O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 32 Compartilhado 9 Comentários

Um troféu nada bacana: Android consome mais 3G que iOS!

Hoje, mais cedo, um leitor me perguntou que tal seria o Galaxy S4 comparado ao iPhone 5 em termos de hardware, na minha opinião um processador como o Exynos 5 Octa bate o chip A6 da Apple em termos de processamento de dados. Sempre que olho para o Android neste tipo de comparação, tendo a ver os benefícios do sistema operacional da Google sobre o iOS. Porém, nem tudo são flores no mundo do robozinho verde e o Android foi considerado o OS que mais consume 3G quando colocado ao lado de plataformas como iOS, Windows, Linux e Blackberry.

O levantamento foi realizado pela Cisco e demonstrou que o Android consome 38% mais MB/mês que, por exemplo, o iOS. Os dados de consumo de dados estão sendo analisados pela Cisco há cerca de três anos e servem para uma análise bem interessante sobre como a Apple mudou este cenário, já que no início, o consumo era igual ou maior que o do Android.

No depoimento de um dos analistas da Cisco, Arielle Sumits, podemos ver que o fato do aparelho contar com a mudança automática do plano de dados para uma rede de cobertura sem fio disponível, faz toda a diferença: 

Aproximadamente 70% do tráfico do iPhone é de Wi-Fi e 30% 3G, enquanto no Android é 45% de Wi-Fi e 55% 3G. As razões disto: o iPhone muda automaticamente de conexão para uma rede Wi-Fi, se disponível, enquanto nem todos os Androids possuíam essa funcionalidade (que foi melhorada nos devices mais atuais). Ainda, os proprietários de iPhones assistem mais vídeos e baixam mais apps do que os proprietários de Androids, e o consumo de vídeo e download de apps ocorre mais em ambientes com Wi-Fi.

É claro que este fator recaí bastante sobre a escolha na hora de comprar um dispositivo móvel e deve ser levado sim em consideração, já que a grande maioria dos usuários de smartphones compram um aparelho com o objetivo final de permanecer conectado por muito mais tempo. Além disso, em um mercado como o do Brasil, onde a os planos de dados aplicados pelas operadoras são de amargar, é muito importante tomar cuidado para não chegar na metade do mês com a internet se arrastando.

Assim, comece a dar mais valor às conexões wi-fi disponíveis ao seu redor. Quem avisa, amigo é, pois sou campeã no quesito drenagem do plano de dados do celular, e você?

9 Comentários

Escreva um comentário:
  •   6

    Bom talvez não afete o momento da compra, onde as pessoas geralmente optam pelo que cabe no bolso, ou pelo que lhe deixou enamorado.

    Mas é um dado interessantíssimo.
    No Brasil a maioria dos cidadãos utilizam planos pré-pagos, para os planos pós pagos os cidadãos comuns de classe C ou inferior, maioria no país, apenas optam se tiver alguma promoção boa de aparelho ( e ainda entra a questão do nome limpo etc...) são vários os porques dos brasileiros optarem pelo pré-pago.
    Da porcentagem que possui os planos pós-pagos, poucos fazem o gerenciamento do plano oferecido, poucos realmente entendem qual é seu consumo de dados ou de vóz dentro da franquia, o que traz a tona o velho " eu não sabia".
    Se o IOS poupa o consumo de dados é óbvio que a primeira vista é a escolha mais óbvia daqueles que fazem o gerenciamento de seu plano e querem ter um pouco mais de tempo dentro do contratado ( excedentes ninguém merece).
    Mas há varios fatores nisto, o preço dos dispositivos é um deles, se você compra um Android de R$ 400, compensa mais a "falta de economia" do Android, ou esperar juntar o dinheiro para a economia de um IOS?
    Prefere um dispositivo que (em teoria) tenha mais possibilidades, porém consuma mais dados, ou um que (em teoria) economize seus dados, mas não te da tantas opções?

    É tudo muito subjetivo, não convém uma descisão unânime, e menos ainda qualquer ataque a um dos dois sistemas. A unânimidade deveria estar na aceitação do dado como útil, pois afeta sim os brasileiros, talvez não de uma forma que não dê para ignorar, mesmo porque no país milhares de pessoas tem o acesso a internet apenas pelo 3g, fazer o que com um dado deste, em uma situação destas? Nada, apenas aprender ( se "aprender" possa ser antecedido pela palavra "apenas" )


    Abraço.

  • Eu não acho que isto influencia em nada na hora de comprar um aparelho.

    Na boa, alguém que pague um plano de dados ilimitado que seja rápido (coisa rada no Brasil) vai se dar o trabalho de ficar trocando para rede wifi?

    Fala sério... A questão do consumo a mais de 3g independe do sistema operacional, mas sim de quem opera o aparelho ...

    Esta é minha opinião.

  •   60

    só não entendi a relevancia da informação para dizer que um ou outro é melhor sistema, eu nunca uso wi-fi, sempre 3g, até mesmo por que aqui na minha região, wi-fi free, é escasso , pra não dizer inexistente, em comparação com outros paises ou mesmo regiões do pais, mas, mesmo assim , pelo que deu a entender, eu contribuo para essa média de consumo 3g, mas eu não tenho a opção do wi-fi, acho que assim esses dados não condizem com a realidade .

  • Não entendi muito bem, pensei que estava falando só do consumo de bateria.
    Mas óh, sei que desde o 2.3 no mínimo tem essa opção de privilegiar Wi-fi, o problema deve ser na configuração que o usuário deixa habilitada para procurar por redes sem fio e de quanto em quanto tempo ele procura por redes sem fio.
    Só que também deixar habilitado para ficar procurando pela rede também gasta energia...

    Edit: vi que a Camila já comentou sobre isso. Infelizmente não tem jeito, Android costuma usar muita energia nessas horas, principalmente 3G. Área com rede fraca também influencia, faz gastar mais energia para mentar a conexão. O que eu faço é deixar sempre em 2G, só mudar para 3G se precisar abrir o navegador para ver algo. 2G é suficiente para os programas em segundo plano atualizarem enquanto o aparelho está ocioso. A economia de energia vale a pena.

  • Convenhamos ...
    Óbvio que não vou trocar o Android pelo Ios por conta disso, mas também é óbvio que é preciso melhorar.

    Ainda assim não entendi muito bem. Se foi "melhorada" nos devices atuais...

    Se eu ligo o Wi-FI ele vai conectar-se nela saindo do plano de dados.

    E nunca me atentei para esse detalhe pq apenas usei IOS eventualmente. Mas como o Iphone troca de redes automaticamente sem procurar as redes sem fio disponíveis?

    Ou eu não estou conseguindo raciocinar direito ou o Iphone tem que procurar essas redes para trocar. No Android há diversos apps (um deles é o tasker) que automatizam tarefas inclusive procurar um rede WI-FI de x em x minutos
    por x segundos. Assim não se gasta a bateria.

    https://play.google.com/store/apps/details?id=net.dinglisch.android.taskerm&hl=pt_BR

    Já que citei o tasker. Aí está o link. Para mim o mais útil app da loja.

    Off: A Apple também avançou na questão bateria no Iphone 5.
    Agora mesmo o The Verge noticia que ela não está satisfeita com o tal relógio porque ainda tem que ser carregado a cada dois dias e ela quer cinco. Segundo o site ela poderá adiar o lançamento.
    Claro que essa história do relógio que supostamente seria lançado é apenas um exemplo de como a Apple tem focado em melhorar certas demandas.

  • Pessoal pra que pagar fortunas num plano de dados Pós Pagos? Um plano Pós da Claro, Tim e outras operadoras nunca dão a velocidade que prometem... Acabei de testar a velocidade da minha NET ( meu cel. Galaxy SII Lite) com o app Speed Test ALCANÇOU 1512kbps,1.5MB (Minha é pré pago Vivo On e pago 25R$ Ganho 400 de bonus 10mil sms e 25creditos e 30dias de Internet ILIMITADA) moro em Guarapari E.S ... Meu amigo( cel. dele Galaxy SIII) testou comigo, a dele é Claro 3g max LIMITADO paga quase 200reais por mês... Chegou a 935kbps :-/
    Pra que plano de dados Pós?????
    Acordemmmmm!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    • Equipe
    4/mar/2013 Link para o comentário

    @Claudio, esta pesquisa interfere na rotina de qualquer usuário a partir do momento que aponta que certas melhorias, como a troca automática de conexões de internet afeta diretamente o consumo do plano de dados.

    Mesmo na Europa é difícil encontrar uma rede Wi-Fi "dando sopa", a questão é, em casa e no ambiente de trabalho, normalmente, o Wi-Fi está disponível e acabamos utilizando o plano de dados por não lembrar de ativar o Wi-Fi e, caso deixemos o Wi-Fi acionado o tempo todo, corremos o risco de ficar sem bateria por que o aparelho fica constantemente procurando a rede sem fio.

    Logo, não concordo quando você afirma que a "pesquisa não interfere para quem mora no Brasil"

    Aqui segue o site da Cisco para mais informações: http://ciscovni.com/data_meter/

  • Tem um porém que não foi comentado: Isso é totalmente ilógico, pois do que adianta ter um bom plano de internet e usar Wi-Fi sendo que é muito difícil encontrar rede livre, note que no Brasil ainda é complicado acesso fácil a Wi-Fi sendo que essa pesquisa consiste em lugares com mais redes de acesso Wifi. Então essa pesquisa e tese não interfere para nós que moramos no Brasil! E em relação a iPhone e Android... Nem comento, afinal se alguém entende de smartphone de verdade vai saber quem é melhor! Os gráficos são claros. Android domínio absoluto.

  • entao vamo resolve logo isso ne pq ambos sao caros e ainda consomem muito ai complica ne e coitado das baterias kkkkkkk

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi