O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
opinião 92 Compartilhados 42 Comentários

Por que o update bugado do Nexus 6P deveria preocupar você?

O número de smartphones rodando com Android 7.0 Nougat não chega a 1% da distribuição do sistema operacional da Google. Logo, poucas são as informações que temos até agora sobre os problemas que a atual versão vem apresentando entre os usuários. Porém, quando problemas de alto consumo de energia e superaquecimento da bateria aparecem, sim, isso chama a atenção. De acordo com os usuários do Nexus 6P, o último update vem tornando a experiência com o aparelho péssima.

Usuários da rede social Reddit vêm compartilhando há três dias informações sobre os problemas causados pelo Android Nougat à bateria do Nexus 6P. Como disse acima, poucos são os dispositivos que já rodam com o novo SO, por isso seria um equívoco dizer que a nova versão da plataforma está bugada, mas não podemos negar que os relatos são um alerta.

Depois de fazer o upgrade para a versão Android 7.0, algumas unidades do Nexus 6P param de funcionar inteiramente ao usar um aplicativo, como o da câmera, por exemplo, e apresentam um comportamento parecido com o de uma bateria sendo drenada rapidamente. Contudo, o aparelho só volta a funcionar depois de conectado a um carregador. No vídeo abaixo, um usuário mostra o que acontece com o dispositivo:

Este parece ser um problema exclusivo, até o momento, de usuários do Nexus 6P e, caso você possua o modelo, aparentemente, pode corrigir o erro ao fazer o update do sistema para a versão prévia do Android 7.1.1 para desenvolvedores. Contudo, a versão beta não é estável quanto o software final. Outra opção seria fazer o downgrade do sistema para Android 6.0.1 Marshmallow até que um pacote corretivo seja enviado pela Google.

Outras características deste bug são o alto consumo de energia assim que o aparelho chega à 25% da capacidade de energia. Mas o que isso pode representar para você que ainda nem recebeu a nova versão?

O novo software que chegará para o seu aparelho vai demorar mais para ser entregue

Isso significa que, mais uma vez, o novo software que chegará para o seu aparelho vai demorar mais para ser entregue. E mesmo que fabricantes e operadoras trabalhem juntas para entregar a versão mais estável possível do Android para o seu smartphone, ainda assim, será necessária a versão 7.X.X para corrigir bugs da outra versão do sistema.

A Motorola começou o soak test para o Moto G4 e Moto G4 Plus no Brasil, mas provavelmente, quando conseguir liberar o update oficial, teremos o Android 7.1.1 e mais uma fragmentação do sistema operacional.

Assim, neste momento, parece que temos que conviver com este dilema: ou temos as atualizações em um número maior de smartphones, de forma instável e rápida, e aprendemos a conviver com a fragmentação do Android e seus problemas, ou temos as versões estáveis do SO e aprendemos a esperar o tempo que for necessário por elas.

Com qual destas opções você fica?

42 Comentários

Escreva um comentário:
  • Aumentei a vida útil da minha bateria DRASTICAMENTE, com 2 simples ajustes nas configurações. Um é configurações/ wifi/ engrenagem (ou avançado)/ manter wifi durante inatividade. Daí pus em "nunca". Quando vai pro doze, o wifi desliga, e a economia é grande. Ao ligar a tela, o wifi torna a ligar instantaneamente. Para não perder notificações e não gastar roaming demais, basta deixar a rede preferencial em 2G, que não usa quase nada da franquia, quando fica só pra receber notificações. Quando o wifi desliga, ela liga, e vice-versa.
    A outra é em localização. Apesar de deixar o serviço sempre desligado, só ligando se precisar de um Uber, achei mais coisas que poderiam ajudar: existem 2 opções que se encontram em "verificação", e marotamente consomem bateria, MESMO COM O GPS DESABILITADO. Uma é para apps buscarem redes wifi a qq hora, e a outra para bluetooth. Desabilitem as duas.
    Pus uma carga até 95% ontem, e fui dormir. Acordei, e estava em 94%, com uma longa linha horizontal no gráfico.

  • Pois é. Não consegui ainda uma resposta convincente de como o Doze funciona no Nougat. Uns afirmam que passa a hibernar apps assim que a tela é desligada, outros insistem que é conservador como era no M, que só começava a funcionar 30min depois do telefone ficar com tela apagada e sem o mínimo movimento. Um grande meh. O que me incomoda é os desenvolvedores jogarem em cima dos usuários a responsa de encontrar meios para fazer o que deveria vir por default. Nós aqui podemos nos ajudar, mas minha mulher, por exemplo, é noob em qq coisa de tecnologia, assim como A IMENSA MAIORIA DOS USUÁRIOS DE SMARTPHONES.

    • É verdade... Comprei meu Nexus 6P a cerca de 20 dias. Está rodando o 7.0, até agora... Sem problemas (espero que continue assim)... Mas a questão do Doze é realmente uma incógnita. Antes eu usava um APP no meu Moto X 2. No Nexus, por ser ''nativo'', esperava uma experiência mais simples e clara. Não veio... Dizem que tem... Mas não sei se funciona... E pior, como realmente funciona... Aliás, queria saber mesmo se funciona pois até agora... Achei a bateria de 3.450 mAh, OK. Nada além disso.

      • Isso aí, Egberto. Olha, digo que está funcionando, pois hj, ao acordar, verifiquei o gráfico, e teve um grande período horizontal. Então ok quanto ao Doze, porém continua a incógnita sobre como funciona. Mas a gente tem um smart pra usar, e não pra ficar olhando pra ele lá, parado, em cima da estante. Daí, e não sei se vc já notou, o bicho é uma draga em uso. Era assim no M, mas um pouco menos. Tudo que está ao meu alcance eu faço, como deixar aquela incrível tela quase apagada (que saco, isso), desligar GPS, BT, limpar o cache em recovery, dar reboot, etc. Vi um review ontem no YT, e o menino falou que nos testes o consumo era de 14% por hora de tela. Só se for em Vênus. Eu não consigo 5 horas, trabalhando apenas no KLWP. Nada de jogos, nada de vídeos.

  • manos,que assunto idiota esse de fragmentação,
    se fosse melhor, ajudaria?sim
    mas muda quase nada,uma pessoa com um galaxy s6 tem todas as funções do nogaut,pela touch wis (que era ruim mas a Samsung anda melhorando a touch wis)
    okay que meu pequeno e modesto moto g 2 esta melhor com o nogaut,pq ele nunca foi top de linha,mas supre minhas necessidades,mas para a maioria das pessoas que usam o Android stock nele,fazem a mesma coisa, só muda para eu que sou um dos poucos usuários "experts" que se tem em relação a toda população que usa smartphones.

  • As custom roms do Nougat saíram absurdamente rápidas, estou usando no Redmi 2 Pro e às vezes esquenta um pouco e dá uns lags, mas em geral, por ter sido lançado há tão pouco até que está bem estável.

  • No dia em que instalei o 7.0, monitorei a atividade da bateria, e o Doze me pareceu normal. Agora, porém, aquela boa e saudável linha verde horizontal foi-se, e parece não estar mais hibernando os apps como há poucos dias. 2 horas após carregar, e tendo usado por um tempo REALMENTE CURTO (tipo uns 5 minutos, e olhe lá), já foram 15% de bateria. Fui verificar, e a linha é só ladeira. Comprei esse celular pra poder trabalhar bem no KLWP. Já vi que foram 2K APARENTEMENTE mal gastos. Mas vamos tentando... 7.1, lá vou eu. Fingers crossed.

  • É por isso que android nunca vai ser ios

  • Fiz a atualização e está tudo bem, faz mais ou menos duas semanas que estou usando o beta do 7.1.1 e está perfeito, agora ja cheguei a fazer 5 horas de tela

  • Fiz a atualização e tudo bem por aqui também.

  • Como fazer o downgrade para o marshmallow?

  • Por aqui TUDO normal no NEXUS 6P.

  • Tenho um Nexus 6P e está tudo bem aqui, sem problemas

  • Tenho um Nexus 6P e aqui está tudo tranquilo com a prévia 7.1.1

  • Tenho o 6p e não tive esses problemas . Espero que as pessoas que estão com problemas não percam o Smartphone pois ele é fantástico.

  • Se problema chegou até ao nexus a coisa está realmente bem grave....Na minha opinião o Google precisa lançar novas versões do sistema de forma mais pausada, liberando novos pacotes de segurança de forma regular.

  • É preferível ter atualizações instantaneamente independente da estabilidade, pois a novidade é o que importa, bug sempre haverá... Android novo, vem vem vem

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi