O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 53 Compartilhado 36 Comentários

Android 5.0 Lollipop permite adicionar aplicativos específicos a redes privadas virtuais (VNP)

Confesso que não costumo usar uma rede privada virtual (VNP), porém, muitas pessoas o fazem por se sentirem mais seguras e bloquearem o acesso de redes wi-fi desconhecidas aos seus dados de navegação. Entretanto, usar uma VNP é tudo ou nada, ou seja, todos os dados de qualquer aplicativo (e-mail, WhatsApp, navegador e outros) passam pelo mesmo lugar. Assim, se você estiver usando a VNP da sua empresa, por exemplo, apesar de você usar uma rede confiável, ela também pode ser bastante sensível ao tipo de conteúdo que você acessa. Aliás, poderia ser, pois com o Android 5.0 Lollipop, usuários de uma VNP finalmente terão a chance de controlar quais aplicativos poderão enviar informações através desta rede segura, e quais são os aplicativos que podem estar conectados diretamente à Internet.

nexus5 display settings
Android 5.0 Lollipop permite adicionar aplicativos específicos a redes privadas virtuais (VNP). / © ANDROIDPIT

Por padrão, ao estabelecer uma conexão VPN, o usuário enviará toda a comunicação feita usando qualquer aplicativo através da linha privada com a possibilidade de restringir conteúdo. Assim, você pode permitir que apenas um app possa acessar a VNP, enquanto todos os outros poderão automaticamente conectar-se à Internet como se não houvesse nenhuma conexão VPN. O interessante é que qualquer aplicativo pode ser adicionado à lista. Vale dizer que a API também suporta a abordagem oposta, fazer uma espécie de lista negra para aplicativos da VPN, deixando todos os demais conectados à rede de forma segura.

A seleção de quais aplicativos se comunicam através de uma rede segura é feita a partir de um aplicativo de terceiros em vez do simples acesso às configurações de um aplicativo. Isso significa que, por enquanto, teremos que esperar que o os desenvolvedores adicionem o suporte ao recurso aos seus aplicativos. Se você deseja testar como funciona a nova API, pode baixar o aplicativo OpenVPN para Android abaixo, e dar uma chance aos desenvolvedores que trouxeram a novidade à tona:

OpenVPN for Android Install on Google Play

Se você estiver a fim de experimentar este app, aproveite também para fazer parte da comunidade de testers do OpenVPN for Androide ajude os desenvolvedores a deixar o app ainda mais redondo.

E aí, o que você achou da chance de poder personalizar os dados que você compartilha em uma rede privada a partir da versão 5.0 do Android? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.

53 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Iamily 27/nov/2014

    eu sinceramente tô envergonhada por ser usuária do Moto G, não pela marca, mas pelos outros usuários. Já chega de perguntar sobre essa atualização aqui cara. Todo mundo fica zoando a gente, pqp :z

  •   35
    Marcelo_Silva 27/nov/2014

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, piada otima.
    Quem te falou isso, foi a atendente da Motorola?????

36 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi