O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
10 min para ler 164 Compartilhado 98 Comentários

Android sem os apps do Google: existem alternativas para quase tudo

Resolvi parar de usar os aplicativos do Google por duas semanas no meu Google Pixel para ver se isso era realmente possível. Preparei o smartphone para isso, com todas as funções e recursos necessários, tais como fazer chamadas, navegar na internet e experimentar coisas novas. Ao final, notei que sem os aplicativos do Google ou uma conta da empresa conectada, a experiência permaneceu tão boa quanto.

O desafio

Eu uso inúmeros aplicativos do Google. Com o Mapas, confiro o horário de funcionamento das lojas. Na Play Store, baixo e testo aplicativos, bem como realizo compras. Quando perco meu telefone, utilizo o gerenciador de dispositivos para encontrá-lo rapidamente. A agenda sincroniza meus calendários e compromissos. O Gmail permite que eu gerencie múltiplas contas facilmente. Além disso, consigo controlar as lâmpadas da Philips na minha casa, alugar carros e também utilizar a assistente de voz da Amazon, a Alexa, tudo com a ajuda do meu Android.

Agora, você já pensou em fazer tudo isso eliminando os aplicativos do Google? Só consegui ter uma visão melhor disso colocando isso em prática.

A preparação

Para rodar o Android sem os Google Apps é preciso trocar o firmware do aparelho. Utilizei o TWRP no Google Pixel para instalar outra ROM. Escolhi a Carbon que, na minha opinião, é a melhor do momento para este smartphone, isso até os desenvolvedores do Lineage OS finalizarem a ROM atual.

Desta forma, estou com a ROM Carbon instalada e sem os G-Apps. O resultado: o aparelho está rodando o AOSP com recursos extras da Carbon, mas sem o pacote de aplicativos do Google.

Para rodar o Android sem os Google Apps é preciso trocar o firmware do aparelho
AndroidPIT android without google 9159
Com a TWRP, o Andorid também pode rodas com os GApps, mas escolhi não fazer isso / © AndroidPIT

Segunda etapa

É fácil configurar um smartphone nessas condições, mesmo sem o assistente de configuração do Google. Contudo, sem o Pixel Launcher, a Play Store e outros apps da gigante das buscas, tive a sensação de que o smartphone estava vazio, faltando algo.

launcher3 vs kiss launcher no boobs
O Launcher3 (esquerda) é uma extravagância / © AndroidPIT, Jonas Burgert

Comecei a configurar a conexão sem fio, o Chromium e baixei a F-Droid, que é uma loja com aplicativos Open Source (código aberto) para Android. Nela, baixei o teclado AnySoftKeyboard. Coloquei o papel de parede que eu mesmo fiz em uma exposição de arte.

Na sequência baixei o KISS Launcher com o objetivo de me livrar do lançador padrão que acompanha uma barra de buscas do Google muito feia e, além de tudo, impossível de remover. Bom, chegou a hora de buscar os aplicativos.

AndroidPIT android without google 9102
Sem a Play Store você pode usar alternativas como o F-Droid (direita) / © AndroidPIT

O que está faltando?

A escolha por não usar os Apps do Google tem seu preço. Não apenas pela falta do YouTube, do Google Drive ou do Mapas, mas também pelos serviços essenciais que só podem ser acessados por meio do Google Play Services. Os chamados Google Mobile Services (GMS), por exemplo, tem como objetivo definir o posicionamento exato do usuário e vem integrado aos serviços de localização.

android without google play service error
Sem o Play Services, não existem serviços de aluguel de carros, como o DriveNow / © AndroidPIT

No entanto, não usar esse serviço pode ser uma vantagem para a minha privacidade, visto que assim consegui sair do radar do Google, literalmente. Mas isso pode resultar numa perda significativa de eficiência de aplicativos básicos, como o Uber, por exemplo.

AndroidPIT android without google 9109
A Google sempre pergunta pela minha localização: parte pelo meu interesse, parte pelo dele / © AndroidPIT

Existem alternativas para simular o Play Services e rastreamento sem fio sem o Google. Usando o microg e outros vários provedores de serviços de localização sem fio como alternativa. Contudo, o desenvolvimento desses apps é lento, bem como de seus serviços, fazendo com que a experiência de uso seja prejudicada significativamente. O aplicativo do DriveNow, por exemplo, que é a empresa na qual alugo carros, podia ser instalado, mas o mesmo não funcionava.

android without google location service replacement
Encontrar alternativas para redes de localização é bastante acadêmico / © AndroidPIT

Em contato com a equipe do DriveNow, recebi a seguinte declaração:

"O aplicativo do DriveNow usa o Google Mapas como mapa padrão para mostrar os carros que estão por perto. Portanto, o nosso aplicativo precisa ter acesso aos serviços do Google Play. Uma alternativa seria verificar onde está um carro através de uma chamada gratuita pelo telefone 0 800 07 07 02.''

AndroidPIT android without google 9105
Sem o Google, a navegação é possível apenas por GPS, em outras palavras, a céu aberto / © AndroidPIT

Dá pra navegar, mas...

É uma pena que os aplicativos de aluguel de carros sejam tão dependentes do Google e não consigam utilizar o GPS de forma nativa. Navegar sem o Mapas não se mostrou um problema. Usando o HERE Maps, OsmAnd ou o Maps.me, pude me orientar muito bem pelas ruas de Berlim. Não apenas de carro, mas também de bicicleta ou qualquer outro método que me levasse a algum destino.

AndroidPIT android without google 9114
O HERE sabe para onde está indo / © AndroidPIT

O OpenStreetMap e o OsmAnd não são tão completos quanto o Google Mapas, mas alguns deles contam com informações úteis. Ambos possuem um modo offline que poupa os dados de internet, assim como o HereMaps, que também tem essa opção.

AndroidPIT android without google 9106
O Google Mapas possui imagens em 3D, mas o OpenStreetMap é um concorrente bem forte / © AndroidPIT

Aplicativos em abundância, mesmo sem a Play Store

Mesmo sem a Play Store no celular, consegui usar bons aplicativos. A F-Droid sempre é a minha primeira opção, pois os apps de código aberto são de boa qualidade. Minha segunda opção é a Amazon App Store, que conta com aplicativos grátis e pagos e pode ser considerada muito segura.

Meus Apps em lojas alternativas

Apps que uso da Play Store Alternativas Lojas
Alexa Alexa Amazon
Twitter AndStatus F-Droid
Minuum Keyboard AnySoftKeyboard F-Droid
Audials Audials Amazon
Agenda do Google Calendário Pré-instalado
Gerenciador de dispositivos do Google Cerberus Uptodown
Chrome Chromium Pré-instalado
Google Drive (PDF-Reader) CuprumPDF F-Droid
Play Store F-Droid, Uptodown, Aptoide Respectivos website
Facebook Face Slim F-Droid
Google Mapas HERE WeGo, MAPS.ME, OsmAnd~ Uptodown, Amazon, F-Droid
Gmail/Inbox K-9 Mail F-Droid
Pixel Launcher KISS Launcher F-Droid
Yatse Kodi Remote Kore F-Droid
LastPass LastPass Amazon
YouTube NewPipe F-Droid
Google Authenticator OneTimePad F-Droid
Relay for Reddit RedReader F-Droid
Telegram Telegram F-Droid
Poweramp Vanilla Music F-Droid
MX Player VLC Uptodown
WhatsApp WhatsApp Uptodown
Wunderlist Wunderlist Amazon
DriveNow / MultiCity / Free2Move Não disponível Falha: Erro do Play Services
Google Home, Alexa, Philips Hue Não disponível Falha: Erro desconhecido

Alguns aplicativos estão desatualizados

Além da Amazon e do F-Droid, eu também utilizei o Uptodown e Aptoide para procurar aplicativos. Com eles, pude encontrar quase todos os aplicativos e ainda obtive atualizações. Isso não significa que todos os aplicativos estavam rodando com a última versão.

Na Amazon, o Maps.me estava na versão 5.0, enquanto na Uptodown já estava na versão 7.0.5. No entanto, como o aplicativo foi baixado a partir da Amazon, tive que atualizar sem poder usar a Uptodown. E isso pode consumir tempo.

AndroidPIT android without google 9137
Alguns aplicativos você só consegue através de fontes questionáveis  / © AndroidPIT

É sempre possível encontrar alternativas

O app que permite comprar a passagem do metrô de Berlim não estava disponível em qualquer uma das quatro lojas na versão atual; e nem consta na Amazon. Para ter a versão atual 3.x, que mostra uma visão geral do seu crédito, tive que escrever para o suporte da empresa. A resposta foi rápida, mas fui encaminhado para uma fonte questionável, com um aviso para tanto:

Nós oferecemos nosso aplicativo, basicamente, apenas através das lojas oficiais de aplicativos de cada sistema operacional. Lá, os aplicativos são verificados quanto a vírus e, em seguida, os aplicativos são lançados na loja de apps. A Amazon não garante tal procedimento. Tente obter o arquivo apk correspondente através do www.here. No entanto, não podemos garantir o funcionamento perfeito do mesmo. Talvez o seu aparelho possa sofrer danos irreparáveis ao baixar tal arquivo.

https://www.apk4fun.com/apk/4965/

Eu tive sorte, e o aplicativo não causou nenhum problema, pude fazer o login e utilizar os bilhetes sem problemas. O APK, no entanto, poderia conter adwares. No site, havia certa quantidade de botões falsos para "download", e isso pode enganar os usuários que não estão acostumados com este tipo de processo.

O que não funciona, ou funciona mal

Contatos de backups

Além de não conseguir alugar carros com o meu smartphone, outras coisas não foram possíveis. Devia ter isso em mente, pois em relação à transferência de dados, foi quase impossível. O Google oferece mais opções com o Gmail, a Agenda e os Contatos, como percebi rapidamente. 

Algumas horas depois de configurar o aparelho, notei que a minha lista de contatos estava vazia. Felizmente, pude importar meus contatos a partir do aparelho antigo com um arquivo VCF.

AndroidPIT android without google 9142
A agenda do Google pode ser visualizada apenas através do navegador / © AndroidPIT
android without google calendar gmail web view
Usa os serviços do Google via web foi minha única alternativa / © AndroidPIT

Como lidar com emails antigos do Gmail

Próximo ponto de atrito: os arquivos de e-mail parecem ser coisas complicados de lidar, pois usando o serviço K-9 Mail, conseguia baixar apenas os últimos 25 e-mails. Por fim, pude resolver o problema da autenticação em duas etapas no K-9 Mail. O Google usa senhas de aplicativos que permitem fazer o login na sua conta com aplicativos que não oferecem suporte por autenticação de dois fatores.

AndroidPIT android without google 9119
K-9 Mail é um bom cliente de email... / © AndroidPIT
AndroidPIT android without google 9124
... mas a busca por e-mails antigos é possível apenas com um aplicativo do Google / © AndroidPIT

Agenda do Google

Pude gerenciar minhas reuniões na agenda do Google apenas no computador. Uma Conta do Google não pode ser configurado em um dispositivo, logo, nenhum app alternativo de agenda poderia ter acesso à minha Agenda do Google. O pacote Microg que mencionei anteriormente deveria permitir configurar uma conta do Google, mas não quis fazer isso no meu dispositivo de teste.

Eu usava um atalho via navegador móvel, exatamente como para os arquivos do Gmail. Como uso duas contas do Google de forma paralela, a situação foi agravada pelo Erro 404 na versão web da agenda do Google, isso fez a ação de navegar entre duas contas impossível. Eu teria que instalar um segundo navegador para apenas abrir a agenda do Google com a outra conta.

Backups de fotografias

A sincronizações de imagem como o upload no Google Fotos pode ser substituído por uma variedade de alternativas gratuitas, como o Box e o Dropbox. Outra alternativa é criar o próprio self-hosting. Se você quiser configurar um hardware em casa e monitorar você mesmo, e não usar uma conta da Google, o Synology me pareceu uma boa alternativa.

AndroidPIT android without google 9150
O backups de fotos tem várias alternativas / © AndroidPIT

Cast, Alexa, Hue

Eu não tenho certeza se foi um erro ou a falta dos Apps do Google. Os dispositivos com Google Cast, como o Chromecast, ficaram invisíveis para o meu dispositivo. Contudo, o que mais me surpreendeu foram os problemas com a Amazon. O aplicativo Alexa insistia estar conectado com a mesma conta. Por razões históricas, utilizo outra conta na Amazon para usar a Amazon App Store. Então, não pude configurar a Alexa com a conta apropriada.

As lâmpadas Philips Hue também não puderam ser encontradas. Assim, para quem está investindo em uma casa inteligente, usar um smartphone "não Google" é quase impossível.

AndroidPIT android without google 9154
A Alexa simplesmente não conectava / © AndroidPIT

Localizar meu telefone

A proteção contra roubo sem os serviços do Google também é complicado. O Cerberus serve como uma boa alternativa para o gerenciador de dispositivos da gigante das buscas, mas você terá que pagar pelo menos uma vez para ter o serviço. Aí, você poderá, teoricamente, verificar a localização do aparelho por SMS ou pela internet, ou mesmo fazer uma selfie do ladrão e enviar para o endereço de e-mail especificado, bloquear o dispositivo, apagar os dados e mais.

Mas isso não funcionou para mim e desconheço os motivos. Eu não conseguia encontrar a causa do problema porque nenhuma mensagem de erro aparecia. Talvez tenha sido a falta de um serviço de localização, talvez me faltou outro serviço do Google.

Conclusão

Quem, como eu, é realmente dependente dos serviços do Google não consegue contornar dos problemas de forma rápida. A situação é semelhante com aplicativos que foram criados ao redor dos serviços do Google. Sem a ajuda maciça da comunidade que trabalha com código aberto, hacks ou alternativas, você tem que ser muito genial para driblar o uso do Android sem os apps do Google.

AndroidPIT android without google 9131
As páginas com APKs oferecem um suporte muito ruim / © AndroidPIT

Nem sempre está claro que parte dos aplicativos é compatíveis com o Android e qual é diretamente dependendo do Google. Aparentemente, a influência do Play Services nos recursos de um aplicativo Android e o poder do Google sobre o desenvolvimento de aplicativos é muito maior do que eu podia imaginar. Quase todos os aplicativos podem ser instalados, mas um número pequeno deles permanece utilizável sem o Google.

AndroidPIT android without google 9174
Eu tirei o Google da alma do Pixel / © AndroidPIT

Se você deseja sincronizar a sua agenda, contatos e e-mails, bem como fazer backup de fotos, ter segurança contra roubo e dispensar os aplicativos baseados em serviços do Google, você certamente vai se divertir com o seu dispositivo, mesmo com algumas limitações. Caso contrário, você terá que aceitar os serviços do Google como são.

E aí, você já pensou como seria a sua vida sem o Google?

 


Este teste foi realizado pelo nosso redator na Alemanha, por isso, alguns dos aplicativos mencionados poderão não ser encontrados no Brasil, tais como o Drive Now ou o serviço de compras de passagens de transporte público de Berlim.

164 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Marcelo Neri há 2 meses

    Opa, as críticas deram resultado?

    Pra mim alguns apps da Google são essenciais!

  • Diniz há 2 meses

    Matéria muito bacana.
    Só faz fortalecer minha tese que os aplicativos Google são fundamentais, pela sua praticidade e sincronia.

  • Leandro Marques há 2 meses

    Excelente matéria, mas é bem estranho usar o Android sem os serviços essenciais do Google, eu sinceramente não conseguiria. Das poucas vezes que usei custom ROM, sempre baixava o gaps para ter os serviços. O bom da matéria é que eles mostra que no universo Android tudo é possível, até não usar os serviços essenciais feitos para a plataforma....

  • Fernando Lima há 2 meses

    Parece que as críticas deram resultado mesmo. Mas o Eric poderia ter flasheado a versão Pico do Gapps junto com a Carbon ROM, porque só tem o Play Services e a Google Play. Assim ele não teria problema ao usar esses apps baixados em lojas alternativas que ainda dependem de Play Services.

  • Henrique P.
    • Blogger
    há 2 meses

    Pra quem gosta de usar bastante custom ROM é uma matéria que é ótima e mostra que mesmo sem os apps do Google é possível ficar sem eles e usar outros apps pra substituir. Uma bela matéria (finalmente Eric!!!!).

98 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi