O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 min para ler 114 Compartilhado 82 Comentários

Android Lollipop vs iOS 8: diferenças que são bem-vindas

Em outubro veremos o lançamento de suas novas versões dos sistemas operacionais: Android Lollipop e iOS 8. Sistemas que atendem a usuários distintos, e promovem uma série de discussões que vão desde elogios e decepções, até acusações de plágio. De certo modo ambos os sistemas possuem muitas semelhanças, que ficam evidentes a cada anúncio de uma nova versão. Confira as semelhanças e as diferenças entre o sistema operacional do Google e da Apple.

O Galaxy S8 é o smartphone mais bonito que já fabricado.
O que você acha?
50
50
3791 participantes
ios android ipod nexus teaser
Confira as semelhanças e as diferenças entre o sistemas operacionais do Google e da Apple. / © ANDROIDPIT

Android Lollipop vs. iOS 8: O conceito

O iOS 7 foi um divisor de tendências para a Apple, que modificou desde a sua interface de design conhecida como skeumorfismo, com ícones que refletiam diretamente ao seu aspecto no cotidiano até as sombras e letras em profundidade, degradês e texturas em couro. O plano design foi adotado pela empresa, que passou a aderir a linhas retas e camadas mais chapadas, além de ícones mais coloridos e chamativos. O iOS 8 manteve todas as características da versão anterior, ganhando pequenos refinamentos e maior possibilidade de alterações na interface do usuário por meio de aplicativos de terceiros, como widgets na barra de notificações e alteração do teclado padrão.

O Android Lollipop manteve o aspecto minimalista da versão KitKat, com adições da nova linguagem visual conhecida como Material Design. A nova interface faz referência a cores mais quentes, baseando-se na combinação de tinta, lápis e papéis.

Android Lollipop vs. iOS 8: A performance

O iOS 8 manteve o suporte à arquitetura de 64 bits, introduzida no mercado móvel através de sua versão anterior. A criação do software e controle do hardware regido pela Apple garante uma integração muitas vezes superior à dos dispositivos high end rodando com o OS Android. Embora o ecossistema seja projetado e controlado pela empresa, as opções de controle e economia de energia não estão acessíveis ao usuário, fazendo com que o OS da Apple tenha um consumo de bateria superior a muitos smartphones e tablets Android.

AndroidPIT Galaxy S5 One M8 Power
Recursos para controle e economia de energia.  / © ANDROIDPIT

Uma das características do Android são os recursos para controle e economia de energia e, por mais que o Google não seja a única controladora do hardware e do software, as fabricantes que incluem interfaces e recursos ao sistema sempre oferecem soluções e modos para poupar bateria. O Android Lollipop trará o mesmo suporte a 64 bits, além da substituição da máquina virtual Dalvik pelo ART, resultando num melhor desempenho dos aplicativos e certamente poupando mais bateria.

Android Lollipop vs. iOS 8: A personalização

A Apple oferece alguns aplicativos nativos que não podem ser removidos pelo usuário, como o Passbook, Bolsa, Bússola e Banca. A interface do usuário não pode ser substituída por skins ou launchers personalizáveis. Um dos empecilhos mais conhecidos entre os usuários da empresa e de outros sistemas operacionais está na impossibilidade da alteração dos toques do sistema, como os de notificações e chamadas. Já no Android, a personalização é a palavra de ordem.

Android Lollipop vs. iOS 8: As atualizações

As atualizações da Apple são disponibilizadas ao mesmo tempo, já tendo passado por todas as etapas e processos de homologação junto às operadoras quanto à adequação ao hardware.

android 444 nexus 5
Atualizações do Android só chegam primeiro aos dispositivos Nexus.  / © AndroidPIT

Com o Google a história é bem diferente, pois o código fonte é disponibilizado para que cada fabricante adapte o novo software ao hardware, recursos extras e interfaces, para que posteriormente sejam realizadas as homologações e certificações necessárias. Isso gera um atraso na disponibilidade da atualização ao usuário, sendo que cada fabricante tem um cronograma e prioridades diferentes. A alternativa para usuários que não abrem mão dos updates em primeira mão são os dispositivos Nexus, que servem como plataforma de desenvolvimento de cada nova versão do Android.

Com o Android Lollipop, o Google reconsiderou a sua política de atualizações e passou a adotar o mesmo sistema que a Apple, ou seja, anunicar as mudanças adicionadas ao OS primeiro e, depois de trabalhar em possíveis erros e liberar as API's para que os desenvolvedores possam adaptar seus aplicativos ao novo software, a empresa passará então a enviar o update aos usuários. Porém, ainda não sabemos como as fabricantes irão se comportar com relação à essa nova postura.

Android Lollipop vs. iOS 8: Google Wallet e Apple Pay

Quem ri por último, ri melhor? No caso da Apple, sim. O ramo de pagamentos móveis ainda não deslanchou no mercado americano ou europeu impulsionado pelo Google Wallet. Agora, a aposta fica por conta dos novos iPhone 6 e 6 Plus, que aderiram ao uso da tecnologia NFC. A princípio, a proposta da Apple é aumentar a rede de parceiros credenciados.

Android Lollipop vs. iOS 8: O ecossistema

Ambas as plataformas têm evoluído ao longo dos últimos anos, embora hoje o interesse em ecossistemas voltados a acessórios e soluções diferenciadas sejam bem semelhantes: doméstico, corporativo, saúde e sistemas automotivos. O que muda aqui é a forma de abordagem das empresas, com a Apple oferecendo soluções atreladas a seus dispositivos com possibilidades mais restritas e o Google se concentrando em oferecer uma plataforma com soluções que estejam acessíveis a todos os desenvolvedores, dispositivos e adaptações a usos diferenciados. 

Conclusão

O comparativo entre os sistemas só é possível quando temos um dispositivo Nexus em mente ou qualquer outro rodando com Android stock, para que as experiências sejam identificadas de forma mais justa. Não pense em comparar o iOS com o Android rodando em um dispositivo Galaxy usando a interface TouchWiz. Os aplicativos e serviços do Google estão à disposição dos usuários do iOS, mas o mesmo não acontece na via contrária. Enquanto o Android fornece um leque maior de possibilidades que vão desde personalização até uma gama maior de dispositivos, a Apple preza pelo desempenho do seu sistema limitando uma série de recursos a seus usuários, em uma gama menor de dispositivos.

Usuários que preferem um determinado sistema operacional dificilmente se sentirão atraídos pelo sistema concorrente, mas a verdade é que o iOS e o Android são plataformas muito semelhantes. As diferenças presentes entre os sistemas hoje, são utilizadas futuramente como parte de uma nova atualização, o que torna a rivalidade entre as plataformas um progresso de inovações e possibilidades para todos nós.

Você concorda?

114 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Alex Oliveira 13/set/2014

    Android Hoje Android amanhã Android sempre !!!!

  • Mário Júnior 13/set/2014

    Prefiro Android :p

  • Paulo Cerqueira 13/set/2014

    Sobre o iOS: A maior parte do "problema de bateria" é usuário deseducado. A maioria dos usuários de iOS deixa o brilho da tela no talo o dia inteiro, não desliga o Wifi quando está usando 3g, etc. Não se educam para economizar. Pergunte a qualquer profissional de TI, por exemplo, que tenha iPhone, se ele tem problemas de bateria.

    Sobre o Android: Bem que o Google podia, no Android L, adicionar nas Quick Settings a opção de habilitar/desabilitar o SYNC(só uso o Power Toggles no ANdroid 4.4 para ter acesso rápido à esta opção). Ou, ao menos, dar a opção de o usuário editar nativamente os atalhos que quer nas Quick Settings, como nas custom ROMs...

    [OFF] - Alguém poderia me indicar um bom artigo ou texto que explique com detalhes o "Modo de Economia de Energia" do Android presente nas configurações de Bateria? Acabo de chegar no mundo do Kit Kat e gostaria de entender melhor este recurso. Obrigado! =)

  • Matheus Santos 14/set/2014

    Estranho seria se você odiasse visitando este site.

  • Ronaldo P. 13/set/2014

    Já usei iOS e Atualmente prefiro Android.

82 Comentários

Escreva um comentário:
  • Android me like

  • Prefiro Android !!!

  • Incrível. Tenho im iPad e um S3 LTE. Mas toda vez que a Apple solta uma versão nova fica disponível imediatamente para download. Já o Android nada. Nunca vem ou fica disponível. Uns culpam a Vivo outros a própria Samsung. Mas na verdade é que meu celular ainda está com a versão 4.1.2
    Dá vontade de passar para um iphone.

  • "Embora o ecossistema seja projetado e controlado pela empresa, as opções de controle e economia de energia não estão acessíveis ao usuário, fazendo com que o OS da Apple tenha um consumo de bateria superior a muitos smartphones e tablets Android."

    Eu acho que essa parada está errada. Os Androids é que tem um consumo melhor. Bateria do iphone não dura 8h.

  • Só esqueceram de comentar que o NFC da Apple só irá funcionar para o serviço "Apple Pay"; se quiser trocar uma imagem, música ou contato, parear com outro dispositivo de outro fabricante por NFC, esqueça!

  • Não dá para comparar pelo tamanho que o aparelho que tem a bateria maior consequentemente tem a tela maior gastando mais, no caso do Iphone pode ter a Bateria menor mas olha o tamanho da tela.

  • O Google deveria corrigir a maneira como funciona os Apps em segundo plano do Android.
    É praxe ler em fóruns pessoas falando que compra o celular com Android e 3 meses depois ele já está travando..
    Quando eu tinha o Nexus 5 fiquei tentando descobrir o porque,e achei.
    São os aplicativos em segundo plano comendo a memória RAM,aplicativos que você nem imagina que precisariam ficar em segundo plano,como joguinhos por ex.. eu tinha 15 jogos instalados,dos quais 10 consumiam em Stand by 350Mb de RAM.

  • Falam do controle de bateria do iOS mas esquecem que iPhone tem bateria bem menor que concorrentes e que o iPad dura bem mais que varios tablets android por ai, minhas experiencias são iPhone 5C, iPad Mini, LG G Pad 8.3 e Galaxy Tab Pro 8.4 e Moto X e G, o iPhone consegue quase emparelhar com o Moto X que tem bateria bem maior e o iPad consegue uma duração maior e com menor temperatura que o Samsung e LG. E entre Moto X, Moto G e iPhone, o Moto G ganha de lavada dos 2..

  • cara quao a vantagem do ios ,simples a "ostentação" foi a resposta q um amigo me deu semana passado pq comprou um 4s q e de 2012 so digo isso nem quem usa na maiorias da vezes sabe o q tem em mãos uns dizem q e segurança ,câmera frontal e outros sao a diversidades de apps ,tudo mentira a vantagem e ser altamente fechado (msm sem segurança ) e obriga todos os devs a usar sua interface e otimiza-la ao sistema ,além de um sistema totalmente fluido e com a interface boa para leigos essa e a verdadeira vantagem n vejo um ruim e outro n cada um tem seu gosto eu prefiro muito mais o Android por mudar o q bem me entender nele e por gostar de mudar eu enjoo muito rápido de uma interface ta ai a carta do Android pra min posso mudar quando bem entender e as possibilidades são quase infinitas

  • Bem que nesse novo Android poderia ser adicionado um recurso que enquanto o fone estivesse plugado e se pressionasse o botão por um determinado tempo o telefone ditasse as horas, data e se tem alguma notificação, para não ter que retirar o telefone do bolso quando fosse verificar as notificações, horas, etc

  • Nem toques o iPhone deixa trocar? Desse jeito é fácil ser estável.

  • Aq é Android na veia! É nois!!!

  • mas só sabem comprar o Android com a Apple aqui ¬¬ já está ficando chato! querem comprar um aparelho e uma plataforma completamente diferente do Android! Daqu uns dias vão comprar o logo da Apple com o robozinho do Android .-. Acho que o AndroidPit deveria focar naquilo que o seu nome diz, no Android e deixar a Apple de lado... 90% dos sites que eu vejo sobre a Apple não ficam discutindo e comparando com o Android :)

  • Pode comparar , pois quando o Android L sair definitivamente , vai pisar no iOs 8 , esmagar , porque essa atualização da Apple foi um fiasco , tudo o que já tinha no ICS/JB está nesse iOs 8 , tirando o fato do iOs ser um sistema restrito , eu prefiro o Android , mas gosto não se discute , o que pode ser bom pra mim , pode não ser o melhor pra você...

  • Como o Alex e o Emerson disseram acima,

    "Android Hoje
    Android Amanhã
    Android Sempre!!!",

    não abandonaria a plataforma Android por nada! Mais customizável, mais completa, no que se diz respeito a necessidades básicas - como exemplo, o temporizador na câmera, (recurso basico) que só deu as caras no IOS7- sem contar com a disponibilidade de milhares de aplicativos, bem diferente do que ocorre com o IOS.

  • Já fui usuario do iOS, eu tinha um iPhone 4, usei o iOS 4 até o iOS 5, o sistema da Apple é muito bom é dificil travar ou ter leg funciona certinho, mas... falta muita coisa que o sistema é bloqueado como o bluetooth que só funciona com dispositivos iOS não poder conectar o aparelho no pc para passar fotos musicas e videos sem usar o iTunes e a falta de personalização. Mas qdo se faz o Jailbreak ai sim é possivel completar o sistema com varios recursos que a própria maça não coloco. Tanto que hj a maioria das funções do novo iOS foi copiada dos desenvolvedores que trabalha fazendo tweaks para colocar no cydia.
    Agora já usei o S3 por 2 anos e agora comprei o S5 gosto do sistema Android pq é um sistema livre não tenho problemas o meu S3 está com a CM11 rodando sem problemas e o meu S5 cm a Rom da samy rooteado pra eu poder usar o sistema do jeito que eu gosto.
    Se fosse pra escolher o iOS novamente seria se a Maça tira-se a maioria das restrições e os preços fossem mais barato pq hj dobro o valor da epoca que eu comprei meu iPhone 4.

    Mas o iOS hj é pra quem usa o cel no basico navegar mandar msg ou fazer ligação e o Android pra personalizar ter liberdade e deixar seu aparelho do jeito que vc gosta.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi