar o update OTA do sistema operacional para Lollipop, o microfone do dispositivo parou de funcionar para algumas ações específicas. De acordo com eles, o reconhecimento do comandos de voz como a hotword "Ok, Google" ou mesmo inserir conteúdo usando comandos de voz, como no WhatsApp, por exemplo, não funciona.

O mesmo problema ocorreu com muitos outros usuários, mas em relação a chamadas efetuadas com o app nativo de chamadas que acaba não reconhecendo o microfone.

AndroidPIT Samsung Galaxy S4 review 2015 3
Se o microfone do celular para de funcionar após o update, o problema deve estar relacionado ao software / © AndroidPIT

Solução

A maioria das fabricantes, inclusive a Google, já disponibilizou um update corretivo para este problema. Assim, tenha certeza de estar com as atualizações em dia, ou seja, sempre com a última versão do SO do seu aparelho. Para tanto, acesse Configurações > sobre o telefone > atualizações.

Contudo, se o seu smartphone continuar apresentando tal bug, a solução é fazer o downgrade do aparelho para Android 4.4.4 KitKat, pois mesmo restaurando o aparelho para as configurações de fábrica, o microfone não volta a funcionar.

Android Lollipop - Problemas com reinício frequente de aplicativos

Problema

Muitos usuários com dispositivos rodando com Android 5.0 Lollipop sofrem com o reinício constante de aplicativos. Além disso, notou-se também um mau desempenho da performance dos dispositivos que permanecem mais tempo sem ser reiniciados pelo usuário.

A questão aqui é de gerenciamento dos processos em segundo plano. Quando paramos de usar um app, ele fica em segundo plano até que seja acionado novamente ou é fechado automaticamente caso o sistema necessite de memória. No Lollipop, isso não está acontecendo.

Ao que tudo indica, este bug está relacionado a problemas de gerenciamento de memória ou perda de memória. Também existe a possibilidade de que estejamos falando aqui de um erro no recurso de fechamento de aplicativos que vem agindo de forma muito mais agressiva, mesmo quando a memória RAM não esta sendo exigida.

AndroidPIT uninstall apps 2781
O problema mão são os seus apps, mas um erro no Lollipop / © AndroidPIT

Solução

Apesar do erro não afetar todos os telefones e tablets rodando com Lollipop, a solução já foi publicada pelos desenvolvedores do Google junto com a versão Android 5.1. Assim, se o seu aparelho roda com uma versão anterior, você terá que aguardar até que a sua fabricante ou operadora libere a versão mais recente do SO do seu aparelho.

Android Lollipop - Problema com a conexão Wi-Fi

Problema

Depois do update, muitos usuários estão enfrentando problemas em conectar o aparelho ao Wi-Fi.

AndroidPIT Apps 2
Muitas redes, mas seu celular não conecta depois do update do sistema? / © AndroidPIT

Solução

Para este problema, indicamos uma séria bastante conhecida de soluções. Tente ligar e desligar o modo avião, aguarde alguns minutos e volte a conectar à rede Wi-Fi, reinicie o seu celular, reinicie o roteador ou alterne entre as faixas de frequência do Wi-Fi. Claro que este processo é chato e pouco eficaz, mas a outra sugestão é esperar a Google liberar um update corretivo do OS.

Android Lollipop - Problema para reproduzir vídeos

Problema

Usuários relataram alguns bugs com a reprodução de vídeo após a atualização para o Lollipop. O problema não parece ser referente ao aplicativo em si, mas o YouTube, claro, é o centro dos problemas. Porém, qualquer aplicativo usado como player de vídeo padrão pode apresentar este erro.

youtube lollipop problema
Limpe o cache do aplicativo do YouTube em caso de problemas para reproduzir vídeos no Lollipop / © AndroidPIT

Solução

Se o YouTube está apresentando problemas para você, acesse Configurações > Aplicativos > YouTube. Depois, limpe o cache e tente assistir ao vídeo novamente ou fazer um reboot para uma correção temporária.

Caso o problema persista, apenas desinstale e reinstale o aplicativo novamente. Até o momento, a maioria dos usuários diz ter solucionado o problema com tais medidas. Se você tiver uma sugestão melhor, compartilhe nos comentários abaixo.

Na pior das hipóteses, faça um backup de todos os seus dados, um reset de fábrica e apague a partição de cache.

Android Lollipop - Problemas com a lanterna

Problema

Se você deixar a lanterna do seu dispositivo rodando com Android 5.0 Lollipop ligada por um tempo, como quando você está tentando encontrar suas chaves no escuro, ela automaticamente apaga e, em seguida, tanto a lanterna quanto a câmera congelam.

AndroidPIT moto x 1st gen moto x 2013 8738
Logo depois do update para o Lollipop, usuários reclamam de problemas com a lanterna do aparelho / © AndroidPIT

Solução

Reiniciar o dispositivo. Como o problema já foi solucionado com a atualização do SO para Android 5.0.1, se um update já estiver disponível, aconselhamos a troca de firmware.

Android Lollipop - Problemas com a troca de aplicativos recentes

Problema

Acessar o botão multitarefas do Android 5.0 é um deleite visual, a seção ficou mais intuitiva e reuniu um número maior de ações. Porém, alguns usuários estão reivindicando um novo sistema, visto que os aplicativos recentemente abertos estão deixando alguns aparelhos mais lentos.

Solução

Aqui o buraco é mais embaixo, já que mesmo depois de uma reinicialização a sua lista de aplicativos recentes irá permanecer intacta. A única maneira de corrigir este erro é dispensar os aplicativos que você não está mais usando, mesmo sabendo que isso pode prejudicar mais a performance do aparelho que ajudar. Este bug foi corrigido na versão Android 5.1.

Android Lollipop - Problema do atraso no sistema

Problema

Apesar de todas as melhorias trazidas pelo Android Lollipop (o Material Design, o melhor gerenciamento da bateria, a otimização da performance, etc.), até agora um problema de interface vem irritando alguns usuários: o atraso. O sistema realiza tarefas mais rapidamente do que suas versões anteriores, mas algumas pessoas relataram uma lentidão do SO após algumas horas de uso.

O culpado atende pelo nome de “memory leak”, causado por aplicativos e serviços usando continuamente a RAM do sistema mesmo quando não são usados.

Solução

Por enquanto, a maneira mais simples de solucionar o problema de atraso do Android Lollipop é reiniciar o aparelho com regularidade (a cada dois ou três dias). O problema já foi solucionado pela equipe de desenvolvedores do Android e disponibilizado na versão 5.1. Desta forma, atualize seu dispositivo para o novo firmware.

E aí, quais outros bugs você vem tendo no Android Lollipop?


Este artigo será atualizado com regularidade, assim que forem relatados novos problemas com o Android Lollipop.

801 Comentários

Escreva um comentário:
  • Notei três "bugs" até o momento, podem ajudar?
    - o S Planner nao funciona! É limitado!
    - as funcoes para organizar os Contatos tb nao, nao consigo fazer coisas simples como "associar contatos"
    - nao consigo usar emojis no Intagram, especificamente
    Comprei em 17 de outubro, devo recorrer à garantia? Como proceder?
    Tks ;)

  • Olá! Boa Noite! :)
    Tenho um Samsung Gram Prime Duos C/ TV e do nada ele parou de vibrar, a versão do android é 5.1.1 do lollipop. Não sei o que eu faço. Ele vibra quando quer, sou curiosa e pesquisei sobre o problema e descobrir que mais gente tem o mesmo problema. Já formatei e a gota continua sem vibrar. Alguém me ajuda?!

  • Pessoal, a última versão do Lollipop aceita salvar contatos no chip???
    A última vez que eu atualizei para a primeira versão do Android 5.0 Lollipop eu não conseguia salvar no chip, só conseguia salvar na memória do aparelho.
    Como está agora?

  • tudo bem que o kitkat não foi essas coisas mas adoraria voltar para esse ao invés de estar com o lollipop -_-

  • minha experiência com o software lollipop é terrível, um dos problemais mais chatos é que depois de ter atualizado para esse software o celular constantemente "esquecia" a senha de qualquer wifi, era tipo eu colocava a senha e se desligasse o wifi do celular quando ligado de novo teria que novamente colocar a senha! adoraria saber de alguma solução para esse problema, meu aparelho é um grand prime duos

  • "O problema mão são ..." "bataria", AndroidPIT, a ortografia ta péssima, alguém não estudou essa semana 😂

  • ANDROID LOLLIPOP
    - PRINCIPAIL PROBLEMA: Ainda está em funcionamento em diversos aparelhos que têm condições de serem atualizados.
    - E SUA SOLUÇÃO: As fabricantes respeitarem os usuários e atualizarem sempre que não houver um impedimento de hardware.

  • Uso o Lollipop por opção mesmo e gosto muito dele, só que a versão que uso é a AOSP 5.1.1. Essa ROM é extremamente rápida e leve para o Moto G2 XT1069 e não encontrei nenhum bug aparente nela!!! Só estou nessa versão porque existem apps que gosto muito é que não foram atualizados para as versões seguintes do Android e mesmo pesquisando não encontrei apps equivalentes.

  • Boas dicas

  • show de bola ... ainda tem muita gente com Lollipop

  • Interessantes dicas.

  • É impressão minha ou é mais fácil ter bug após atualizar do que quando vem de fábrica já na versão nova?

    • Com certeza, Moisés.
      É melhor comprar um aparelho com o SO novo de fabrica do que atualizar. E, digo isto com conhecimento de causa.

  • Tenho alguns dos problemas desta versão..

  • Não tive problemas

  • Nunca na história do Android, houve uma versão que teve tantos bugs nas atualizações.

  • Hmmm... Interessante...

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi