O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
1 min para ler 27 Compartilhado 29 Comentários

Android Silver: Google pode acabar com a linha Nexus

Os rumores de que o Google pode acabar com a linha Nexus vêm ganhando força a cada dia, desde a chegada dos dispositivos Google Play Edition. E segundo informações do site The Information, o fim do Nexus está cada vez mais próximo e já tem substituto: a linha Android Silver, que vem para competir com o iPhone.  

nexus 4 black
© AndroidPIT

O Google quer trabalhar junto com as operadoras de telefonia para distribuir estes aparelhos na versão pura do Android. Ao investir pesado em publicidade e subsidiar o custo para as fabricantes, a empresa torna os aparelhos mais baratos para o consumidor final. Isso possibilitará um controle maior sobre o software dos aparelhos, reduzindo os bloatwares e oferecendo atualizações mais rápidas.

Ao que tudo indica, LG e Motorola são as empresas que devem receber os primeiros aparelhos Android Silver. Já Samsung, HTC e Sony ainda não parecem convencidas, apesar de já terem lançado aparelhos “Google Play Edition”. 

Os smartphones Android Silver devem chegar nos Estados Unidos e Europa no início de 2015, e não há informações sobre data prevista para o lançamento no Brasil. E você, o que acha da ideia do Google de abandonar a linha Nexus e lançar o Android Silver no mercado?

Os comentários favoritos dos leitores

29 Comentários

Escreva um comentário:
  • Amigos, apenas para lembrar: tive um nexus 5 por uns 3 meses até que o diabo o levou (fui assaltado). O Nexus 5 realmente era um excelente aparelho, porém, falo por experiência que a LG errou feio no GPS do celular. Usando Waze, céu sem nuvens e visada limpa pro céu, o celular perdia sinal GPS constantemente.
    Tentei um tutorial na internet que consistia em remover a tampa traseira e colocar um pedaço de papel que também não resolveu.
    Fora isso, o Nexus 5 é muito bom mesmo.

  • ele nunca trava ja o galax ja trava aff

  • eu tinha um nexus 4 eu achava ele melhor do que o galax s3 na minha opinião

  • nexus para mim so prestou do nexus 4 porque antes o cosumidor teria que comprar la fora para receber atualizaçao,a respeito do comparativo entre o iphone e claro que o nexus e melhor alem disso e mais barato.

  •   20

    Nexus é outro nível.

    Nenhuma outra linha similar vai chegar aos pés.

    Se realmente se concretizar, só lamento...

  • Entendi tudo a respeito do Android Silver menos um detalhe, esse "reduzindo bloatware" seria o Android Puro como temos nos Nexus ou a UI das fabricantes sem seus apps embarcados??? Pois se for isso, adeus Android!!!!

  • Eu lembro lá em 2010 eu com meu Sony Ericsson Xperia X10 mini pro, e nos comentarios na Android Market aparecia um usuário de um Nexus. Virou 2011 e lá estavam os tais de nexus de novo, eu pesquisei para comprar e na época a maioria aqui do Brasil tinha uma impressão desfavorável aos tais Nexus, a ideia geral é que estes dispositivos para testadores davam muitas falhas, e quem comprava não se importava pois pagavam barato para isto mesmo, serem "cobaias" das alterações da Google no Android até ele estar bom o suficiente para rodar em Smartphones de verdade...Na época o Galaxy SII era rei, a LG tinha seu Multi Capas Optimus Black, a Motorola com suas propagandas mirabolantes sobre o melhor Smartphone do Mundo (Atrix), e a Sony tinha algum Xperia (acho que era o Arc...não lembro), fato é que se vc comprasse QQ um destes estava bom desde que não fosse nexus, aqui ele não chegou com a ideia de smartphone de teste, a Samsung trouxe o Galaxy X e assim chegaram os nexus aos usuários comuns brasileiros, mesmo a maioria não sabendo que o X da Samsung era um daqueles "Smartphones para geeks testadores".
    Esta historinha é apenas para lembrar qual era a função dos Nexus. E como ela se perdeu, o que era um dispositivo rejeitado, virou desejo de consumo...os dispositivos que a Google podia trabalhar o Android e ter o feedback de como estava indo seu SO antes de disponibilizar a todos, agora tinha que contar com o Software já afinado e perfeito, afinal não era mais para centenas de cobaias geeks, mas para centenas de milhares de consumidores afoitos pelo novo e pelo concorrente do IPhone...
    Alguém aqui perguntou se o Nexus já não era concorrente do IPhone, já deu pra ver que não certo? Concorrentes do IPhone eram os Flagships das fabricantes...os Nexus foram um dia os dispositivos que permitiam uma troca de informação, mesmo que indireta entre usuário e Google...Então desde o Nexus 4, a missão da linha já não podia mais ser cumprida...e eu digo...foi bom enquanto durou...

    • Não é bem assim.
      A linha Nexus sempre foi o "smartphone do Google". Era e ainda é a forma como o Google vê o Android, além de servir como diretriz para as fabricantes.
      Acontece que no começo o Android puro era horrível. Não tinha nenhum padrão de design, por isso ficou mais popular entre desenvolvedores e entusiastas. Com a chegada do Android 4.0 e o Galaxy Nexus, o Google implementou a interface Holo, criando uma identidade entre o sistema e seus aplicativos.
      Hoje em dia a linha Nexus continua sendo o exemplo a ser seguido, porém está muito mais popular, já que alia design com performance.

      Talvez a linha Nexus apenas mude de nome, talvez pra Silver ou Google Play Edition.

      • Não lembro dos dispositivos nexus receberem o titulo de exemplo a ser seguido antes do Nexus 4, nem aqui e nem lá fora...o que me lembro é exatamente o que narrei acima. Foram as experiencias que eu presenciei na época, é possível que você tenha estado em um circulo de noticias diferente do que o que eu estava e neste circulo a perspectiva fosse diferente...mas eu não presenciei isto.

  • Eu gostei desta ideia, ngm merece os bloatwares...

  • Acho q com aparelhos como os motos e os GPE, os nexus não são mais tão necessários. E atualização é um problema de quase todo android, então seria bacana a google atualizar

  • fogo no cu acabar com o. nexus tem q se fuder google

  • customizaveis ....pronto

  • gente a sansung não curtiu isso ...ela ta so fingindo que aceita isso do google ..mas no final ela ja prepara um golpe , amigas e rivais . ela não vai dexar de lançar celulares customisaveis . e agora ?

  • Eu detesto o tal Android Puro. Eu e muita gente, aliás. NEXUS ou Google Edition nunca venderam bem de fato. Quem se acostuma a determinadas interfaces e suas facilidades vai preferir assim. Cada um tem suas preferências. E a minha não é o Android chato, ops , puro.

  • Concordo Rogério... era p ter uma opção de "denunciar" e essa pessoa ser advertido, se continuar, ficaria por exemplo 1 semana sem poder comentar o
    s artigos, se reincidir de novo, leva ban.

    Agora voltando ao assunto... com o fim da linha nexus, os usuários vão morrer no Android 4.4? (se acontecer, vai ser uma facada no coração dos usuários dos nexus, uma vez q 9 em 10 enchem a boca p falar: prefiro meu nexus q tem as atualizações garantida pelo google. rsrsrsr

  • Abordagem interessante para paises do 1o mundo, por aqui as operadoras alem de encherem os devices com apps próprios irão enfiar a faca , não gostei da idéia.

  • Pelo que li no Verge e no A.A os usuários estão bastante preocupados que esta nova linha seja destinada apenas a grandes centros, primeiro mundo onde o IPhone costuma ter números bem expressivos. Não sei se este é um risco.
    Em se tratando do Brasil, onde a linha existente já não é subsidiada (ate onde sei), e depende bastante da fabricante, acho que uma amarra a mais (empresas de telefonia) não seria interessante. Claro tudo depende da forma de negociação, aqui o IPhone não tem números tão significativos, as fabricantes por si só dão conta de manter o Android na ponta. Talvez esta nova abordagem não seja mesmo para nosso mercado, uma pena. Mas estou apenas especulando. Têm quem diga que demorará um tempo para o Silver entrar em ação, tem quem diga que o Silver pode ter ligação com os dispositivos modulares... Só o tempo dirá o que realmente vai acontecer.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi