O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 278 Compartilhado 60 Comentários

Estes são os sintomas de um smartphone Android infectado por vírus. Saiba como protegê-lo

O Android é um sistema operacional seguro, no entanto, as ameaças estão por toda parte. Nossos smartphones foram desenvolvidos para nos manter conectados com o mundo, o que pode ser uma excelente vantagem, como também uma brecha para essas ameaças. De qualquer maneira, o melhor é estar protegido.

Nenhum sistema operacional está livre de vírus, embora algumas pessoas pensem o contrário. A maioria dos vírus e malwares exploram vulnerabilidades existentes em versões mais antigas do SO, principalmente as falhas que concedem permissões de acesso ao dispositivo, como uso da localização e memorização de senhas.

Sim, nem mesmo os dispositivos da Apple estão livres. Há alguns anos, quando os smartphones não representavam nem 20% dos dispositivos globais, nenhum hacker ou criminoso virtual perdeu tempo no desenvolvimento de malwares para sistemas móveis. No entanto, as coisas mudaram desde então, visto que atualmente os smartphones estão cada vez mais presentes no mundo inteiro.

AndroidPIT virus 1
Os vírus para smartphones estão cada vez mais presentes. / © ANDROIDPIT

Os smartphones que rodam com Android representam 80% do mercado global de dispositivos móveis, ou seja, o SO do Google é claramente o principal alvo dos hackers. Vale lembrar que o Google libera mensalmente um patch de atualização que traz inúmeras correções de segurança para o sistema. Entretanto, devido ao problema de fragmentação do SO, muitos usuários acabam não recebendo o pacote corretivo pelo fabricante do dispositivo.

A primeira medida para evitar danos ao software é mantê-lo atualizado, e essa instrução é válida tanto para o sistema operacional quanto para os aplicativos. Aliás, essa medida deve ser adotada para qualquer gadget, como computadores, tablets e roteadores: quanto mais atualizado, melhor.

Como saber se o seu smartphone está infectado 

Os sintomas podem variar bastante. De fato, se um vírus é bom, dificilmente você irá notá-lo. A maioria dos malwares chegam por meio de anúncios, que estão presentes na internet, em apps e jogos. Por diversas vezes, você verá anúncios estranhos ou de origem desconhecida e que não condizem com sua realidade - desde o tipo de produto anunciado, preço muito baixo e idioma do anúncio, por exemplo.

AndroidPIT antivirus teaser
Saiba como diagnosticar seu Android em caso de suspeita de vírus. / © ANDROIDPIT

Existem quatro sinais de uma infeção por vírus ou malware que você poderá encontrar, são elas:

  • Publicidade na barra de notificações: Esse método é muito comum entre apps e jogos, e muitos malwares aproveitam desse comportamento para explorar seu dispositivo.
  • Redirecionamento automático: Se você tentou visitar uma página e foi direcionado para outra, provavelmente esse comportamento é o sinal de malware. Por muitas vezes o problema não está no seu dispositivo, mas sim no próprio site que você está tentando acessar, no entanto, o malware irá tirar proveito da sua conexão para explorar o seu dispositivo.
  • Uso excessivo de dados de internet: Caso o consumo de dados da sua internet tenha aumentado, tanto para download quanto para upload, suspeite. 
  • Uso excessivo de bateria: Se algum aplicativo estiver usando mais energia do que o convencional, provavelmente, este pode estar com algum tipo de malware.

Que tipos de vírus ou malwares podemos pegar

O ser humano é dotado de um ótimo nível de inteligência, no entanto, cada um se esforça para utilizá-la da forma que mais lhe convém. Existem muitos tipos de malwares, vírus ou worms, como esses que explicaremos a seguir:

  • Adware: Esse é um tipo de publicidade; não é perigosa, mas pode ser um incômodo.
  • Spyware: Rouba informações do seu dispositivo. Essa categoria de vírus não costuma causar um mal funcionamento do sistema, ou seja, pode passar despercebido. O alvo é, geralmente, senhas de bancos e de redes sociais. Em alguns casos, o usuário é chantageado pelo hacker.
  • Scareware: São anúncios que nos assustam executando funções do dispositivo automaticamente, como baixando aplicativos sem autorização ou reiniciando o dispositivo constantemente.
  • Ransomware: Esse tipo de vírus é quase um trote, visto que ele simula tipos de sequestros e pede dinheiro ao usuário. Se o valor solicitado for pago, nada acontecerá nem com o dispositivo e muito menos com a suposta pessoa em perigo.
  • Trojan: O Trojan não é o próprio vírus, mas sim um software que é instalado no dispositivo que, mais tarde, irá instalar novos softwares maliciosos.
  • Worm: É capaz de copiar dados e informações para outros dispositivos, além disso, esse malware envia e-mails e mensagens para outros contatos automaticamente.

Como remover um vírus ou malware do seu smartphone

Prevenção

Como falamos no início do artigo: melhor prevenir do que remediar. A chave para qualquer proteção é manter softwares e aplicativos sempre atualizados. Lembre-se de baixar apps e jogos somente da Play Store, no caso do Android.

Bom senso

Esteja sempre atento durante a navegação pela internet ou quando seu dispositivo estiver conectado em redes Wi-Fi públicas. Não clique em avisos que surgem em sites indicando a presença de vírus em seu dispositivo - mesmo aqueles que informam o modelo e o nome do seu smartphone. Provavelmente, esse aviso instalará malwares em seu dispositivo. 

A chave para qualquer proteção é manter softwares e aplicativos sempre atualizados

Antivírus

Talvez, a solução para muitos pode ser a instalação de um bom antivírus. A maioria desses softwares detectam ameaças e outros softwares maliciosos e; na sequência, estes serão removidos ou bloqueados sem causar nenhum estrago ao seu dispositivo.

Backup e Restaurar configurações originais

Fazer um backup de todos os seus dados e restaurar o dispositivo para suas configurações de fábrica pode ser uma ótima alternativa. Claro, lembre-se de não transferir os dados que possuem ligação com o conteúdo infectado; como, por exemplo, imagens recebidas pelo WhatsApp.

E aí, alguma vez você teve problemas com vírus em seu Android? Como você fez para resolver? Conte-nos sua experiência através dos comentários abaixo.

 

Este artigo por escrito em parceira com Luis Ortega do AndroidPIT.es

Os comentários favoritos dos leitores

60 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi