O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 12 Compartilhado 29 Comentários

Android One vs. Moto E: qual é o melhor?

A excelente iniciativa chamada Android One do Google tem o objetivo de fornecer componentes de baixo custo para fabricantes em países em desenvolvimento para fazer com que os usuários possam ter uma experiência eficiente e confiável com o Android sem precisar gastar muito dinheiro ou comprar um hardware antiquado. O Google lançou hoje a primeira família de smartphones Android One na Índia, em parceria com a fabricante de processadores Media Tek e com os fabricantes de telefones Micromax, Karbonn e Spice. Um deles, o Spice Dream UNO, custa o mesmo que o Moto E. Confira a nossa comparação de especificações técnicas.

AndroidPIT Android One Moto E
O Spice Android One UNO Mi-498 e o Motorola Moto E. © Spice/Motorola

O projeto Android One tem como palavra-chave a disponibilidade. Uma experiência Android aprovada pelo Google e disponível para todos. Por esse motivo o Google faz questão do preço baixo para os aparelhos. Inicialmente falou-se num limite de 100 dólares, mas agora sabemos que os dispositivos ficarão entre os 115 e os 165 dólares.

O primeiro aparelho Android One, o Spice Android One Dream UNO Mi-498, vazou numa loja online indiana antes de seu lançamento oficial por 115 dólares, chegando, dessa forma, por um preço equivalente ao do Moto E nos Estados Unidos.

MotoE
O Moto E tem o peso da marca Motorola a seu favor. © ANDROIDPIT

O preço do Android One é definitivamente competitivo, e se observarmos suas especificações comparadas às do Moto E, também um aparelho revolucionário, as coisas começam a ficar interessantes. Em muitos aspectos, ambos os dispositivos são equivalentes: a mesma quantidade de RAM (1 GB), memória interna (4GB), Android 4.4.4 KitKat, dual-SIM, entrada para microSD e mesma resolução da câmera traseira (5MP). Contudo, o Spice tem um processador com clock um pouco mais rápido (1,3 GHz MediaTek vs. Snapdragon 200 a 1,2 GHz), uma câmera frontal de 2 MP (sem falar do flash LED na parte traseira) e uma tela ligeiramente maior (4,5 polegadas vs. 4,3 polegadas).

AndroidPIT Spice Android One Dream
O Spice Android One Dream UNO é o primeiro dispositivo do projeto Android One. © Spice

O Moto E, por outro lado, tem uma bateria maior (1.980 mAh vs. 1.700 mAh) do que a do Spice Android One Dream, mas a vantagem principal do Moto E é a marca Motorola por trás do dispositivo. Apesar de considerarmos louváveis a iniciativa do Android One e os esforços do Google, questões cruciais devem ser consideradas: será que os aparelhos do Android One poderão competir com a Motorola se custarem o mesmo? Como será o custo/benefício dos próximos dispositivos?

  Motorola Moto E Spice Android One Dream UNO
Sistema Operacional Android 4.4.4 KitKat Android 4.4.4 KitKat
Tela 4,3 polegadas 4,5 polegadas
Dimensões 124,8 x 64,8 x 12,3 mm não divulgado
Peso 140 gramas não divulgado
Bateria 1.980 mAh 1.700 mAh
Câmera 5 MP (traseira), sem câmera frontal 5 MP e flash de LED (traseira) / 2 MP (frontal)
Processador Snapdragon 200, 1,2 GHz MediaTek, 1,3 GHz
RAM 1 GB 1GB
Conectividade HSPA, Bluetooth 4.0, dual SIM HSPA, Bluetooth 4.0, dual SIM
Memória Interna 4 GB e microSD 4 GB e microSD

Os outros dispositivos que apareceram com o lançamento de hoje possuem especificações ligeiramente melhores ou piores do que as do Moto E. Com efeito. a principal vantagem do Android One, o limite de 100 dólares, foi perdida. De toda forma, a concorrência é sempre positiva, e em breve o mercado estará bem abastecido de dispositivos baratos e com uma boa performance. E isso tudo com uma experiência de Android puro. Além da Índia, o Google também anunciou que o Android One será lançado na Indonésia, Filipinas, Paquistão, Bangladesh e Nepal até fim do ano.

Você compraria um dispositivo Android One? Acha que eles chegarão logo ao Brasil?

12 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Rafael Dantas 15/set/2014

    Finalmente o Google assumindo uma posição em relação aos Android de entrada.
    O hardware não é surpreendente pois não precisa ser. O importante é oferecer uma experiência de qualidade ao usuário. QUALQUER usuário.
    Ponto positivo!

  • Paulo Cerqueira 15/set/2014

    Podem me chamar de preconceituoso, mas não trocaria um Snapdragon por um Mediatek ou Rockchip por uma diferença de 100Mhz de processamento "JAMÁS"! hahaha Aliás, acho que por diferença de clock nenhuma.

  • Vitor M.
    • Mod
    15/set/2014

    isso é um baita preconceito se fundamento algum,tenho meu top com mediatek(BLU VIVO IV) ele bate qualquer snapdragon que vc botar,ainda mas com GPU Mali que bate qualquer adreno. fora o 6595 que bate 52k no antutu.
    snapdragon é igual Apple, pura marca.

  • Diego Sthepen 15/set/2014

    Morte aos galaxy y. 😂😂😂

  • Jonas D. 15/set/2014

    Mas a questão não é ser bom. É que os desenvolvedores não se interessam por smartphones com processadores Mediatek.

29 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi