O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
1 min para ler 48 Compartilhado 22 Comentários

Android L: disponibilizado código parcial também para Nexus 4 e Nexus 7 (2012)

Depois que a versão para desenvolvedores do Android L foi lançada (durante a conferência Google I/O), uma parte do código também está disponível agora para o Nexus 4, Nexus 7 (2012) e Nexus 10.

android l homescreen nexus 5 teaser
O Nexus 5 não é mais o único smartphone Nexus que recebeu o código para o Android L. / © AndroidPIT

Vai demorar ainda algum tempo até que o Android L comece a ser distribuído, mas ao menos os códigos da versão prévia para os Nexus estão sendo liberados rapidamente no Android Open Source Project (AOSP). Antes da publicação, não estava claro se o Nexus 4 também receberia a atualização (escrevemos a respeito dessa dúvida aqui). Com uma parte dos seus códigos disponibilizada, as chances de que o dispositivo também receba o Android L aumentam muito.

O código não serve para o desenvolvimento de ROMs customizadas, pois ainda está fragmentado, e tampouco é uma certeza de que o update chegará ao Nexus 4. Trata-se, apesar disso, de um bom sinal, uma indicação de que também a penúltima geração de Nexus está apta a receber o novo Android.

Aqui estão os links para as prévias:

Os comentários favoritos dos leitores

  • Paulo 2/jul/2014

    Eu fico me perguntando que tipo de ser acha normal ter que desembolsar a cada ano praticamente mais de 1000 reais em uma tecnologia que não ficou ultrapassada só pq a empresa não quer mais da manutenção? Veja que absurdo. A outra concorrentes oferecem mais com mais eficiência e praticamente pelo mesmo preço. E que não sabe viver com críticas vá com morar numa ilha sozinho, hoje em dia até o computador sabe criticar. Enfim..

  • Rafael Dantas 2/jul/2014

    Mesmo sendo um usuário do Nexus 7 2012 não considero a exclusão dele da atualização para o Android L um absurdo. Afinal em algum momento isso irá acontecer.
    É uma tendência do mercado colocar em "desvantagem" aparelhos mais antigos para estimular a compra dos novos.
    O que ameniza (e muito!) esse problema é que existem muitos desenvolvedores independentes que se tornaram especialistas em portar as mais recentes revoluções do Android para aparelhos já abandonados por seus fabricantes. E os Nexus são estão na vanguarda desses ports.
    Enfim, se o Android L chegar com todo o seu "garbo e elegância" aos Nexus 4 e 7 (2012) será muito bem recebido. Caso contrário acredito que o que não irá faltar serão versões estáveis.

  • Alvaro Timbo 2/jul/2014

    Agora sim, gostei de ver. Espero que chegue a versão oficial para o Nexus 4. :)

  • Otávio Messias 2/jul/2014

    A questão é que essa regra de 18 meses não existia até o lançamento do KitKat, na caixa dizia que o aparelho tinha atualizações garantidas, não até que o prazo acabasse, o usuário comprava um Nexus tendo em mente que ele teria o melhor do Google, até quando o hardware do aparelho não suportasse mais, e o N4 tem hardware de sobra pra rodar o L, e muitos aqui compram um Nexus simplesmente pelas atualizações e desempenho melhor do que muitos aparelhos por ae, pare de falar bobagem e vai saltar pelos Campos Elíseos com seu Moto G

22 Comentários

Escreva um comentário:
  • Esse sitezinho é brincadeira né , só vivem publicando rumores até ontem tava dizendo que o nexus 4 não receberia agora dizendo que deve receber a parceiro assim não da né , esses sites tem que parar com esse negocio de rumores e só postarem algo concreto se não perdem muita credibilidade sou dono de um nexus 4 e entrava nesse site varias vezes ao dia pra saber das novidades mais depois dessas noticias defasadas eu parei fui pra comunidade do nexus 4 Brasil no google+ é bem melhor lá uns ajudam os outros não ficam nesse mimimi ai de ficar criticando fabricantes como esses caras vivem postando nos comentários cambada de manés criticam mais compram , VIVA A LINHA NEXUS ..... ATUALIZANDO OU NAO SÃO OS MELHORES SMARTPHONES QUE JA FABRICARAM NAO VEM DIZER AO CONTRARIO POIS A OPNIAO DE VCS NAO ME IMPORTA EM NADA ...HAUSHAUSHAUSHAUS

  • Eu fico me perguntando que tipo de ser acha normal ter que desembolsar a cada ano praticamente mais de 1000 reais em uma tecnologia que não ficou ultrapassada só pq a empresa não quer mais da manutenção? Veja que absurdo. A outra concorrentes oferecem mais com mais eficiência e praticamente pelo mesmo preço. E que não sabe viver com críticas vá com morar numa ilha sozinho, hoje em dia até o computador sabe criticar. Enfim..

  • Ótimo sinal! :)

  • Gente, ja antes de criticar pensem, vcs preferem uma equipe toda trabalhando pra fazer um android melhor, ou meia equipe cuidando disso e outra tendo que ficar pra trás arrumando att para aparelhos antigos? se toquem, a Google olha pra frente!

    • Não é tão difícil, nem caro e não leva tanto tempo assim como vocês imaginam portar uma versão para um celular, ainda mais sendo uma empresa grande como a google e dona do OS, a motorola mostra os resultados duas semanas depois da versão lançada(e é uma empresa hoje "pequena"), pra google não deve ser tão difícil. Tem custom ROM que é lançada e bem estável uma semana depois de lançada uma versão nova do Android.

  • Pessoal, só uma coisa, essa prévia do Android L, como ja foi especulada pelo Google e também deixada bem claro aqui no AbdroidPit, é apenas uma Versão para Desenvolvedores de Aplicativos. Tendo em mãos essa prévia, eles poderão atualizar seus apps para a nova API, corrigir possíveis bugs e até criar novos com compatibilidade com o Android L. Levando em consideração esse pensamento, alguns dos "devs" podém não ter um Nexus 5 ou 7 (2013) para fazer os testes, ver a estabilidade dos apps, por isso essa versão prévia também está sendo liberada para os dispositivos mais antigos da linha Nexus. Claro que isso também de uma certa forma é uma estrategia de super divulgar a Nova Versão do OS. Mais logicamente, como a Camila falou "Trata-se, apesar disso, de um bom sinal, uma indicação de que também a penúltima geração de Nexus está apta a receber o novo Android", ou seja, já vimos que o Nexus 4 tem condições suficientes para rodar o Android L. Agora só basta a Google, atender o desejo de todos e também lançar o Android L o Nexus 4.

  • Pronto, agora os donos de Nexus 4 podem parar de chorar....

  • vcs esperam mesmo recebe atualização sempre ou por mais 2 anos ou 1 ? obvil que ñ ne contente se

    • A questão é que essa regra de 18 meses não existia até o lançamento do KitKat, na caixa dizia que o aparelho tinha atualizações garantidas, não até que o prazo acabasse, o usuário comprava um Nexus tendo em mente que ele teria o melhor do Google, até quando o hardware do aparelho não suportasse mais, e o N4 tem hardware de sobra pra rodar o L, e muitos aqui compram um Nexus simplesmente pelas atualizações e desempenho melhor do que muitos aparelhos por ae, pare de falar bobagem e vai saltar pelos Campos Elíseos com seu Moto G

      • Essa regra eu não sabia que foi imposta a pouco tempo. Se sim. Nos usuários do mundo todo temos o direito por lei de receber os Update ate onde seja possível. E como o google tem sede nos EUA, lá rolaria vários processos se isso ai for verdade! por que configura como propaganda enganosa.

      • Veja esse artigo a seguir, escrito também pela Camila. Atente para o segundo paragrafo onde diz "Com o lançamento do KitKat, em outubro de 2013, o mundo conheceu a regra dos Nexus!". De fato esse regra veio atona a partir do KitKat.

        Link: http://www.androidpit.com.br/android-l-nexus-4

      • Otávio Messias descreveu exatamente o sentimento da maioria dos compradores de um aparelho da linha Nexus. Tanto que a maioria dos usuários de smartphones em geral, nem sequer conhece o aparelho ou se conhece, acredita que ele é apenas mais um modelo. Quem "procura" um nexus, geralmente busca 3 coisas básicas: Atualização garantida, android puro e custo/benefício.
        Portanto, se o comprador de um nexus não busca nenhum destes itens, ele provavelmente comprou por que achou bonito, barato ou ganhou de presente... basicamente...
        Ao meu ver, a atualização dos aparelhos Nexus, portanto, deve ser encarada pela Google como sendo praticamente obrigatória (pelo menos enquanto o hardware suportar), tendo em vista as premissas de um aparelho Nexus.

  • Rafael deixe de discursos falaciosos, todo mundo sabe que haverá outras maneiras de portar a ROM. A questão, é a responsabilidade com o cliente. Se você tem um nexus atual (sim, o nexus 4 e 7 ainda vão rodar muito), claro que é um absurdo não partir da Google essa decisão, sendo que em Hard é possível fazer com que rode o Android L. Enfim.

  • Mesmo sendo um usuário do Nexus 7 2012 não considero a exclusão dele da atualização para o Android L um absurdo. Afinal em algum momento isso irá acontecer.
    É uma tendência do mercado colocar em "desvantagem" aparelhos mais antigos para estimular a compra dos novos.
    O que ameniza (e muito!) esse problema é que existem muitos desenvolvedores independentes que se tornaram especialistas em portar as mais recentes revoluções do Android para aparelhos já abandonados por seus fabricantes. E os Nexus são estão na vanguarda desses ports.
    Enfim, se o Android L chegar com todo o seu "garbo e elegância" aos Nexus 4 e 7 (2012) será muito bem recebido. Caso contrário acredito que o que não irá faltar serão versões estáveis.

    • Concordo com vc Rafale e muitas me criticaram no outro post sobre o Nexus 4 não receber. Eu sou contra ele não receber mas como estudante de economia sei que existe a obsolescência programada e diversas outras coisa.
      Ate nos mesmo que temos os Nexus 4 podemos passar ele e fazer dinheiro, muita gente não liga muito com atualização, nos que somos interessados e ligados nessa onda que ficamos assim.

    • Rafael. Se você não faz questão de atualizações, obviamente é um direito que lhe assiste.
      Mas a grande maioria dos que acompanham tecnologia a querem, não importando o sistema operacional. Não precisa ser muito esperto para perceber isso. Está na cara, pelo o que se lê nos fóruns.

      Ocorre que o Nexus 4 tem 2GB de RAM e é um instrumento de trabalho de uma legião de desenvolvedores, o que não é o meu caso. Eu comparo o CyanogenMod a um carro tunado. É bacana, mas não tem valor, por não ser oficial. Acho que mais 1 ano de sobrevida para o Nexus 4 é suficiente. Uso um Nexus 5.

  • Viuuu, ele vai receber é só pra deixar um ar de Mistério mesmo! kkkk

Mostrar todos os comentários
48 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi