O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
187 Compartilhado 32 Comentários

O Android continua sendo a plataforma mais importante para o Google

Vimos muitas novidades sobre o futuro do Android durante a apresentação principal do Google I/O 2017. O sistema operacional móvel cresceu e se desenvolveu, mas notícias que chegam da própria Google podem preocupar os usuários. No entanto, mesmo com todos os rumores e informações sobre o Fuchsia, Andromeda ou uma suposta fusão do Android com o Chrome OS, não me sento temeroso em relação ao futuro do Android. Eis os meus motivos.

Eu realmente gosto de smartphones com tela grande.
O que você acha?
50
50
1070 participantes

Durante o IO17, o CEO do Google, Sundar Pichai, nos disse que o Android agora tem 2 bilhões de dispositivos em uso ativo. O outro bilhão a Google deverá ganhar com o Android Go, caso faça tudo direitinho. Assim, os smartphones Android de baixo custo, com memória RAM de 1GB, terão um aumento significativo do ecossistema de aplicativos de baixo impacto no sistema, e teremos recomendações específicas na Play Store para facilitar o acesso aos mesmos.

Mas, sinceramente, o Google não tem como rachar o Android ao meio do nada, e não poderia dizer: "Desculpe, mas estamos descontinuando o Android, vocês terão que usar e desenvolver apps para o Fuchsia agora". Portanto, o Android continua a ser a plataforma mais importante para o Google.

Opinion by Eric Herrmann
O Android continua a ser a plataforma mais importante para o Google.
O que você acha?
50
50
169 participantes

O Android será sempre bom para o Google

Claro, o Android vem com suas limitações. Estas já estavam presentes desde o início. Mas melhorias no que se referem ao núcleo do sistema existiram desde sempre e estão sendo suficientes. O exemplo mais recente é o Projeto Treble, que finalmente tenta remover as últimos pedras do caminho entre as atualizações e os patches de segurança.

Claro, o Google também está trabalhando para tornar a sua casa inteligente com o investimento em Inteligência Artificial, e torna-la automatizada através da Internet das Coisas. Os dispositivos estão aprendendo a falar uns com os outros e a agir conforme nossos comandos. E para convergir tudo isso, vamos usar o Google Assistente. E, se pensarmos em dispositivos como o Google Home, que não dependem do Android para funcionar, podemos até dizer que a plataforma do robozinho verde estaria obsoleta neste caso.

AndroidPIT BEST SMARTPHONES 2017 2706
O Android permanecerá nos smartphones por um tempo / © AndroidPIT

Vamos ver o Android conforme os smartphones continuem sendo relevantes em sua atual forma. Uma mudança dramática como a troca abrupta do sistema operacional não valeria a pena para o Google. O software dos dispositivos não vai mudar, pois isso sairia muito caro para a Google e outras parceiras. Bem como seria uma ideia terrível para o desenvolvimento destas máquinas.

De forma geral, é claro que, além de Android, o Google está trabalhando em projetos paralelos. Contudo, estes não tornam o Android redundante: a Google está completamente comprometida com o sucesso de seu sistema operacional móvel e vai investir ainda mais no segmento de smartphones de baixo custo para chegar ao próximo bilhão de Droids, já o segmento high-end está coberto com a linha Pixel que compete diretamente com a série de aparelhos da Apple. "Desistir do Android? Nunca!".

O que você prevê para o futuro do Android?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Bruno Monin há 6 dias

    O Android, assim como o Windows e tantos outros SO's já estão chegando em seu período de maturidade, ou seja, sem grandes revoluções, somente pequenas adições. E não devemos culpar as empresas pois é o curso natural de qualquer produto. O hardware segue a mesma tendência, não veremos nada revolucionário por mais alguns anos, apenas melhorias, e na verdade, não precisamos muito mais do que já temos. Aos que estão esperando sempre mais no quesito novidade, o que lhes falta?

  • Roger S. há 6 dias

    Único Android que a Google se preocupa é o dos próprios smartphones. Bugs em aparelhos de outras marcas e fragmentação do sistema não parecem preocupa-lá.

  • Denis há 6 dias

    "O que você prevê para o futuro do Android?" - Mais do mesmo. Não sei... parece que o Android está parado e não se desenvolve mais. Não vejo melhorias significativas, apenas mais anúncios de que vão fazer e acontecer na próxima versão e aí, quando sai... nada de mais... só perfumaria. A Google agora lança um projeto atrás do outro... Projeto Volta, Doze, Ara... nenhum deles concluído ou funcionando como alardearam. Eu não troco o Android por qualquer outro sistema móvel, mas a coisa tá ficando feia... a Google se acomodou com a sua grandeza.

  • Roger S. há 6 dias

    Não se pode confundir personalização com modificações estruturais no sistema. Podemos personalizar tanto um Android puro quanto um com Touchwiz, mas o que as empresas fazem com o Android não é uma simples personalização, creio eu;

  • Deivis Schuman há 6 dias

    Lembram daquela frase: "Em time que ta ganhando não se mexe"?
    A Google da desse jeito! A tempos ela esta ganhando, então pra que mexer?

32 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
187 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi