O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
459 Compartilhados 66 Comentários

Seu smartphone já roda com o Android Nougat? Confira algumas dicas e truques

Com o Android Nougat, a Google liberou uma série de novas funções para o sistema operacional. De serviços de economia de energia e dados à segurança dos usuários. Para que você tire o melhor proveito do seu smartphone rodando com Android Nougat, separamos uma lista com as melhores dicas e truques do novo SO da Google.

Dicas de eficiência Dicas de segurança Extras divertidos
Como economizar dados em planos pré e pós-pagos Como utilizar o Smart Lock e otimizar a sua experiência com o aparelho Como ativar o Easter Egg do Android Nougat
Como otimizar o consumo de RAM e bateria    
Como navegar entre as configurações de forma rápida    
Como ativar e usar o recurso de multi janelas    

Como economizar dados em planos pré e pós-pagos

Muitos usuários se esforçam para economizar e adquirir um bom smartphone. Contudo, o custo que temos com a manutenção dos serviços de voz e dados da operadora, sejam eles pós ou pré-pagos, pode ultrapassar o valor de compra do aparelho em poucos meses. Já falamos sobre essa metodologia aqui no AndroidPIT: basta somar os valores de recargas e contas que você já pagou até então, e ainda irá pagar durante o tempo em que estiver com o dispositivo.

Portanto, o que muitos usuários fazem é recorrer aos aplicativos que prometem controlar o consumo do pacote de dados. Em alguns casos, esses apps acabam gastando mais bateria pela necessidade do monitoramento em segundo plano, o que acaba sendo uma escolha inviável. Contudo, o Android 7.0 Nougat traz a solução para o melhor controle do consumo de internet móvel.

data saver android nougat
Painel que monitora o consumo de dados no Lollipop (esquerda) e no Nougat (direita) / © AndroidPIT

Na verdade, o Lollipop já conta com um sistema similar, no qual o usuário pode inserir o limite de dados que deseja gastar e esperar para que o sistema notifique periodicamente sobre o consumo. No Nougat essas informações não precisam ser inseridas manualmente, visto que o novo algoritmo do sistema irá detectar automaticamente se o plano de dados ativo no chip-SIM possui limite de franquia.

Além desse processo passar a ser automático, o economizador de dados do Android 7.0 oferece algumas opções adicionais aos usuários, como limitar o consumo de dados para aplicativos selecionados. O app do WhatsApp, por exemplo, pode ficar de fora dessa seleção, como uma espécie de exceção. Assim, o usuário receberá notificações do mensageiro sem limitações.

data saver android nougat twuo
Sistema de gestão de dados individual para aplicativos / © AndroidPIT

De qualquer forma, o sistema de gerenciamento irá fazer o monitoramento de todos os apps que ficam rodando em segundo plano. Podemos comparar esse mecanismo com o modo Doze, que também otimiza os recursos do sistema e de apps selecionados afim de economizar mais bateria. Ambos os recursos rodam em segundo plano e não interferem na usabilidade do sistema.

Gerenciador de dados do Android Nougat funciona com planos pré-pagos

Muitos usuários não procuram esse tipo de serviço - monitoramento de dados -  pelo fato do plano pré-pago ser o mais utilizado no país. Contudo, são exatamente estes planos/pacotes que contam com as franquias mais baixas e, consequentemente, precisam ser monitorados rigorosamente pelo usuário. A boa nova aqui é que o novo gerenciador do Nougat é capaz de reconhecer franquias de dados nessa modalidade.

Como otimizar o consumo de RAM e bateria

No Android Nougat, a equipe de desenvolvedores da Google criou e otimizou ferramentas a ponto de fazer com que aplicativos em execução de trabalho em segundo plano possam beneficiar os usuários em vez de comprometer a performance do dispositivo. Assim, os aplicativos passaram a agendar trabalhos e permitir que o sistema execute otimizações com base em condições de memória, energia e conectividade.

android nougat tips tricks 1
Verifique o uso da bateria e da memória RAM a partir do menu configurações / © AndroidPIT

Contudo, para que isso aconteça, estes aplicativos devem ser otimizados para trabalhar em conjunto com o sistema. O problema é que nem todos os desenvolvedores otimizam seus serviços e quem paga por isso é a memória e a bateria do seu celular. 

Se você notar problemas com demoras repentinas do sistema do seu aparelho e alto consumo de energia, verifique as configurações bateria e memória e veja se algum aplicativo está consumindo RAM acima da média. Feito isso, acesse as opções de desenvolvedor e selecione a opção "Serviços em Execução". Assim, você poderá visualizar e controlar os serviços em execução no momento. Se você ainda tem dúvida, saiba como acessar as opções de desenvolvedor.

Se você notar que algum aplicativo que você não precisa usar naquele momento está consumindo uma alta quantidade de memória, utiliza a opção "parar" para otimizar a performance do seu aparelho. Se você para um processo em segundo plano que esteja em execução, saiba apenas que este será interrompido, logo, você terá que reiniciá-lo.

android nougat tips tricks 2
Alguns aplicativos não precisam ser interrompidos / © AndroidPIT

Como navegar entre as configurações de forma rápida

Está dica pode até parecer pequena, mas é uma mão na roda na hora em que você estiver navegando entre as configurações e deseja passar de um serviço para o outro de forma rápida. O Android Nougat traz escondido na lateral esquerda um menu com acesso rápido. Este recurso otimiza o uso do aparelho com uma mão e diminui cliques, o que é sempre muito bem-vindo!

android nougat tips tricks 5
Se você não usa o menu lateral, passe a usar / © AndroidPIT

Como ativar e usar o recurso de multi janelas

Finalmente o Android oferece de forma nativa o recurso de multi janelas. Com ele, você pode usar até dois aplicativos abertos ao mesmo tempo, basta clicar no botão de multi tarefas ou de acesso aos apps recentemente abertos e segurar e arrastar um app até a barra de status do dispositivo.

Fazendo isso, você ativa a tela dividida e pode escolher um segundo aplicativo para usar na tela de baixo. No exemplo abaixo, enquanto assisto o vídeo sobre os novos Pixel e Pixel XL, posso acessar o review dos aparelhos no AndroidPIT ou rapidamente enviar um email. Além disso, ao clicar no botão que indica a tela dividida, na barra de navegação, você rapidamente intercala serviços. Assim, ao enviar o email, clique duas vezes no botão multi janelas e volte para o review.

android nougat tips tricks 4
Para smartphones com tela acima de 5 polegadas, o recurso de tela dividida é lindo / © AndroidPIT

Como utilizar o Smart Lock e otimizar a sua experiência com o aparelho

O Smart Lock é o tipo de função capaz de transformar a nossa experiência com o smartphone dentro de casa, no trabalho, dentro do carro e com os nossos dispositivos, como o meu Moto 360. Quando este serviço estiver ativado e configurado, ao chegar em casa ou no trabalho, você não precisará mais usar o bloqueio de tela, por exemplo.

Esta é uma função exclusiva do Android e,para usá-la, você precisa ter configurado um bloqueio de tela seguro. Depois disso, acesse Configurações > Segurança > Smart Lock. Aqui, você terá até cinco opções, indico, especialmente os Lugares confiáveis e os Dispositivos confiáveis.

android nougat tips tricks 3
O Smart Lock otimiza a sua experiência com o celular / © AndroidPIT

Como ativar o Easter Egg do Android Nougat

Você já não pode mais jogar Flopsy Droid como fazia antes nas versões Lollipop e Marshmallow. Contudo, você pode atrair e capturar gatinhos, quase como se tivéssemos aqui uma homenagem ao Pokémon GO. Para ativar o Easter Egg do Android Nougat você precisa acessar o menu de configurações, clicar na opção "sobre o dispositivo" e, depois, clicar várias vezes sobre o número da "versão do Android." 

nougat easter egg
Ative o Easter Egg primeiro... / © AndroidPIT

Na tela clássica do Easter Egg, no entanto, não aparecerá o presente clássico. Você deverá clicar então sobre o "N" diversas vezes até aparecer a carinha de um gatinho. Feito isso, acesse o atalho para as configurações, solicite editá-las e então arraste o ícone do gatinho para adicioná-lo como um bloco de atalho.

Depois, você verá (mesmo se o aparelho estiver configurado para o idioma português) um bloco chamado "Empty dish", clique sobre ele. Aqui você poderá escolher entre quatro iscas para atrair o seu gatinho, escolha uma delas e espere até receber uma notificação dizendo que você pode coletar um novo gatinho. E era isso! Para conferir quantos gatos você possui, basta pressionar o bloco com a isca a partir dos atalhos rápidos.

nougat easter egg 1
... depois capture gatinhos por aí, quase como Pokémons / © AndroidPIT

Qual outra dica do Android Nougat você colocaria nesta lista?


Este artigo foi feito em conjunto com Bruno Salutes e Eric Herrmann.

Os comentários favoritos dos leitores

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    • Equipe
    há 1 mês

    Então, AC&MM, este artigo é para ajudar pessoas que estão procurando por dicas de uso. Uma das coisas que as pessoas mais procuram e têm dificuldade em achar/fazer é em relação ao easter egg de cada versão do Android. Por isso é porque este artigo serve para ajudar usuários curiosos, eu decidi colocar tal dica. Tem muita gente que quer saber sobre ROOT ou ROM customized, e outras sobre o easter egg. Este artigo será atualizado com mais dicas conforme eu vá usando a versão e, vocês usuários, indicando outros truques. Vamos compartilhar conhecimento, certo?

  • David CD há 1 mês

    Uma coisa é fato, otimização de bateria, a Google só promete, a cada versão piora o consumo, e acho que com o nougat não vai ser diferente.

  • Henrique Bonfim há 1 mês

    Mesmo já usando a maioria das novidades nas ROMs Samsung, são boas implementações ao sistema. Mas sabem que dá raiva? Aquele carinha que tem um Moto G, acha que seu aparelho está lento e sabe o que ele vai fazer? Instalar o Du Speed Booster, Clean Master e sei lá mais quantos otimizadores ele encontrar na Play Store kkkkkkk Kkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkk

  • AC&MM há 1 mês

    Por isso que eu prefiro o Nokia 3310. Principalmente porque tem esse jogo de capturar gatinhos o que é indispensável e de extrema utilidade em um smartphone

  • Andreu Vasconcelos há 1 mês

    Taqueopalriu kkkkkkkkkk

66 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi