O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 71 Compartilhado 7 Comentários

Android Auto vs. Apple CarPlay: Quem vence essa batalha?

No ano passado o Google e a Apple anunciaram em um curto espaço de tempo duas soluções para sistemas multimídia embarcados em carros: o Android Auto e Apple CarPlay, respectivamente. Agora, além de rivais nos smartphones, também o são no cenário automobilístico. O interessante é o fato de que os dois sistemas, embora distintos, possuem muitas semelhanças.

Eu queria ter alguns recursos do iPhone 7 no meu Android.
O que você acha?
50
50
367 participantes
android auto vs carplay
Android Auto vs Apple CarPlay: Quem vence essa batalha? / © Google; Apple; ANDROIDPIT

Android Auto vs Apple CarPlay: as principais (e poucas) diferenças

A primeira é óbvia: um é uma versão do Android e o outro uma versão do iOS. Parece desnecessário citar, porém, isso é muito importante para definir a experiência que cada uma traz, e a experiência de uso pode significar a decisão do usuário. Por quê? Simples: a escolha do usuário vai depender do seu smartphone, afinal Android Auto só funciona com o Android e CarPlay só funciona com o iPhone.

Google Maps
Android Auto vs Apple CarPlay: Google Maps. / © Google

O Android Auto conta com os serviços do Google: Google Maps para navegação, Google Search para busca e Google Play Music para áudio. A função de comando de voz é a do Google Now e será o ponto de interação com os serviços da empresa. Nas versões embarcadas, tudo isso pode ser controlado através do volante, evitando a distração de ficar tocando na tela.

Já o Car-Play usa os serviços da Apple: Apple Maps, iTunes Radio e o Siri como comando de voz.

tela carplay simples
Android Auto vs Apple CarPlay: tela inicial. / © Apple

A interface de usuário é o grande diferencial. O Android Auto optou por uma interface totalmente renovada com informações amplas na tela em apenas 5 categorias: Mapas, onde você pode deixar ele sempre aberto para mostrar informações ao redor; uma tela com cards do Google Now mostrando suas atividades recentes e/ou informações on-line; o Play Music para gerenciar suas músicas; e, uma outra tela para configurar outros atalhos. Tudo em cima do Material Design.

Já a Apple inovou pouco e traz uma tela somente com grandes ícones de atalhos para seus serviços, é praticamente um iPad com fundo preto. Mas isso não é totalmente ruim, pois assim como acontece no iPad, a interface é simples e minimalista e facilitando o uso do serviço. Além disso, esse padrão da Apple se assemelha bastante às centrais multimídias fabricadas atualmente; logo, a adaptação do usuário seria fácil.

Ambos os sistemas obrigatoriamente precisam de um smartphone. Enquanto o CarPlay aceita qualquer versão do iOS, mas um hardware no mínimo como o do iPhone 5 (que já possui 2 anos de mercado), o Android Auto só funciona em aparelhos com o Android 5.0 Lollipop ou superior, ou seja, nem todo mundo terá um aparelho compatível. Além disso, sabemos da dificuldade dos fabricantes para atualizar seus smartphones. Por isso, se o Android Auto adotar essa postura, e exigir uma versão mais nova do Android toda vez que for atualizado, os usuários irão sofrer.

Android Auto vs Apple CarPlay: a similaridade entre Android e iOS

Como disse anteriormente, os 2 sistemas possuem muitas similaridades. Caso você não tenha muito contato com tecnologia, em um primeiro momento, quase não iria distinguir entre eles. Vejamos:

  • Ambos precisam de um smartphone compatível para funcionar e sempre via cabo (micro USB ou Lightning). Até a apresentação de conexão no celular é idêntica: o nome do sistema com um fundo preto.
conectados
Android Auto vs Apple CarPlay: tela de boot. / © 9to5mac
  • Ambas empresas já iniciaram com grandes aplicativos parceiros, como o Spotify, por exemplo, para oferecer uma melhor experiência. Como os parceiros são os mesmos, podemos esperar a mesma experiência de uso em ambos os serviços.
  • Mesmas montadoras parceiras. Como o Android Auto é totalmente integrado com o computador e sensores dos carros, automaticamente as montadoras se tornaram parceiras. Aí que entra a “Open Automotice Alliance”, uma aliança de várias montadoras de veículos que compartilham tecnologia. Como o Google e a Apple precisam ser parceiras das montadoras, estas exigem que o sistema seja algo adaptado ao seu carro. Desta forma, ambas as empresas acabam entregando algo similar para a montadora.

Android Auto vs Apple CarPlay: a coexistência amigável dos sistemas

Como dito acima, as montadoras exigem certo padrão para o sistema funcionar no seu carro. Qual seria a melhor solução? Imagine que uma pessoa vai comprar um carro e gosta muito de um modelo especifico, porém, ele usa o sistema Android Auto, mas ela é usuário de um iPhone. Ela vai comprar um carro baseado no seu smartphone ou vai trocar de smartphone em função do carro? Situação difícil não é?

Pensando nisso, algumas montadoras resolveram o seguinte: instalar um sistema embarcado rodando tanto o Android Auto quanto o CarPlay, uma espécie de Dual Boot. Ao conectar seu celular, seja um Android ou um iOS, automaticamente o sistema reconhece o smartphone e abre o sistema equivalente.

Por outro lado, algumas montadoras optaram por um dos lados nesta guerra de sistemas operacionais e decidiram-se por apenas um dos dois sistemas. Abaixo, uma imagem mostrando como está por enquanto a situação das montadoras na hora de escolher seu sistema:

montadoras
Android Auto vs Apple CarPlay: montadoras. / © ANDROIDPIT

Diferente do mundo dos smartphones, o Android Auto e o CarPlay estão em uma competição saudável. Eles estarão na maioria das vezes instalados no mesmo hardware, ou seja, não vai existir essa espécie de "corrida armamentista" que existe hoje nos smartphones para ver quem coloca mais núcleos no processador ou mais pixels na câmera.

Tudo será questão de software: quem fizer a interface mais bonita e rápida provavelmente se sairá melhor. Com qual software você fica?

71 Compartilhado

7 Comentários

Escreva um comentário:
  • Prefiro o Android Auto. Mó bobeira as marcas que não tem Android, pois além de ser o melhor é o que tem mais usuários.

  • Acho que o sistema do Android (nesse caso), atualmente, é superior.
    Apesar de não ter usado nenhum dos dois, é visualmente mais agradável (melhor que a interface "seca"/"morta" imposta pela Apple, aqui), e aparentemente mais completo/funcional.
    Já que não usei nenhum dos dois, a escolha ficaria devida apenas à marca do carro, onde iria preferir, de qualquer forma, o Android Auto.

  • '-'

  • Eu ia comprar uma Ferrari, mas já que é CarPlay quero mais não. 😂😂😂😂😂

  • O androidauto é bem mais bonito que o carplay, mas as semelhanças de funcionalidades meio q deixa a escolha para o smart do proprietário do carro, acho besteira montadoras escolherem um sistema so ate pq mesmo q seja carros de luxo não necesariamente quem compra tem iphone (status) o esquema do dualboot é bem mais interesante para todos

  • a HTC já tem o CAR há anos, conexão BT, Google voice, blá blá blá, tela dedicada ativada por voz para todos os aplicativos e agora vai lançar o CELLO....

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi