O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 738 Compartilhado 59 Comentários

Android M vs. Android Lollipop: estas funções tornam bem melhor a nova versão

O Android M chegou, ao menos a prévia para desenvolvedores. O sucessor do Android Lollipop foi apresentado durante a Google I/O 2015. Comparamos o Android Lollipop com o Android M e mostramos neste artigo por que a nova versão vai ser bem melhor.

Android M vs. Android Lollipop: Gerenciamento das permissões de aplicativos

Com o Android M finalmente existe uma opção nativa de gerenciamento das permissões de apps. No Lollipop ainda é preciso aceitar as permissões em pacote antes do download na Google Play Store. A comparação com o Android M mostra que será possível confirmar ou negar permissões individuais com a nova versão, tão logo o app seja aberto. Além disso, nas configurações do Android existe a possibilidade de retirar as permissões individuais de cada app.

androidmpermissoesapps
Gerenciamento de permissões de aplicativos no Android M. / © ANDROIDPIT

Android M vs. Android Lollipop: Autonomia da bateria otimizada

Com o Lollipop e o Project Volta o Google já havia lançado as bases para a melhoria da duração da bateria. Agora, o Android M avança mais um passo, como mostra o nosso comparativo entre o Android M e o Android Lollipop. Ainda não houve tempo hábil para colher dados concretos, mas é promissora a nova função Doze do Android M, que, em combinação com os sensores de movimento do aparelho, irá reconhecer mais rápido quando o dispositivo parou de ser usado, ativando o modo standby de maneira mais eficiente. O Google promete o dobro de autonomia em comparação com o Android L. Consideramos essa estimativa um tanto utópica, mas logo saberemos o quanto realmente o Doze otimizou a bateria.

Android M vs. Android Lollipop: Suporte para sensor de impressão digital

Com o Android M o Google finalmente integrou de maneira nativa um padrão para sensores de digital. Antes do Android M, cada fabricante havia integrado um software diferente no sistema para habilitar a função, impossibilitando um acesso unificado aos sensores de impressão digital. Este é um grande progresso, que torna o Android M melhor do que o Android Lollipop.

Android M vs. Android Lollipop: Android Pay

Aqui os brasileiros devem sentar e esperar. Mesmo assim, trata-se de um progresso o serviço do Google para pagamentos online seguros. O segredo está no fato de que o Android Pay usa para cada transação um número virtual único, e não os dados bancários ou de cartão de crédito dos usuários. Essas informações estarão dessa forma sempre protegidas. O Android Pay irá funcionar a partir do Android 4.4 KitKat, mas em combinação com o Android M e seu suporte para sensor de impressão digital é que a função se mostra mais avançada.

android m android pay nexus 6
Android Pay torna mais seguro o pagamento por smartphone. / © Google

Android M vs. Android Lollipop: Dark Theme nativo

Finalmente uma melhoria esperada por todos. O tema branco do Android Lollipop feria as nossas retinas, principalmente quando os dispositivos eram usados no escuro. Com o Android M, é possível configurar um tema escuro de forma nativa. Uma bela otimização do Android M.

Dark UI android m
O Dark Theme pode ser escolhido de maneira nativa na prévia do Android M. / © ANDROIDPIT

Android M vs. Android Lollipop: A volta do modo silencioso

Sim, o Google ouviu seus usuários, e agora existe novamente um modo silencioso facilmente acessível. Para ativá-lo basta pressionar o botão de diminuir volume até que o símbolo de vibração apareça. Clicando mais uma vez ele se apagará. Pronto, seu smartphone ficou silencioso e apenas o despertador ainda irá funcionar.

Android M vs. Android Lollipop: USB Tipo C

Essa função diz mais respeito ao hardware do que ao software. Com o novo Nexus, contudo, o Google já irá empregar o novo padrão, através do qual ambas as extremidades do cabo USB podem ser usadas no dispositivo, e um smartphone poderá carregar outro.

google i o usb
USB Tipo-C será padrão no novo Nexus. / © Google

Android M vs. Android Lollipop: Lista ABC no Google Now Launcher

A partir de agora ficará mais fácil encontrar seus apps na visão geral de aplicativos, pois o registro ABC na lateral esquerda vai dar acesso rápido aos apps. Também novo: uma função de busca e uma barra superior com os últimos quatro apps usados.

androidmaplicativos
A nova lista ABC do Android M (direita). / © ANDROIDPIT

Android M vs. Android Lollipop: Gerenciador de RAM

O Android Lollipop já nos informa quais aplicativos utilizam muita memória RAM. Em comparação com o Android M, algumas melhorias foram feitas, pois agora há dois novos mostradores informando sobre o uso médio e máximo de RAM em cada aplicativo.

androidmram
O Android M informa o uso médio e máximo de memória RAM de cada aplicativo. / © ANDROIDPIT

Android M vs. Android Lollipop: Usar o cartão SD como memória interna

 Se o seu dispositivo tiver entrada para cartão microSD, você pode comemorar. Com o Android M o cartão microSD pode ser formatado para que se comporte como a memória interna do dispositivo. Assim, será possível salvar normalmente qualquer aplicativo no cartão microSD.

Android M vs. Android Lollipop: Conclusão

A comparação entre o Android M e o Android Lollipop mostra claramente que as mudanças não foram tão grandes quanto o update do KitKat para o Lollipop. Isso já era esperado, pois o Google não tem a intenção de lançar todo ano um grande update. As melhorias de detalhes implementadas pelo Android M, por outro lado, eram necessárias, pois o Android Lollipop parecia em muitos aspectos um produto lançado cedo demais, apresentando alguns problemas localizados. Mesmo em sua versão prévia para desenvolvedores, o Android M já funciona como um software estável, e não vemos a hora de conferir a versão definitiva em outubro/novembro.

O que você achou do Android M?

Os comentários favoritos dos leitores

59 Comentários

Escreva um comentário:
  • Por tudo que eu tenho lido aqui no androidpit, tomei uma decisão. Só compro celular em 2017. Por enquanto vou levando com o meu G1 mesmo, que está atualizado até o 5.1, da pra levar. Até lá vamos ver no que vai dar todas essas mudanças. Acho muito bom a mudança, se é que é mudança, porque tem gente nos comentários que diz que consegue fazer, de transferir aplicativos para o cartão SD.

  • Não entendi esse mimimi do modo silencioso. Tanto meu Nexus 5 quanto meu Moto X 2014 tem o modo silencioso exatamente como anunciado acima. Não sei qual o celular usado pelo editor da matéria, mas o modo silencioso não "voltará" ao Android, ele existe e continuará exatamente como está agora, ao menos no Android puro. Aditando meu comentário, fala-se no silencioso sem vibração, o que, realmente, não tem. Mas ainda assim, acho muito choro pra pouco problema, pois o modo "vibrar" não deixa de ser o modo silencioso.

    • Tbm não entendi, já q meu Xperia Z3C tbm faz isso, ao baixar todo o volume entra em modo silencioso com vibração, e se apenas tocar no botão volume, aparece a barra de volume e algumas opções como: Silencioso, prioridade e som, onde o silencioso é sem vibração!

      • silencioso é silencioso, vibracall é vibracall, e o lollipop não tem silencioso.

      • Bem, como eu disse o modo silencioso é uma opção que surge com outras duas(prioridade e som) na parte superior da tela quando vc aperta o botão volume!
        Neste caso o celular não chama e nem vibra, apenas a tela acende avisando a chamada!
        Se isto for o modo silencioso, tem sim!

      • Tem silencioso sim.
        Porém, nem o alarme toca de tão silencioso que é... Mas não deixa de ser silencioso. E vibracall não é modo nenhum. Na real ele é silencioso sim, pois, não emite som nenhum.

      • Pelo menos o meu lolipoop tem sim o modo silencioso... Basta um toque no botão volume e um toque na tela na opção nenhum pronto já esta em modo silencioso...

    • Cara... Esse modo silencioso no Lollipop 5.1 não e interrupções prioritárias e nenhum ? Pelomenos no meu Moto X 2015 e assim, quando quero que ele fique silencioso eu aperto o botão de volume pra baixo e seleciono nenhum e deixo por tempo indeterminado ou por algumas horas ou minutos, e se eu segurar o botão de volume pra baixo ou clicar no sino ele fica no vibratório... Simples

  • "Usar o cartão SD como memória interna"

    Vai chover canivete, pelo jeito terei de escolher um celular que aceite android M.

  • Amigos, o que vcs querem dizer com fragmentação do Android? Alguém poderia explicar claramente ao leigo aqui?

    • A fragmentação refere-se a dificuldade de manter os aparelhos atualizados. A versão mais atual do Android é a 5.1.1, porém, nem 10% dos aparelhos estão rodando esta versão, a grande maioria ainda roda a versão 4.1, 4.2, 4.3... Desta forma muitos recursos que são implementados pelo google acabam ficando para traz para proprietários de aparelhos que não serão atualizados.

      Diferentemente da Apple, que mais de 80% dos proprietários de Iphone/Iphad ja estão utilizando a última versão do IOS.

      O problema desta fragmentação é que a experiência de usuário fica comprometida, pois, devido a diferenças de features das versões diferentes, muitos desenvolvedores tem que "capar" seus apps para funcionar 100% em versões mais antigas do sistema.

  • Gostei das especificações do Android M, mais o pior é q o meu galaxy gran prime ainda não recebeu nem o Android lollipop..........

  • legal,mas e visualmente? teremos de volta os widgets na tela de bloqueio?

  • Só nao curti o lance do ABC na gaveta de apps! mto chato isso!
    de resto esta otimo :D

  • Ótima matéria, só acho que não deveríamos esperar o Android M para ter o modo silêncio de volta, o 5.1poderia ter feito isso. Quanto a usar o Cartão como memória interna, é uma boa mas pode causar problemas durante a formatação e cartões de memória antigos ou de baixa qualidades não vai ajudar muito. Dessa foma veremos usuários reclamando der terem perdido seus dados ou do aparelho ter ficado travando ao usar o cartão como memória a nativa.

    • Quem vai mais usar este recurso são mais os usuários expert que sabem o que está fazendo do que um usuário normal. Sobre as memórias o Google tem deixar uma caixa de aviso informando o melhor tipo de memória de tal classe pra cima pra que não haja perda de performance. E isso não for atendido não vai usufruir dos recursos e usabilidade.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi