O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
191 Compartilhado 52 Comentários

Esta função do iOS estará nas próximas versões do Android

Um documento publicado em um site do Google voltado ao design de seus produtos, mostra que uma das novas diretrizes visuais do Android será a inserção de uma barra de navegação na parte inferior dos displays que trouxerem o sistema operacional móvel. A função já existia no iOS (iPhone) e agora deve chegar nas próximas versões do Android.

Dessa forma, os designers da plataforma poderão inserir botões de navegação, com acesso rápido para diversas funções do smartphone/tablet, conforme você pode ver na tela abaixo. O guia divulgado pelo Google traz ainda o jogo de cores que cada design deve utilizar na interface, bem como as funções que ela deve exercer. 

BARRAGOOGLE 2
A barra inferior deve facilitar a navegação dentro dos apps/ © Google

Entre as determinações do Google para a nova funcionalidade, está estipulado que a barra deve ter “três a cinco destinos de alto nível de importância e destinos que exigem acesso direto de qualquer lugar do app”. Além disso, a barra deve desaparecer do display quando o usuário estiver manuseando uma página e reaparecer quando a tela ficar sem atividades. 

BARRAGOOGLE
A barra inferior do Android deve ter de três a cinco destinos de importância / © Google

Já no quesito “Comportamento”, o Google determina que “ao tocar em um ícone de navegação inferior o usuário deve ser levado diretamente para o destino associado, ou atualizar o modo de exibição ativo no momento”. Além disso, cada ícone não pode abrir menus ou outros pop-ups.

O Google não estipulou uma data de quando a barra será implementada no Android. Mas é possível que as mudanças já apareçam nas próximas atualizações do sistema. 

E o que você acha dessa novidade no Android? Será a nossa navegação ficará mais intuitiva? Dê a sua opinião!

Fonte: Google

52 Comentários

Escreva um comentário:
  • Aí sim
    Podiam tirar o menu hambúrguer também

  • Essas funcionalidades que vão chegando nos smarts e não fazem a menor diferença

  • sem opiniões até o momento só vendo na pratica

  • É uma boa mas da forma que alguns apps já usam fica confuso.


    Algo que poderia ter nesse estilo era o navegador chrome com a barra de endereços e abas na parte de baixo, já que FAZ SENTIDO usar na parte de baixo devido as mãos alcançarem facilmente.


    Edje e WP tem isso é é divino, prático e facil de manusear com uma mão.


    Ou pelo menos o Android 7.0 deveria ter opção de ficar com a tela menor para acessar com uma mão só o que deseja, igual WP ou MIUI

  • Se tirar esses botões horrorosos virtuais ficaria lindo demais!!! e colocar as funções dele nos aplicativos como o ios faz

    • Mas como voltar pra HOME ?

      • Ai ta a inovação, uma forma de volta pro home sem precisar de botões, isso seria uma grande inovação, poderia segurar o botão voltar ate ele ir pro home ou outra forma

      • se vcs usassem o app do androidpit saberiam que os botões da navbar desaparecem e ao ao alternar o rolamento para cima da página, ele volta, então vc tem um maior aproveitamento da tela enquanto navega pelo App e quando quer voltar, basta retornar a matéria acima, os app deveriam ser todos assim (não estou puxando saco pro lado do Androidpit, mas o App foi bem desenhado pra utilização, parabéns a equipe).

      • Seria muuto bom isso mesmo. Já viram o Sailfish OS da Jolla? O sistema é todo baseado em gestos.. Seria muito interessante ver o android com gestos por todo sistema

  • preferiria que a google tornasse oficial o pie key e/ou deixasse usar a roda que abre quando puxa o google now pra usar como um lançador de qualquer app. Usava muito isso quando tinha meu moto g rooteado e sinto saudades. Podia tornar o xposed oficial também, mas ai eu acho que é pedir demais...

  • Muito iPhone, acho q isso ai já não é material design

  • O Google já colocou algo parecido no G+!!!!
    Quando você está rolando a página ele some, se voltar a página ele aparece!!!

  •   45

    Eita Rui, você causou bagunça na cabeça do povo heim kkkkkkkkk.
    Galera, a barra só irá aparecer in-app(dentro de aplicativos).
    Para um melhor entendimento vou exemplificar com o aplicativo do Facebook:
    A barra de atalhos superior do Facebook (aquela de contatos, messenger e etc...), ela simplesmente irá para baixo e irá sumir automaticamente quando não tiver ação do usuário, somente reaparecendo ao primeiro toque.
    (exemplo tirado de outro site)

    Com o lançamento do Android M, estou prevendo mimimi's gigantes por parte da concorrência.
    kkkkkkkkkkkk

  • Acho que não vai ser algo fixo, nem no iOS é. Vai ser algo que vc pode expandir e acessar, então não se preocupem com espaço da tela. Eles não seriam bestas de colocar algo desse tamanho como uma coisa fixa.

  • A maioria dos aparelhos têm bordas enormes, não entendo o motivo de fazerem como a Samsung e usarem botões capacitivos, iriam ganhar área na tela. Aí a Google inventa de fazer essa barra feiosa pra deixar o Android parecido com o iOS, espero que não ocupe mais espaço de tela!

  • não entendi nada

  • Trazer comandos rápidos pra parte inferior da tela nada mais é que uma evolução lógica no design de interfaces, em um tempo em que celulares estão ficando cada vez maiores

  • Se ficar no lugar dos botões virtuais tudo bem, mas, se for pra perder mais espaço da tela, pode deixar como está que é melhor!

  • Nunca gostei muito dos botões inferiores no Facebook no iOS mas vamos ver como será na prática.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi