O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
324 Compartilhados 117 Comentários

O Android pode deixar de ser código aberto?

Todos nós sabemos do que se trata o Android. É sobre individualidade e liberdade. Trata-se de personalização e uma grande variedade de hardware. E agora, há o risco de ele ser "trancado" e perder tudo isso que acabei de mencionar. Isso não vai acontecer esse ano, mas, um importante analista da indústria mobile avalia que o elemento open source do SO está com os dias contados. 

android 6 marshmallow 3
O Android está prestes a mudar? / © ANDROIDPIT

Opa! Mas que papo é esse?

O Android significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Para nós, é um sistema operacional mobile aberto. Para o Google, é um cavalo de Tróia projetado para fazer com que o maior número de pessoas possível use os seus serviços. E para a Oracle, é uma galinha dos ovos de ouro de US$ 9 bilhões. 

Recentemente, a Oracle tentou - e falhou - em processar o Google por usar os APIs do Java no Android. Mas, a ação está em aberto e a empresa ainda tem chances de vencer ao apelar. A Oracle alega que o Google teria copiado e usado seu código para criar um sistema operacional baseado no Java para competir com a própria plataforma Java". 

Um processo judicial movido pela Oracle pode mudar todo o conceito de código aberto do Android

Tudo ainda está em estágio inicial, mas trata-se de uma questão muito importante para o Android. Se a Oracle convencer o tribunal de apelações que o Google está usando de má-fé para fazer algo legal, mas ruim, isso poderia ter um efeito em cadeia desastroso sobre as APIs em geral, o Android em especial.  

De acordo com Richard Windsor, analista do mercado de TI, o Google já está trabalhando em uma solução: abandonar o Android Open Source Project (AOSP) e adotar um novo Android, em um formato completamente proprietário. Como afirmou o The Register,  site britânico de TI: "[Richard] Wilson diz que trata-se de um projeto altamente confidencial e que está em andamento para reescrever a execução ART, removendo qualquer dependência remanescente do AOSP do seu código-fonte". Se - e quando -  os tribunais decidirem em favor da Oracle, o Google terá a desculpa perfeita para dar às fabricantes de smartphones parceiras (OEMs) uma escolha simples: o nosso jeito ou caia fora". 

E a razão disso é a nossa velha amiga, cujo nome começa com F de...

Fragmentação

DeviceFragmentation2
A fragmentação de smartphones é o ponto fraco do Android / © ANDROIDPIT

O que o Google quer

Se tiver de abandonar a filosofia open source, o Google quer, finalmente, resolver o - cada vez mais sério - problema da fragmentação de versões do Android espalhadas pelos smartphones. As fabricantes não são exatamente grande fãs de "entrega rápida" ou seja, das atualizações frequentes do Android. Isso porque elas preferem vender novos smartphones que tragam a versão mais atual, substituindo aparelhos defasados.  

E como as margens de lucro na venda da maioria dos aparelhos são apertadas - com exceção dos topos de linha - permitir atualizações frequentes em um curto espaço de tempo pode fazer com o usuário fique mais tempo com um smartphone. Normalmente, as fabricantes preferem segurar a atualização por, em média, dois anos, a ponto do usuário não ter outra opção a não ser comprar um novo modelo se quiser ter a nova versão do sistema operacional.

O Google sabe disso e, por isso, tem movido cuidadosamente mais e mais recursos-chave para a sua plataforma proprietária, o Google Mobile Service, em detrimento do AOSP, que tem sido largamente ignorado alguns anos. Isso tem tornado a plataforma open source inútil para quase todo mundo, menos para as fabricantes chinesas, que a usam muito em seu mercado doméstico. 

Wilson acredita que o próximo passo é usar o caso da Oracle para fazer as fabricantes abraçaram um Android fechado.

androidpit samsung galaxy s5 25
Um processo bilionário da Oracle pode tornar o Android um SO fechado / © ANDROIDPIT

Como o Google pode fazer isso

Com o AOSP inutilizado, o Google pode, como dissemos antes, oferecer uma escolha simples às fabricantes: usar o seu SO proprietário - líder de mercado e que já conta com mais de um bilhão de usuários espalhados pelo mundo - ou que elas desenvolvam seu próprio sistema e aplicativos. E o único que tentou ir por esse caminho foi a Samsung, com o seu Tizen, cujos planos foram abandonados em 2014, quando a empresa assinou um acordo de patentes de 10 anos com o Google. E o que sobrou? Sailfish? Windows Phone?

Se os planos derem certo, o Google mata a questão da fragmentação e ainda afasta o risco de processos judiciais por causa de vulnerabilidades de segurança não corrigidas. E ainda faz com que cada telefone seja, de fato, um Google Phone, reduzindo a quase zero as possibilidades das fabricantes mexerem na plataforma, com seus bloatwares. Se o analista estiver correto, esse "admirável mundo novo" deve ser anunciado no Google I/O 2017. 

Você abandonaria o Android se ele deixasse de ser um sistema de código aberto?

Nós podemos ver todas as vantagens para o Google, mas será que essa mudança será boa para nós? Diga o que você acha nos comentários.

 

Os comentários favoritos dos leitores

  • Jabez Soares há 5 meses

    Daí vem à tona a conversa da Samsung em trazer o Tizen.
    Veremos...

    [off]
    fui o 1º :)

  • Deco Portella há 5 meses

    Tem uma galera viúva do Root e Cyanogen dizendo que isso é um tiro no pé... menos de 10% de toda a base de usuários Android rootam ou fazem procedimentos avançados em seu dispositivos. Pode ser ruim pra vocês, os quase 10%, mas pra TODO o resto vai ser muito benefício.

    Se tem algo que seduz os usuários Android no iOS é o formato como ele trabalha. Se tivermos um sistema consistente, intuitivo e familiar em todo os dispositivos, aliados com updates por anos, o Android vai se tornar muito mais atrativo pro usuário comum.

    Eu mesmo, não entendo a frescalhada de querer mexer no design do drawer, da central de ações, dos menus, criar atalhos e essas firulas. Quero um sistema que funcione bem e que esteja atualizado. Quase todas as funções que as interfaces de fabricantes trazem são bobagens relacionados a "personalização", que é nada mais uma diversão de "vestir sua barbie - Android" pra um monte de marmanjo que ainda fala dos usuários frescos do status da maçã. Ao dizer que o Android é melhor hoje por deixar você brincar de "deixar ele bonitinho" ao seus singelos gostos é tão fresco quanto comprar um celular porque tem uma maçã mordida atrás.

  • Rafael há 5 meses

    E quem resolver abandonar o Android,pra onde vocês vão bonitões ? Kkkkk o Windows phone já faliu,iOS é 100% fechado e sem customização nenhuma (sou usuário de um) e não tem nenhum outro sistema !

  • Rafael há 5 meses

    Acho maravilhoso... É frustrante ficar com um dispositivo desatualizado para sempre. E comprar smartphones atualizados no Brasil,não é lá uma tarefa fácil !

  • André Sousa há 5 meses

    A Oracle já perdeu o processo duas vezes, e acho dificil que o Google vá trabalhar o Android na hipótese de que a Oracle ganha esse processo em um recurso. Aliás, isso só está queimando o filme da Oracle, que foi reduzida à condição de patent troll.

117 Comentários

Escreva um comentário:
  • wtf? qual seria o sentido disso? o bom do android é ser diferente do ios. quem quer um sistema fechado q compre um iphone e pronto

  • Vai lançar outro sistema, porque o Android é público. A google pode criar um sistema chamado "Google Now", com todas as melhorias q eles queriam q fosse para o Android

  • Acho que ela vai acabar criando outro SO pra isso! Open Source é o sucesso do Android !

  • 7

    Eu odeio esse tipo de artigo no estilo "Revista Contigo de TI".

    Quando vc tiver uma declaração oficial da empresa, amigo, faça uma matéria comentando.

    Amplificar fofocas podem até trazer tráfego para o site, mas estragam a reputação da sua marca.

  • Também pudera. A Google já sugou tudo que podia das fabricantes pertencentes à OHA (principalmente da Samsung). E agora que o calo pode estar apertando, ela está se movendo para tornar seu SO semi-aberto (no mínimo), para poder limitar a fragmentação, ditar um padrão e assumir o controle que nunca teve do Android.

    Porém, acho que o grande atrativo do robozinho pode se perder, causando a debandada de investimentos e fabricantes, levando à popularização de substitutos, como o próprio Tizen, um Sailfish ou, quem sabe, um Ubuntu Phone da vida, fora o fato de entusiastas poder utilizar os códigos ultrapassados do AOSP para criar um derivado do Android, mas compatível com o mesmo (o que é bem possível).

  • Viva o Windows Mobile! \o/

  • Não sei se exatamente viraria um sistema fechado, talvez a Google esteja reescrevendo o código do Android para separar a base da interface, assim as fabricantes só mexeriam no design. Ou então algum meio de tornar o sistema "semi-aberto", se é que isso é possível.

  • Espero mesmo que se torne um SO fechado pois assim eu voltarei a usá-lo imediatamente!!

  • Bom, por um lado isso é uma ótima notícia, pois realmente, a coisa mais frustrante no android é o abandono do aparelho pelas fabricantes. Ninguém aguenta ficar trocando de celular pra testar as inovações a todo android lançado, então essa é a simples solução! Por outro, não sei o quanto isso poderia atrapalhar a criação de ROMs personalizadas, por exemplo (acredito que muito)...

  • então, um novo sistema "open source" deve ser criado..

  • Se o Android ficar restrito que nem o iOS, as outras empresa vai ter que aceitar o Android puro de fábrica sem chorar, eu não acho ruim, prefiro Android puro do que modificado.

  • Mais ai no caso de acontecer isso, e os aparelhos antigos iriam receber a atualização do android mais recente já fechado?

  • Engraçado que quando eu levantei essa hipótese alguns céticos diziam que eu estava cagando pelos dedos, agora estão vendo que o caminho até mesmo para segurança melhor do android como as medidas anti roubo necessitam de um sistema fechado, só assim teremos atualizações frequentes e iremos parar de reclamar das fabricantes, vai matar vários ninchos? sim e muitos! CM e outros dev´s, vai matar o Root, Custom Recovery e etc.

    Se eu deixaria de usar o android? se não for ele vai ser o que? Windows ? Ios? claro que vai continuar sendo Android!

  • Se as fabricantes quisessem mesmo vender mais Smartphone e por isso mantém os antigos desatualizados, elas venderiam os novos já com o Android 6.0, pois é mais fácil encontrar Smartphone com o Lollipop que com o Android 6.0 e a maioria dos novos com o 5.0 não irão ser atualizados, e concordo com a Google, pois a fragmentação nem suja a imagem da fabricante e sim da Google.

  • Código fechado? Creio que a Google não seguiria essa linha. Mas, vale ressaltar que não é qualquer que deve fazer alteração de código no SO mobile Android. No meu ponto de vista, sim apenas Google pode alterar o código do sistema. Também não faço rosto no meu smartphone, pois prefiro sistema operacional original e puro. E não modificado

  • Pra mim prefiro código fechado. Não faço root e não troco launcher.

  • Não abandonaria o SO por causa disso. Olhando por um lado até há pontos positivos (atualizações e segurança, por exemplo), mas vejo mais pontos negativos do que positivos, afinal é o fato do Android ser aberto que fez e faz o sistema ser o que é hoje. Particularmente não acredito que o Google acabaria com o diferencial do seu robozinho assim tão drasticamente, mas vai que...

  • Acho que pra mim não faz diferença. Só fico preocupado com as custom roms que gosto tanto.

  • Sinceramente não creio que o Android vire um sistema fechado igual ao IOS. Acredito que o sistema vai continuar sendo aberto, só que não dependerá em nada da Oracle, será somente do Google. Muitas funcionalidades são criadas por desenvolvedores independentes e que algumas são até incorporadas pelo SO em novas versões. A filosofia do Google é aberta para justamente compartilhar ideias e conectar pessoas.

  • No caso eu que era purista mas hj adoro a MIUI como fica?

    :/

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi