O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
7 min para ler 808 Compartilhado 111 Comentários

Android 6.0 Marshmallow vs. iOS 9: comparativo de sistemas cada vez mais semelhantes

O Android 6.0 Marshmallow e o iOS 9 chegarão aos smartphones com pequenos intervalos: a próxima versão do Android será oficialmente lançada com os próximos Nexus em setembro ou outubro, enquanto o iOS 9 será liberado para público em setembro. Confira a seguir nosso comparativo entre as diferenças e semelhanças do Android 6.0 Marshmallow e do iOS 9.

Android 6.0 Marshmallow vs. iOS 9: Data de lançamento

O Android 6.0 Marshmallow foi anunciado na conferência de abertura do Google I/O em Maio, e espera-se que sua versão final chegue com os novos LG Nexus 5X e Huawei Nexus 6 2015, entre setembro e outubro deste ano. Como acontece sempre com as atualizações do Android, dispositivos que não sejam Nexus receberão o Android 6.0 Marshmallow mais tarde (no caso de alguns deles, a espera pode ser bem longa).

O iOS 9 será lançado no outono do Hemisfério Norte, em 16 de setembro. Os usuários que possuem os dispositivos compatíveis receberão o update imediatamente, independentemente da operadora de telefonia e localidade. 

Android 6.0 Marshmallow: Principais funções

Melhor gerenciamento de energia

O Android 6.0 Marshmallow terá como destaque o melhor gerenciamento de energia e isso já percebemos desde a primeira versão prévia do SO, liberada em junho. O recurso fará com que o sistema gerencie melhor os processos que rodam em segundo plano automaticamente, fazendo com que o sistema entregue uma perfomance superior e energicamente eficiente. 

As versões anterior ao Android 6.0 não contavam com um recurso eficiente para economia de energia. O Lollipop 5.1 realizava o gerenciamento de algumas funções do dispositivo, como brilho da tela, Bluetooth e serviços de localização de maneira menos dinâmica. O novo recurso reconhecerá, inclusive, quais são os aplicativos que realmente contribuem otimizando a bateria do dispositivo. 

Permissões de aplicativos

Uma das mudanças mais importantes no Android 6.0 Marshmallow é a revisão do sistema de permissões. Você não vai mais precisar aceitar um pacote de permissões antes de instalar um aplicativo. Uma permissão específica será requerida quando você precisar dela. Também será possível conceder ou negar permissões individuais. Essa função já está presente no iOS da Apple - uma ótima ideia que o Google fez bem em incorporar (o caminho inverso também acontece todo o tempo).

permissoes apps marshmallow
Gerenciamento de permissões de aplicativos continuará no Android 6.0 Marshmallow. / © ANDROIDPIT

App Links

Outra função-chave são os App Links, que irão abrir automaticamente o conteúdo X no aplicativo Y se você permitir. Dessa forma, por exemplo, um arquivo em PDF poderá abrir o Adobe Reader sem precisar perguntar primeiro. Essa será mais uma opção de total controle do usuário, que decidirá quais combinações devem ser feitas entre conteúdos virtuais (páginas de internet) e aplicativos compatíveis. 

Impressões digitais e Android Pay

O Android 6.0 Marhsmallow trouxe o suporte nativo para sensores de impressão digital, e como no iOS será possível usar a sua digital para autorizar compras tanto de apps quanto de lojas físicas usando o Android Pay, o substituto do Google Wallet (sem previsão de chegada ao Brasil).

Now on Tap

Por fim, depois de destacar os principais novos recursos e funções do Android 6.0 Marshmallow, gostaria de falar um pouco sobre o Now on Tap que, por sinal, pode ser a mais interessante. A função fornece conteúdo do Google Now a aplicativos selecionados e integrados. Assim, quando estiver escutando música no Spotify, por exemplo, você poderá perguntar o nome verdadeiro do artista que está cantando, e o Google Now responderá. Isso virtualmente colocará a busca do Google dentro de todos os aplicativos.

AndroidPIT Google I O 2015 Google Now On Tap teaser
Google Now on Tap pode ser a função mais promissora do Android 6.0 Marshmallow. / © ANDROIDPIT

Apple iOS 9: Principais novas funções

Spotlight

O iOS 9 trouxe uma nova API para o Spotlight, integrando as buscas realizadas no sistema através da assistente pessoal Siri, que irá sugerir pessoas que você queira contatar com base no seu email ou agenda. As buscas retornaram com resultados mais precisos, indexando conteúdo de e-mails, fotos, vídeos, mensagens e sugestões de buscas na internet. 

Apple Mapas

A Apple anunciou novidades relacionadas ao Mapas, nativo no iOS 9, que passará a exibir dicas de lugares próximos e condições de trânsito em tempo real. O serviço da Apple identificará pontos de acessos as estações de trem e metrô (em cidades selecionadas), além de identificar estabelecimentos credenciados pelo serviço Apple Pay nas proximidades do usuário. O Apple Mapas não pode ser comparado diretamente com o Google Maps por questões obvias, como limitações e imprecisão de dados e informações catalogadas.

A Apple rompeu seu contrato para fornecimento de mapas com o Google por questões de competitividade de mercado, isso em 2013. O que a empresa de Cupertino deve saber é que não se cria um sistema de mapas completo em dois ou três anos, principalmente quando o seu principal concorrente é o Google Maps.

ios 9 android recursos comparativo 7
Não Apple, impossível o Mapas concorrer com o Google Maps (acima).  / © ANDROIDPIT

Gestão de energia

Assim como acontece no Android Lollipop e no Marshmallow 6.0, a Apple introduziu, finalmente, um novo sistema nativo para gestão de energia, que promete economizar até 3 horas de carga gerenciando aplicativos em segundo plano. Segundo a Apple, o novo sistema "desligará aplicativos que você nem sabia que existia". 

Siri

A  Siri no iOS 9 é contextual, então você pode usar pronomes como isso/esse, e ela saberá ao que você está se referindo. O iOS 9 deve agora ficar mais inteligente, e reagir de acordo com o contexto do seu usuário com o novo recurso Proactive Assistant. De manhã, por exemplo, o Proactive Assistant irá sugerir aplicativos que você geralmente abre nessa hora. Além disso, o Calendário fornecerá notas sobre o tráfego e você poderá receber um lembrete para ler um documento mais tarde. 

A contextualização da Siri é algo muito parecido com o que já temos no Google Now, embora o aplicativo do Big G seja mais dinâmico. Acionar o Google Now e obter informações sobre trânsito é mais fácil, visto que o assistente está acessível a partir da primeira tela inicial ou através de widgets.

ios 9 android recursos comparativo
Google Now dispõe de informações sem a necessidade de ativar o serviço. / © ANDROIDPIT

Apple Pay

O Apple Pay não apresentou nenhuma mudança drástica, exceto pela expansão do serviço para o Reino Unido. O serviço reconhecerá quando o usuário estiver nas proximidades de estabelecimentos que aceitam pagamento pelo Apple Pay, e oferecerá o cartão correspondente correto. O serviço será levado para o Reino Unido a partir de julho, e integrará cartões de terceiros, incluindo pontos, milhas e recompensas.

AndroidPIT iPhone 6 Plus iOS 9 lock screen
iOS 9 é uma evolução e não evolução. / © ANDROIDPIT

Por fim, posso dizer que o sistema não apresentou nenhuma mudança visual drástica, apenas melhorias de performances, correções de bugs e adição do novo aplicativo de Notícias (no estilo Play Banca), e a nova versão do Passbook (agora conhecida como Wallet). A versão do iOS 9 para iPads irá contar com um novo multitarefa, e recursos adicionais no teclado padrão do sistema.

Android 6.0 Marshmallow vs. iOS 9: Conclusão

Apesar de ambos contarem com usuários fiéis de cada lado (muitos inclusive descartam a possibilidade de um comparativo), é interessante ver como dois sistemas operacionais originalmente diversos estão se tornando cada vez mais similares. O Google incorporou a ideia de pagamentos aperfeiçoada pela Apple, e a empresa da maçã tentará agora reproduzir o sucesso do Google Now com uma versão própria na sua plataforma.

Por outro lado, a Apple trouxe um gerenciador de energia decente para o seu sistema, que por sinal, possui um modo de funcionalidade muito similiar ao proposto pelo Android 6.0. O novo iOS comprovou que a Apple está lapidando seu sistema com recursos interessantes, poucas mudanças visuais e inovações em segundo plano. As melhores ideias de cada plataforma são incorporadas na próxima geração do sistema rival.

O que você acha? Qual sistema apresentou as melhores novidades?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Alisson Silva 6/jun/2015

    Meu amigo, você pode trocar a sua 'gaveta de aplicativos'/launcher quando quiser, essa é a beleza do Android. Você está reclamando de não poder organizar a gaveta na Launcher padrão (Google Now launcher, que de fato é bem limitada), mas se esqueceu que você pode adicionar inúmeras telas iniciais com inúmeros apps e widgets na forma e ordem que você quiser?
    Deixe-me ver se eu entendi, você usou uma versão beta do 5.1 e tá reclamando de bugs? Filhote, versões beta são inacabadas, servem para teste para que a versão final não seja liberada com bugs, não é uma versão estável pra ser usada no dia a dia.

  • davidsoares 9/jun/2015

    Pra mim Android eo melhor já usei ios sistema muito fluido e tal mas pelo menos pra mim fluidez não é tudo,um sistema mobile tem que ser principalmente prático, não é prático um sistema que o Bluetooth só compartilha arquivos entre si, não é prático um celular que só usa assessórios próprios e não universais, não é prático um esmartphone que não te dá opções ITunes não é opção e obrigação e esse papo de ser fechado pra ser seguro comigo não cola, pra mim pode ser o sistema mas fluido e perfeito do mundo mas se não me der liberdade pra mim e uma grande de uma bosta.

  • Bruno Vaz 4/jun/2015

    Ok, dono da verdade absoluta, continue a nos iluminar com suas afirmações inabaláveis.

  • Guilherme Oliveira de Souza 10/set/2015

    Usei Android por 3 anos e ainda acho ele um sistema sensacional. Migrei para o iPhone 5s há um ano quase. No começo a falta de liberdade realmente me incomodou e pensei até em vender o aparelho, mas com o passar do tempo fiquei fascinado com a beleza (design) e simplicidade na organizações de arquivos. O iOS me ensinou a ser muito mais organizado. Outro ponto que notei foram atualizações. Já recebi 4, agora terei iOS 9 e ano que vem certeza que terei iOS novo garantido (e muito provavelmente o próximo ano também).
    Enfim, seguia a filosofia de liberdade do Android e gostava muito de customizar meu aparelho e gerenciar arquivos, porém me adaptei rapidamente ao iOS, e gostei da simplicidade do gerenciamento de informações e da beleza (e olha que eu vivia mudando de launcher no Android , agora o "laucher" do iPhone acho perfeito e nunca cheguei perto de enjoar) e por último o suporte a atualizações, a Apple me conquistou. O Android está muito maduro e sensacional, mas devido a sua fragmentação, pelo menos por enquanto ele não me é viável.

  • Franco Luiz 3/jun/2015

    Engraçado q as novidades do Android M a maioria ja existe no wp, e lógico q ios é superior n tem como negar , um sistema q roda um hardware fraco como iphone 4s e 5 sem travar e rodando td q é apps n tem como n perceber sua superioridade em cima do Android, quando a Google otimizar o sistema a um ponto em q qualquer smart mais fraco rode sem perda de desempenho ai sim começará a incomodar o ios

111 Comentários

Escreva um comentário:
  • Androidpit só compara Android com IOS, não vejo o Androidpit comparar com windows phone ou tizen.
    Androidpit hipócrita.

  • Faltou dizer sobre o Android 6 poder alternar entre o Cartão SD pelo Externo, assim podendo utilizar um cartão SD de 128GB e tornar a memória interna do Celular dispensável, usando a Interna como se fosse Externa ou seja apenas para guardar fotos e outros lixos.
    Pra mim essa foi a melhor invenção.
    O Cartão SD se torna como se fosse a memória Interna e não permite que seja retirado o cartão SD, pois ele estará criptografado caso queira utilizar o cartão SD em outro celular será necessário formatar ele todo, e tudo que foi instalado nele será perdido, sendo necessário alternar para a memória Interna novamente e fazer download de tudo outra vez.
    Essa é a melhor idéia que já vi.

  • Usei Android por 3 anos e ainda acho ele um sistema sensacional. Migrei para o iPhone 5s há um ano quase. No começo a falta de liberdade realmente me incomodou e pensei até em vender o aparelho, mas com o passar do tempo fiquei fascinado com a beleza (design) e simplicidade na organizações de arquivos. O iOS me ensinou a ser muito mais organizado. Outro ponto que notei foram atualizações. Já recebi 4, agora terei iOS 9 e ano que vem certeza que terei iOS novo garantido (e muito provavelmente o próximo ano também).
    Enfim, seguia a filosofia de liberdade do Android e gostava muito de customizar meu aparelho e gerenciar arquivos, porém me adaptei rapidamente ao iOS, e gostei da simplicidade do gerenciamento de informações e da beleza (e olha que eu vivia mudando de launcher no Android , agora o "laucher" do iPhone acho perfeito e nunca cheguei perto de enjoar) e por último o suporte a atualizações, a Apple me conquistou. O Android está muito maduro e sensacional, mas devido a sua fragmentação, pelo menos por enquanto ele não me é viável.

  • Eu vejo, sempre, uma certa puxada de saco pra certas marcas, claro, já ta ficando feio o modo como se posicionam, e também fica claro como muitos leitores caem nessa..
    Pra um entendedor de interpretação de texto, fica claro que tem uma certa ponta de dor aí...
    Mais claro ainda fica o cegueira de muitos leitores, assim como ovelhas, são conduzidos por textos bem elaborados, isso é feito de forma bem feita, mas não imparcial..!!

  • SINCERAMENTE. Estou cansando de ler esse site. Você só encontra matérias do iPhone,uma atrás de outra. É só acessar o site nesse momento para ver. O iOS é outro sistema,não sei por que comparam qual é o melhor e pior. Achei que esse site era sobre Android,não?

  • O seu produto pode ainda estar na garantia e você nem imaginava! - http://freitascjr.blogspot.com.br/2015/09/o-seu-produto-pode-ainda-estar-na_9.html

  • O problema na demora das atualizações do os da google chegar ao aparelhos e das fabricantes porque elas modificam o sistema para seus aparelhos que muitas vezes possuem inúmeras variantes ou modelos diferentes impossibilitando a chegada de atualização a todos porque possuem um sistema modificado enquanto o sistema puro as atualizações são entregues quase que imediatamente até o motog com o os puro recebeu muito rápido o 5.0 até o 5.1 por se tratar de Android totalmente puro viva ao nexus que não tem modificação nenhuma por seus fabricantes

  • Prefiro mil vezes o Android 6.0 q chegara em breve mas não tenho nada contra a apple pelo contrário adimiro muito a empresa e vejo q ela esta se adequando as novas exigências dos usuários

  • Não gosto do Ios por ser um sistema fechado e pela merda da obsolescência programada, isso limita muito a experiencia do usuário em um longo período de tempo

    • Qual obsolescência ? O iPhone 4S é um dispositivo lançadas em 2011 que já saiu de linha,e vai receber uma atualização agora dia 16,o iOS 9. Isso já aconteceu com algum Android? Muito pelo contrário. Nenhuma empresa atualiza seus aparelhos que nem a Apple.

      • Exatamente Lucas... E dia 16 TODOS os aparelhos recebem a atualização, a partir só iPhone 4s.... A Google tinha q proibir esta modificação tão intrusiva por parte das empresas. se elas querem colocar seus serviços, façam como a motorola de forma a colocar como aplicativos.

      • Lucas, é fácil a Apple lançar um iOS para os dispositivos dela, ela é única no ramo do iOS. Agora, e o ramo do Android? A Google fabrica o SO Android e disponibiliza o SO para as empresas, sendo Samsung, Motorola, LG, etc. Agora, para a Atualização dos Androids saírem para certos dispositivos, depende de cada empresa. te ponho um exemplo de atualização rápida. EX.: Motorola, linha Nexus... Eu tenho um Moto X Play, e sei que tenho a Atualização rápida garantida para ele, pois a Motorola só põe aplicativos básicos no sistema.

        Ae vai minha opinião, abraços e bom dia!

  • Acho perda de tempo comprar iOS com Android. É fato que a Apple tá copiando muita coisa do Android, e pelo simples fato de o iOS ser todo limitado, já deveria ser o suficiente pra não darmos bola a essas matérias.
    Obs.: MINHA OPINIÃO.

Mostrar todos os comentários
808 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi