O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
123 Compartilhado 59 Comentários

O Android Nougat ainda não é tudo aquilo que esperávamos

Segundo o prometido pelo Google durante o Google I/O, o Android Nougat vai ser lançado no último trimestre do ano. Neste meio tempo, já conhecemos a maioria das funções da nova atualização. Ao olhar os recursos do Android que já são públicos, ainda estou sentindo falta de inovação. O Android ainda não chegou no seu auge.

Como fã do Android, fico mais do que feliz com cada nova versão do sistema operacional. E como proprietário orgulhoso de um Nexus 6P, estou na lista dos primeiros a receber a atualização final. Uso a prévia do Android Nougat para desenvolvedores desde abril, mas devido ao fato de ter sentido que acrescentava pouco valor à minha experiência, acabei voltando para a versão anterior, o Marshmallow.

O Android continua atrasado

O que reparei no Android Nougat é que algumas das funções são antigas, são apenas recursos que as fabricantes trouxeram há muito tempo, tais como:

  • Modo multi-janela, que já pode ser encontrada no LG G3 e no Samsung Galaxy S5;
  • Bloquear ligações e sincronizar a lista de bloqueados com um novo aparelho já visto nos dispositivos da HTC;

Há também inúmeras otimizações para dados móveis e consumo de energia, que forma bem implementadas de forma diferente pelas fabricantes. Grande parte deste update para o Android Nougat é simplesmente um trabalho de limpeza do Google para eliminar a confusão que foi criada com as tantas variações dos mesmos recursos.

O Android ainda não chegou no seu auge
ANDROIDPIT battery 4
O Android Nougat cuida da bateria, mas não do resto / © ANDROIDPIT

O processo do update foi otimizado, mas não da maneira certa

Mais uma vez o Google colocou muito amor e carinho no processo de atualização do Android, que estava, digamos, quebrado. Futuros dispositivos terão uma segunda partição do sistema para configurar as atualizações em segundo plano.

Quando você reiniciar o smartphone, a versão atualizada do Android será iniciada automaticamente. Mesmo a notificação de "Os aplicativos estão sendo otimizados", odiada por muitos, por levar muito tempo para atualizar todos os aplicativos, desaparecerá.

oneplus x android update installation reboot
Você não vai ver esta tela nunca mais / © ANDROIDPIT

Do ponto de vista dos usuários, esta é uma característica fantástica, já para os desenvolvedores do Android, para a Samsung, ou para as operadoras não é bem assim. Estes precisaram de um kernel que não esteja associado com à interface do usuário.

Assim, os desenvolvedores do Google poderão liberar as atualizações de segurança mais rapidamente e garantir que os ajustes feitos sejam aplicados sem falhas.

O Backup ainda representa o calcanhar de Aquiles

Outro assunto sobre o qual gostaria de ver mais determinação do Google são os backups. Até hoje apenas um punhado de aplicativos usam o API do backup do Google, apesar dela já existir há seis anos. E somente aplicativos otimizados para o Android 6.0 como "Target SDK Version", usam esta interface automaticamente.

Esta é uma das características da qual os usuários do iOS riem dos usuários do Android há anos. Estou cheio de ter que transferir meus SMS e reconfigurar aplicativos como WhatsApp, Facebook, Relay for Reddit, Feedly e outros, um por um, em cada aparelho de teste que recebemos por aqui.

O Google poderia ser mais rigoroso e negar que aplicativos de desenvolvedores que não usem esta API estejam disponíveis na Play Store. O que me leva ao seguinte ponto.

Eu preciso de mais segurança, não de mais recursos
easy backup app
De verdade, os apps de backup são uma porcaria / © ANDROIDPIT

Os apps ainda não são bons o suficiente

A Play Store foi anunciada como segura durante o Google I/O. Graças ao SafetyNets estaríamos protegidos: aplicativos podem ser apagados remotamente a partir de qualquer smartphone e também ser removidos da Play Store se forem considerados prejudiciais. Algoritmos inteligentes detectam tais aplicativos automaticamente como pragas com base em comportamentos específicos.

É bom que o Google deixe seus malwares nas mãos das suas máquinas. Mas o que falta mesmo é uma forma de reportar aplicativos maliciosos, com pessoas reais, que escolham manualmente os aplicativos ruins e prejudiciais, facilitando aos usuários mais inexperientes distinguir um app de lanterna legítimo de um vírus que se disfarça como um aplicativo lanterna.

top apps are bad eric de
A Play Store ainda deve em segurança / © ANDROIDPIT

Estes aplicativos fraudulentos ainda estão onipresentes na Play Store, e a maioria dos usuários tem preguiça de ler as permissões dos aplicativos. O Google deveria montar uma equipe, com humanos, e avisar sistematicamente os desenvolvedores para consertar seus aplicativos dentro de um determinado período de tempo ou retirar o app do mercado.

Eu preciso de mais segurança, não de mais recursos

O maior risco de segurança é o próprio usuário, que tem que garantir por si mesmo que os seus dados estejam seguros. Eu ainda tenho um grande problema de confiança com meu amado Android: as atualizações ainda vem tarde demais, o backup ainda é complicado e cada aplicativo da Play Store poderia ser uma tentativa de engano. Google, por favor, seja brutal e repare o seu filho favorito!

E aí, você concorda comigo?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Deathdoor 20/mai/2016

    Metade das reclamações é exagero ou descabida, metade não é "culpa" da versão do sistema.

  • Kaique Iglesias 20/mai/2016

    Acho que o Eric Herrmann é um grande simpatizante da apple, claro que ele visa a melhoria do OS da google mas, falar dos pontos positivos também ajuda, chama-se critica construtiva.

  • Rafaela Esteban 21/mai/2016

    Sou nova nesse mundo Android, acompanhava de longe até ter um dispositivo que me surpreendeu pela maturidade do sistema. Ainda estou aprendendo por aqui, e o que eu vejo é que essa falta de novidades bombásticas não é de todo negativo, visto que o SO já está em um ponto consolidado, o Google deve focar no aprimoramento, robustez e principalmente segurança, como foi dito no texto. Seria ótimo se as fabricantes dessem mais suporte de atualizações ou se o Google liberasse certas atualizações diretas sem passar pelas fabricantes. Eventuais novidades são bem vindas desde que úteis, mas não espero muito coisa que realmente faça barulho; acho que os wearables, realidade virtual e IAs são quem estão ganhando atenção pra alavancar as novidades e tentar cair no gosto do público.

59 Comentários

Escreva um comentário:
  •   4

    haaaaaaaaaaaaaaaa, não concordo com vc, tem So ai mudando só a fonte e colocando economia de energia, e ainda dizem que é pouco toda a implementação do Android a cada Up date!

  •   4

    Sabemos que sempre existe o que precisa ser melhorado, mas também é notável a evolução do S.O do Kit Kat pra cá.
    Estabilidade do sistema, a usabilidade e tudo mais, e ainda assim profiro o Android por suas infinitas possibilidades e personalização!
    Acredito que esta na direção certa, mas mudar o design pra min já seria um grande passo, não gosto muito do Material Design.

  • O desempenho é que o povo quer kkkk (segurança ) só volta se não tiver satisfeito

  • Deveriam fazer uma renovação dessa galera que escreve aqui no Android Pit... Demitam esses fãs da Apple!!! Quando se entra num site com o nome ANDROID PIT é por que se gosta de Android, não cegamente, mas ter que aturar comparações favoráveis ao aparelhos da maldita maçã escravizadora e mercenária é osso!!!

    Vai escrever pro ApplePit!!!

  • Qual a melhor forma (backup mais completo), qual a melhor ferramenta (app android ou sw windows) para um backup o mais completo possível?
    Agradeço a quem puder me sugerir.

  • Deveriam dar uma repaginada no visual do android... a interface apesar de funcional é terrivelmente feia. Até as roms customizadas dos fabricantes, parece que nenhum consegue fazer nada certo. Ios tá anos luz à frente nesse quesito.

  •   45

    Li em outro site brasileiro que as atualizações terão download automático em 2º plano no android N. Ou seja não tendo opção por parte do dono do aparelho.
    Quando uma versão nova é lançada é cheia de bugs que nem sempre são corrigidos, aí o download e instalação são feitos querendo ou não.
    Se meu aparelho estiver na lista para receber esse android N, nem a pau instalo isso.

  • Acho que o sistema vai ser aprimorado com um tempo, acredito que muitas dessas sugestões apareceram. Acho que seria bacana se as fabricantes disponibilizasse ao menos os top de linha a opção de instalar o sistema puro do Android como no Nexus em uma partição daí o cliente comprava o hardware da empresa e escolheria a versão.

  • Acho na verdade que a falta de novidade é a moda do momento. Há muito nossa amiga maçã também não apresenta nada de novo, e ainda pior: traz coisas que estamos cansados de ver no Android como grande "novidade".

  • .

  • Sou nova nesse mundo Android, acompanhava de longe até ter um dispositivo que me surpreendeu pela maturidade do sistema. Ainda estou aprendendo por aqui, e o que eu vejo é que essa falta de novidades bombásticas não é de todo negativo, visto que o SO já está em um ponto consolidado, o Google deve focar no aprimoramento, robustez e principalmente segurança, como foi dito no texto. Seria ótimo se as fabricantes dessem mais suporte de atualizações ou se o Google liberasse certas atualizações diretas sem passar pelas fabricantes. Eventuais novidades são bem vindas desde que úteis, mas não espero muito coisa que realmente faça barulho; acho que os wearables, realidade virtual e IAs são quem estão ganhando atenção pra alavancar as novidades e tentar cair no gosto do público.

    • Concordo .. em relação ás atualizações .. a google faz oque pode eu acredito.. já que seus dispositivos Nexus estão sempre atualizados .. A google repassa as atualizações depois de concluirem os patchs de bugs .. e depois vai da fabricante atualizarem o stock para a propria modificação .. como a TouchWiz da samsung .. a LG com a Optimus UX e assim vai..

  • Falta o Android melhorar o sistema com relação a apps que ficam rodando em segundo plano, isso que desanima no Android

  • A Google podia fazer uma parceria com a Microsoft pra otimizar o sistema.. Vejam o milagre q e um Windows phone de 512 d ram roda praticamente de tudo sem travar ate jogos pesados, enfim seria uma boa pro Android

  • Pra mim essa falta de inovação ocorreu tb no Marshmallow, que deveria ter sido a 5.2. Estão acelerando as versões pra alcançar o iOS rs...

  • Pra mim, parece uma atualização que poderia ser uma 6.1 e não uma outra versão do Android.

  • Para mim tâ ótimo...
    Se não está satisfeito compre a maçã e seja "feliz" com o IOS...
    I love Android!!!

Mostrar todos os comentários
123 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi