O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 min para ler 34 Compartilhado 16 Comentários

Android Gingerbread vs Firefox OS

Dos novos sistemas operacionais mobile, o Firefox OS talvez seja um dos mais evoluídos (Tizen, Ubuntu e Jolla Sailfish). Na semana passada, o teste do One Touch Fire, o smartphone da Alcatel que roda com o Firefox OS no Brasil, gerou certa polêmica por conta da comparação direta com as versões mais recentes do Android (Jelly Bean/KitKat). Por isso, resolvi diminuir a pressão sobre o OS da Mozilla e colocá-lo lado a lado com a versão Android 2.3.x Gingerbread. Levando em consideração que 26,3% dos celulares presentes hoje no mercado rodam com esta versão do software da Google, a comparação pode ser bastante interessante. Abaixo, você confere as semelhanças e as diferenças entre o Firefox OS 1.1.0.0-prerelease e o Android 2.3.4 Gingerbread.

Eu realmente gosto de smartphones com tela grande.
O que você acha?
50
50
2942 participantes
LV1A5967
À esquerda, Gingerbread; À direita Firefox OS! / © AndroidPIT

Assim como o Android, o Firefox OS é um sistema aberto, a diferença é que 40% do código dele é desenvolvido por voluntários e a base do software é HTML5. Uma das supostas vantagens do Firefox OS é a segurança e a proteção da privacidade dos usuários. Porém, como mencionado na review do Alcatel One Touch Fire, nada que não possa ser definido com ou sem aplicativos de terceiros no Android.

Nota: Para esta comparação, foi usado o Sony Ericsson Xperia Ray, modelo st18i - o único smartphone que possuia comigo rodando com Gingerbread. Logo, nas capturas de tela abaixo, você não verá uma versão pura do Android 2.3.x, pois o software carrega características da UI da Sony.

Tela de bloqueio

A tela de bloqueio do Firefox OS e do Android 2.3.4 é bem parecida. Centralizado na parte superior, encontramos informações sobre o horário e data e, na parte inferior do display, o bloqueio de tela. No caso do Firefox OS, você tem um atalho rápido para a câmera, o que é bem mais funcional em termos de experiência de uso. Porém, existem mais opções de bloqueio de tela no OS da Google. Vale lembrar que ainda não existe suporte para o idioma Português (Brasil), por isso, o sistema foi configurado em Inglês no celular da Alcatel.

Firefox OS Gingerbread
Tela de bloqueio do Firefox OS (esquerda); Tela de bloqueio do Android Gingerbread (direita)! / © AndroidPIT

Tela inicial

A tela inicial do Android é mais dinâmica, pois você pode usar os clássicos widgets interativos, adicionar atalhos de aplicativos e pastas. Além disso, existe uma barra na parte inferior, na qual é possível inserir até quatro atalhos ou pastas. A partir dela também dá para acessar a gaveta de apps. Outro detalhe é que essa barra é exibida em todas as telas.

Firefox OS Gingerbread 2 3
A tela inicial do Android oferece mais recursos e é mais dinâmica! / © AndroidPIT

O Firefox OS não possui o App Drawer (lançador de aplicativos). Assim, as telas também funcionam como a lista de todos os aplicativos instalados que são exibidos com ícones muito maiores do que para Android. Aqui, você também encontra a barra inferior com atalho para aplicativos - até sete.

Barra de configurações

A barra de configurações é algo que salva tempo. Porém, nenhum dos dois sistemas operacionais comparados aqui chega a ser satisfatório neste sentido. No Firefox OS é possível definir rapidamente a rede móvel, auto rotação, bluetooth, modo avião e acessar as configurações avançadas a partir da barra de notificações. No Android 2.3.x não é possível acessar as configurações rápidas a partir de uma barra, para isso, o usuário terá que utilizar um certo número de widgets desenvolvidos para tal fim.

Firefox os gingerbread 2 3 configuracoes
No OS da Mozilla, existem atalhos para as configurações rápidas a partir da barra de notificações (esquerada); No Android 2.3.x, se faz necessário uma série de widgets para se ter atalhos rápidos! / © AndroidPIT

Lembrando que algumas fabricantes, como a HTC introduziram a possibilidade de acesso aos atalhos de configuração ao sistema 2.3.x. Um exemplo deste upgrade através da skin da fabricante é o HTC Desire HD.

Barra de notificações

Bom, visto que a barra de configurações é inexistente no Android 2.3.x, o que resta aos usuários é um simples espaço para as notificações. Já no Firefox OS, posso dizer que a barra de notificações integra a barra de configurações e vice-versa.

Firefox os gingerbread 2 3 notificacoes
A barra de configurações e notificações se combinam no Firefox OS (esquerda); já no Gingerbread a experiência é bem mais limitada (direita)! / © AndroidPIT

Função Multitarefas

Antes de continuar, é preciso dizer que a UI do Firefox OS lembra a do iOS. Talvez por este motivo, a recurso multitarefas também o faça. Se você lembra do webOS da Palm, que revolucionou os sistemas multitarefas móveis em 2009, vai ter um déjà vu com o recurso multitarefas do software da Mozilla, pois é muito parecido: os aplicativos abertos são mostrados como cartões que podem ser navegados da direita para a esquerda e removidos através de um "golpe" para cima. Para acionar a função, basta pressionar longamente o botão "home". No Android 2.3.x, acessar os aplicativos usados recentemente funciona da mesma forma, entretanto, os programas virão como atalhos para os aplicativos, como mostra a imagem abaixo:

Gingerbread 2 3 Firefox os
Recurso multitarefas no Firefox OS (esquerda) e no Android 2.3.4 (direita)! / © AndroidPIT

UI de aplicativos

Assim como acontece em versões de aplicativos no iOS, WP e Android, nem sempre aquilo que o usuário experimenta em um sistema operacional será o mesmo em outro. A grande novidade do Firefox OS é que a base do sistema é o HTML5 e muitas pessoas se perguntam qual é a diferença desta plataforma para o Android. Primeiro, o Android é desenvolvido em Java e, por mais que carregue o símbolo "Open Source" não é assim tão aberto visto que a Google define as regras do jogo. Em termos de experiência, basta saber que o HTML5 é mais leve e roda em smartphones com hardware low-end. Além disso, o HTML5 é responsivo e pode ser utilizado no seu desktop, já os aplicativos no Android são desenvolvidos para a plataforma móvel.

Youtube Firefox OS Android Gingerbread
No Firefox OS, não existe a função “in-app-multitasking” que permite que os vídeos sejam minimizados e vistos de qualquer página do aplicativo! / © AndroidPIT

Usando o aplicativo do Youtube em ambos os softwares, a experiência é bem diferente. Enquanto no Gingerbread você conta com a última versão do app, no Firefox OS ainda existe muito o que otimizar para entregar a mesma prática. E isso você vivencia em outros aplicativos também.

Conclusão

Apesar do Firefox OS ser mais evoluído que o Android Gingerbread e extremamente leve (o requisito mínimo de hardware é um processador single core com arquitetura ARMV6 com clock de 800 MHz, 256 MB de memória RAM, tela sensível ao toque com resolução QVGA e uma GPU Adreno 200), a versão 2.3.x do sistema operacional da Google é mais estável e fluida. Neste momento do desenvolvimento do Firefox OS, eu não compraria o Alcatel One Touch Fire, por exemplo, pois além da óbvia necessidade de otimização do software, o hardware é muito inferior, especialmente a resposta da tela ao toque.

Porém aqui estou falando sobre o software, por isso, como ex-proprietária de um HTC Desire HD (trocado no início deste ano), posso garantir que o Gingerbread ainda faz um trabalho superior ao do Firefox OS rodando no One Touch Fire. Entretanto, é preciso dizer que a Alcatel e a Mozilla colocaram o gadget a um preço tão agressivo no mercado nacional que, com certeza, você verá muitos destes aparelhos por aí.

Mais uma vez, apesar de ter sido lançado em setembro de 2011, o Android Gingerbread ainda é a segunda versão mais utilizada do sistema operacional da Google. E, apesar de muitos desenvolvedores torcerem o pescoço para o que vou dizer agora, para um sistema criado há pelo menos dois anos, até que ele não fica abaixo do novíssimo Firefox OS!

E aí, você concorda com os pontos que levantei nesta comparação? Com qual versão do Android você acha que o Firefox OS deveria ser comparado? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.

16 Comentários

Escreva um comentário:
  • Tenho um LG fireweb e não dá pra ser mais porcaria!!!! nada funciona direito. Além, de não ter whatsapp (apesar da promessa de lançá-lo no final de 2013), as versões genéricas não funcionam. O app do Facebook não abre 90% das imagens, simplesmente mostra quadrados bracos ou pretos no lugar. mas é aleatório, as vezes (raríssimamente) funciona... A toda hora é preciso reiniciar o aparelho pois o wifi desconecta e não concecta mais enquanto não o fizer... Não sei se é o aparelho ou o sistema, mas desconfio de ambos...Em resumo, é uma bomba FUJAM!!!!

  • Fanboys de Android é assim, sempre criticando os outros sistemas, cara, eu uso um Android e um Firefox OS e não tenho motivos para criticar nenhum ¬¬
    se liga na versão 1.0 e 1.1 do Android: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Android1.1.png
    e o Firefox OS: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:FirefoxOS_Screenshot_Development_Build.jpg

  • Comparação com Android 2.3 = Artigo perca de tempo.

  • O pessoal fica dizendo que comparação entre os sistemas não é muito justa pois o Android teve mais tempo pra se estabilizar, porém se esquecem que o Firefox OS teve uma grande vantagem em relação aos outros sistemas: ele teve a chance de ver que os outros tinham de melhor e juntar tudo em um único OS, para oferecer melhor usabilidade possível. Portanto acho justa sim a comparação, e ainda acho que Firefox OS está muito distante dos Androids.

  • Leia meu comentário no post da análise do Alcatel One Touch Fire aqui no AndroidPIT...
    Acho que de novo vocês estão falando do hardware invés do software. O chipset desse modelo da Sony é melhor do que o do celular da Alcatel, e também possui mais RAM, então ainda não tem como acreditar numa comparação de fluidez.

    Quem faz a página HTML do YouTube é a Google, não a Mozilla, acredito que se o web app do YouTube não permite a visualização do vídeo no canto dessa maneira e a versão nativa pra Android permite deve-se perguntar à Google.

    E quanto custou cada modelo no lançamento? De novo não estão na mesma faixa para comparação...

    Ainda assim legal vocês trazerem uma análise do Fx OS...


    Eu queria saber o quanto o sistema em si é avançado além da superfície (widgets por exemplo são bem inúteis pra mim)... Dá pra escolher qualquer tipo de arquivo do armazenamento pra fazer upload em sites ou enviar como anexo? E os downloads, vão pra onde? Existe gerenciador de arquivos? Quanto pode ser personalizado a nível de temas?
    A tela de troca de aplicativos mostra um por vez assim com rolagem horizontal é? Se for é bem ruim.

    Quando um novo sistema surge ele tem muitas limitações, simplesmente não dá tempo dos desenvolvedores implementarem todos os recursos que os concorrentes têm antes de chegar no mercado. Digo isso porque o Windows Phone por exemplo apesar de agora ter o recurso "copiar e colar", rs, continua com várias limitações depois de todo esse tempo de existência e atualizações, precisamos ver o que as próximas versões do Fx OS vão trazer (que caminho ele está tomando - virá a possibilidade de trocar até de teclado e lançador como no Android ou o foco do sistema estará em outro lugar invés de customização?) pra podermos compará-lo melhor até com o Android KitKat quem sabe? Só dando um tempinho...

  • Caramba, então ta ruim ainda esse Firefox OS, perdeu até pro Gingerbread, aliás como esse me fez sofrer no meu finado galaxy pocket.

  • o android e bem mais velho e tem mais fluido

  • No início do texto, o nome do sistema do Jolla é Sailfish.

    Firefox OS é legalzinho, para um celular barato para falar e acessar um e outro site funciona bem.
    So é osso esse hardware jurássico que impede de funcionar melhor.

  • Saudades Gingerbread 2.3.6 no Atrix *----* era muito lindao, aquela barra azul.. meio dark ;D

  • De início eu ri muito com o título, achei que seria uma sacada sarcástica (e é de certa forma..) sensacional, mas lendo o artigo confesso que ele é muito coerente.
    Gingerbread da Sony para comparação com certeza foi uma boa escolha.. Considero que ele é o melhor, ele já lembrava a aparência leve de versões futuras do Android, muito diferente do Gingerbread cansativo da Samsung..

  • fizeram a comparação pois o 2.3.X e um pouco antigo.. porém em termos de desenvolvimento não poderá ser comparado da versão 3 em diante! Paulo castro**

  •   29

    Firefox OS não merece ser comparado ao Android, Sendo que o Android é superior ao IOS, E o Firefox OS é muito novo para fazerem esse tipo de comparação.. Só podem dizer que o Firefox OS é leve, Quando fizerem teste de Hardware em questão de 3D e 2D, Não pode se levantar essa questão apenas com os requisitos mínimos.

  • sao iguais !

  • 4.0

34 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi