O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
113 Compartilhados 13 Comentários

Android para principiantes: o que é bloatware?

Sabe aqueles aplicativos que já vem instalados no seu dispositivo logo de cara? Você não precisa deles e não consegue desistalá-los. Eles deixam o seu sistema mais lento e ocupam um espaço valioso na memória do aparelho. Este são os bloatwares e aqui eu te explico exatamente o que isso significa e qual a solução para eles.

O que significa o termo?

Você pode nunca ter ouvido falar do termo bloatware, mas certamente já encontrou legítimos exemplares da categoria em seu dispositivo Android. Trata-se de aplicativos absolutamente inúteis instalados pelo fabricante no seu aparelho. Na minha opinião, as companhias campeãs de bloatware são a Motorola e a Samsung. Quem em sã consciência poderia se interessar pela App Store da Samsung, por exemplo? O sistema operacional Android nasceu com o espírito de liberdade de configuração que esses programinhas irritantes tentam subjugar.

m4 aqua aplicativos bloatwaresq3t
Não quero aplicativos-lixo! / © ANDROIDPIT

Os aplicativos “bloat” ocupam espaço, retardam o seu sistema e, o pior de tudo, não podem ser apagados por meios normais. Em certa medida, eles andam de mãos dadas com as interfaces do usuário de cada fabricante, como a TouchWiz ou a Motoblur. Há uma boa razão pela qual os desenvolvedores e aficcionados passam tanto tempo limpando suas ROMs do bloatware. Quando o assunto é software, nenhum usuário gosta que os fabricantes decidam o que “é preciso” ter nos smartphones ou tablets. Se eu pudesse escolher, queria que o meu dispositivo viesse apenas com a Google Play Store, e eu decidiria que aplicativos baixar. O bloatware é especialmente irritante quando o celular ou tablet tem menos de 16 GB de memória interna, e muito espaço valioso é desperdiçado com ele.

Qual é a solução?

Para se livrar das funções desnecessárias do seu celular, você pode rootear o aparelho, que permite com que você tenha a liberdade que os fabricantes tentaram tirar. Você poderá, por exemplo, apagar aplicativos que são considerados “apps de sistema”, mas que na verdade não são essenciais para o funcionamento do software. Ou seguir as instruções do artigo abaixo para não precisar do root.

E o seu dispositivo, tem muito bloatware? Qual é o que mais te irrita? Comente aqui.

13 Comentários

Escreva um comentário:
  • Pra mim, é o que torna celulares Android um pé-no-saco, e a Samsung uma opção a menos na hora de escolher celular!

  • E como é que faz o root no moto g1 pelo amor de deus

    • Veja esta vídeo aula Arielton https://www.youtube.com/watch?v=8FgHe0CQMrs. Saiba que depois que fizer o root vc deverá ter muito cuidado com o que faz com seu gadget, principalmente na pasta SISTEMA. Por isso é sempre bom ler bastante sobre o que vc pode ou não fazer com seu smart depois de rooteado. Caso o link não seja útil digite no Youtube: Root no moto g. Tem várias aulas. Busque um vídeo de como fazer Unroot também caso você queira voltar seu gadget aos padrões de fábrica. Espero ter ajudado, abraço!

  • Nem precisava escrever tanto. Bloatware = Touchwiz, simples assim.

  • Esse é um assunto bem bacana, passo por isso sempre que volto a usar o TouchWiz, graças a esses apps que tiram a fluidez do sistema eu sempre acabo usando custom rom no meu android, todos os android que eu procuro comprar, eu sempre dou uma olhada se tem suporte pra alguma custom rom, de preferencia CyanogenMod pois o sistema android "puro" torna a ser mais leve e fluido sempre comparado com as roms oficiais do fabricante kkk

  • Livrei-me desse mal migrando para o CyanogenMod!
    Realmente é um artigo excelente para quem está aprendendo! Ter autonomia sobre seu dispositivo! Liberdade real que o Android OpenSource proporciona!

  • Nas versões mais recentes do Android existe um "meio termo", desativar o aplicativo. Para quem não sabe (e nem quer saber!) do root, essa solução pelo menos evita que o sistema seja prejudicado em sua performance.
    A bem da verdade o bloatware é um mal desnecessário que deveria ser banido. O que nunca irá acontecer pois tanto os fabricantes quanto diversas operadoras sentem uma necessidade em empurrar suas "soluções" no usuário. Uma das formas de se evitar um pouco esse tormento é buscando aparelhos sem vínculos com operadoras e marcas menos invasivas...

  • eu me irrito até mesmo com apps nativos de sistema que costumo substituir.. até mesmo nos CM algumas coisas são desnecessarias u.u

  • acho que não adianta forçar parada do app ou limpar cache pq alguns minutos depois ou quando reeinicia o cell eles voltam a funcionar automaticamente em segundo plano. as fabricantes estão determinadas a acabar o root no Android

  • e eis aí novamente a necessidade do nosso querido 'root'... fazer o q né...

  • Uma dica que ajuda mas não resolve 100%: ir nas informações do aplicativo e mandar limpar todo o cache dele e mandar forçar parada e desativar, ele vai parar de rodar em segundo plano, porem não irá liberar espaço de armazenamento, uso isso no meu S4, não me importo com o espaço interno pq uso um microsd.

  • Iniciativa bacana para os novatos no robô...
    Fica uma sugestão de fazer um tutorial para ensinar como remover os aplicativos "do sistema", depois de rootear o aparelho fica bem fácil xD

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi