O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 90 Compartilhado 66 Comentários

Android L: vídeo hands-on da versão prévia para desenvolvedores

Depois da Google disponibilizar a versão prévia do Android L para desenvolvedores, foi a vez de colocarmos as mãos sobre o novo firmware e desvendarmos o que o "L" nos reserva. Tenha em mente que está não é a versão final do OS, que deverá, inclusive, mudar de nome. Abaixo, você confere meu vídeo hands-on do Android L para desenvolvedores.

Eu acho a versão flat do Galaxy S7 melhor do que o Galaxy S8 de bordas curvas.
O que você acha?
50
50
362 participantes
br 2
As configurações rápidas estão mais intuitivas e todo o OS recebeu características do "Material", a nova diretriz de design da Google! / © AndroidPIT

Como anunciado durante o Keynote do Google I/O 2014, os desenvolvedores do OS Android e Chrome trabalharam em cima de uma nova diretriz de design, denominada "Material". Com essa nova orientação, a ideia é integrar todas as plataformas de serviços da Google e é este o sentimento com relação ao Android L. Instalamos a nova versão do OS em um Nexus 5 e em um Nexus 7 e, pela primeira vez podemos ver uma UI específica para cada um dos gadgets.

Abaixo, você confere um hands-on do Android L para desenvolvedores no Nexus 5. Perceba que agora tanto os botões de navegação quanto a barra já não possuem o efeito gradiente do Android KitKat. Porém, os ícones ainda não aparecem como aqueles apresentados como a versão final do Android. Aliás, o desenho dos botões na barra de navegação também foi modificado. Ainda existem bugs relacionados à barra de status e a grande maioria dos aplicativos ainda não está otimizada para o "L", com exceção do Discador, da Calculadora e o Teclado.

Além disso, uma coisa que chamou a atenção até o momento é que a Galeria foi removida e o Fotos passou a ser o aplicativo oficial para armazenamento das imagens. Outra característica é a mudança quase que completa do menu de configurações e a introdução de um modo de economia de bateria nativo do Android. Além disso, temos agora um serviço multitarefas e multijanelas unificado.

Por fim, vale dizer que as mudanças nas notificações e nas configurações rápidas trouxeram uma nova experiência de uso do aparelho e, especialmente, da tela de bloqueio que lembra recursos como os do iOS. Enfim, confira abaixo o que podemos perceber de novo no OS dando uma olhada na versão para desenvolvedores do Android L:

Assistir ao vídeo no YouTube.

Como mencionei no início, é fácil perceber as melhorias na interface do usuário advindas do "Material Design", pois pegando como exemplo as capturas de tela abaixo, onde vemos como aparecem o menu de configurações no Nexus 5 e no Nexus 7, podemos dizer que a integração entre plataformas vai funcionar muito bem.

Nexus 5 Nexus 7 Android l
À esquerda, as configurações apresentadas no Nexus 5; à direita, as configurações como aparecem no Nexus 7 na nova versão do OS! / © AndroidPIT

E aí, com as características e recursos apresentados até o momento, será que podemos dizer que a atualização para o Android L finalmente contempla as expectativas dos usuários?

90 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Rafael Risse 27/jun/2014

    Simplesmente perfeito! isso em uma versão não acabada, triste será quando fabricantes, meio que deixará irreconhecível essa interface.. Mas aguardo por ela ansiosamente. E quanto ao nome, merece ser o 5.0, saindo da linhagem do 4.x e dando origem a uma novo segmento para a marca.

  • Matheus Velasques 27/jun/2014

    O moto g e o moto x vão receber a atualização pro Android L, a motorola confirmou

  • Paulo Cerqueira 27/jun/2014

    "Galeria foi removida e o Fotos passou a ser o aplicativo oficial para armazenamento das imagens." - Quick Pick como te quero! hahaha O Fotos pra mim não passa de um aplicativo para backup pois, como galeria para vizualização, é péssimo e desorganizado!

    A tela de bloqueio ficou sensacional. Não entendia o Google não ter incluído as notificações, quick settings e atalhos na tela de bloqueio como recurso nativo já no 4.4. Sempre usei outros apps para estas funções.O novo Multitarefas tá uma coisa linda de se ver! Ficou muito bonita mesmo! Achei a nova navbar muito legal também. Mais interessante visualmente do que a antiga, apesar de menos intuitiva.

    Off: A Camila é uma gatinha! hahaha

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    • Equipe
    27/jun/2014

    Paulo, essa informação estia errada. Ontem nós atualizamos o artigo dos possíveis dispositivos que irão receber o Android L assim que estiver disponível com essa informação, mas o canal na Alemanha não é oficial da Motorola e, logo, a empresa não confirmou tal informação! Você confere a declaração da Motorola aqui: http://www.androidpit.com.br/android-l-atualizacao-lollipop-smartphones

66 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi