Review do Android Wear 2.0: uma segunda chance para os smartwatches

AndroidPIT android wear 2 assistant
© nextpit

Ler em outras línguas:

Fizemos uma série de testes com o Android 2.0 Wear, e decidimos escrever este artigo contando como foi nossa experiência. Utilizamos como base um smartphone da Huawei, e no relógio rodamos a versão Developer Preview do nosso sistema. O novo Android para vestíveis mostra um potencial interessante, que dará uma segunda chance aos relógios mais antigos.

Nota: o Android Wear 2.0 já foi liberado pelo Google. Inclusive, alguns relógios foram lançados no MWC rodando com Android 2.0 Wear de fábrica, como os LG Watch Sport e Style. Mesmo se tratando de uma versão de testes, o Developer Preview nos dá uma prévia sobre todos os principais recursos presentes no novo SO.

Desde 2014, muitas fabricantes estão desenvolvendo relógios inteligentes, como a Apple. Infelizmente, esses dispositivos não se tornaram popular como os fabricantes inicialmente esperavam. O motivo? A vida útil da bateria é baixa, os relógios são limitados quando não emparelhados com algum smartphone e, no caso do Android Wear, muitos desses acessórios se mostraram ineficientes.

Os desenvolvedores do Android Wear 2.0 ouviram inúmeras críticas e desenvolveram um sistema à altura, como uma resposta forte. Não devemos esperar nenhum milagre, mas sim um sistema otimizado. O novo Wear pode ainda dar sobrevida aos relógios que conhecemos, sobretudo os mais antigos.

O que torna o Android 2.0 Wear especial?

O Google quer tornar os smartwatches menos dependentes dos smartphones. Isso é especialmente útil para usuários de iPhones, uma vez que modelos Android rodando com o novo sistema se tornarão mais vantajosos e menos dependentes do iOS. A interface de notificação, por exemplo, não é compatível com o iOS, o que não é uma vantagem do ponto de vista do usuário. A Samsung fez seu próprio caminho com o Tizen, que está otimizado no Gear S3 e conta com um app mais completo para iOS.

AndroidPIT Samsung Gear Apple 1382
Gear S3 e seu aplicativo rodando no iOS / © NextPit

Modelos mais novos e antigos serão beneficiados com o Android Wear 2.0, principalmente aqueles que contam com alto-falante, GPS e Wi-Fi. Todos ganharão um certo nível de independência.

Novos recursos eram adicionados no Wear aos poucos, e não em forma de uma grande atualização. Os usuários poderão ter maior controle sobre os apps instalados, como falaremos a seguir.

Play Store, agora em seu pulso

Pela primeira vez, você poderá instalar aplicativos e jogos no relógio sem a ajuda do smartphone. Teclados, mensageiros e outros apps compatíveis estarão na versão da Play Store para o Android Wear 2.0. Os apps, aliás, agora ficam numa gaveta mais bonita, que os ordena em ordem alfabética e também conta com uma guia de favoritos.

AndroidPIT android wear 2 play store
Android Wear 2.0 conta com sua própria versão da Play Store / © NextPit

Durante os testes, a Play Store se mostrou eficiente e se comportou igual a versão que temos em celulares. O usuário é notificado sobre atualizações disponíveis. Se você instalar um app compatível com o Wear no smartphone, você também será notificado sobre isso, visto que o relógio irá instruí-lo quanto a instalação do app no relógio.

Uma possível desvantagem nisso é que o sistema não irá instalar automaticamente apps úteis no relógio e que são compatíveis, como o Google Maps. Antes, o Maps vinha instalado no Wear, mas, agora, o usuário terá o controle sobre o que ele quer instalado no seu smartwatch. Essa é a ideia do Android Wear 2.0, tornar o relógio sempre mais independente.

Google Assistente

Você não contará mais com o comando de voz "Ok, Google" no Wear 2.0. Agora, você poderá ativar o Google Assistente a partir de um toque por alguns segundos em algum botão físico do relógio. O Assistente ainda não está à altura de nossas expectativas no momento, e entende poucos comandos de voz. Mas, é provável que o mesmo seja otimizado de acordo com o uso ou por meio de atualizações pontuais.

AndroidPIT android wear 2 assistant
Google Assistante rodando no Wear 2.0 / © NextPit

Mostradores interativos

Uma característica que eu achei bem interessante no novo sistema são os novos mostradores. No menu principal é possível encontrar dois novos mostradores de relógios do Android Wear 2.0. Cada opção conta com quatro círculos internos, que podem ser customizados pelos usuários. Isso é pouco emocionante no começo, mas pode ficar conforme o uso.

O que será exibido nesses círculos fica por conta do usuário e dos desenvolvedores de aplicativos. Uma nova interface de programação foi lançada para os desenvolvedores, que poderão dar vida a esses círculos como acontece com os widgets do sistema para smartphones. Dados e informações detalhadas são exibidas individualmente numa única interface.

AndoridPIT android wear 2 add complication
Mostradores interativos e suas opções de customização  / © NextPit

O usuário pode fazer uma série de customizações e adaptar a interface do relógio ao seu uso. Para o trabalho é possível deixar amostra os detalhes da agenda, do calendário e da caixa de e-mail. É possível customizar uma segunda interface com detalhes sobre o cronometro ou qualquer outro aplicativo que conte passos, por exemplo. Todas as informações são atualizadas em tempo real.

AndroidPIT android wear 2 schnelleinstellungen
Cinco atalhos para configurações rápidas / © NextPit
AndroidPIT android wear 2 notification
Mais detalhes nas notificações / © NextPit

O Android 2.0 Wear também foi otimizado quanto a velocidade. Agora, temos mais informações por menos tempos à nossa disposição. A central de controles rápidos é um bom exemplo disso, visto que agora nós temos cinco atalhos para configurações numa única tela, ao invés de um por tela, como acontecia com a versão anterior do sistema.

AndroidPIT android wear 2 keyboard
Teclado do Android Wear 2.0  / © NextPit

As notificações também ficaram mais intuitivas e exibem mais informações e modos de interação. Existe até um teclado para responder mensagens através da tela do relógio. O Android Wear 2.0 é compatível com teclados de terceiros, que darão ao usuário acesso a mais emojis. O teclado funciona no modo "digitação" e "deslizar". Ambos funcionam com bastante precisão e são menos problemáticos do que o esperado, devido ao espaço pequeno da tela.

AndroidPIT android wear 2 app drawer
Novo menu de configurações / © NextPit

Duração da bateria

Alguns leitores me questionaram sobre a atualização e a duração da bateria. A única resposta que posso dar nesse momento é: depende. Eu pessoalmente não notei nenhuma diferença entre a nova versão e a antiga no sentido de durabilidade da bateria, mesmo usando o modo always-on display por mais tempo.

Em uso moderado, é possível atingir até 36 horas de uso com o relógio rodando essa versão do sistema. A instalação foi feita de forma limpa, com os dados anteriores removidos e apagados de fábrica. O relógio foi conectado via Wi-Fi, mas também ficou no Bluetooth em alguns momentos.

Conclusão

O Android 2.0 Wear é uma excelente atualização, principalmente para os modelos mais antigos. Em muitos aspectos do sistema notamos que houve um esforço no desenvolvimento da interface, que exibe mais detalhes e está amei prática. Não é o suficiente, mas já é um bom passo.

Finalmente, podemos esperar por uma geração de smartwatches inteligentes e mais fácies de usar, além de mais funcionais. Pela otimizada e também pela chegada do stand-alone, podemos contar com relógios mais independentes do celular e não fiquem limitados a vibrarem para notificar o usuário sobre chamadas perdidas. Com o Wear 2.0, os relógios com Android se tornarão uma opção mais interessante.

Você usa um smartwache? Está esperando por essa atualização?

Ir para o comentário (25)
Bruno Salutes

Bruno Salutes
Editor

Apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
25 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • brunohrstk 16
    brunohrstk 05/03/2017 Link para o comentário

    Será que vão fazer uma Port rom pro Moto 360 primeira geração??


  • Nivaldo Cavalcante 39
    Nivaldo Cavalcante 02/03/2017 Link para o comentário

    A Sony não vai mais lançar nenhum modelo?


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 02/03/2017 Link para o comentário

    Será que a lenovo trará uma nova leva do Moto 360?

    CAV


  • Renato 30
    Renato 02/03/2017 Link para o comentário

    Bacana, ansioso pela atualização. Tem algum esquema para pegar a atualização, ou ela vem quando eu menos esperar? kkkkkkkkk


  • raphael m. 24
    raphael m. 02/03/2017 Link para o comentário

    antes eu ate estava disposto em comprar um smartwatch mas agora que a minha mi band mostra o texto de notificações do whatsapp, facebook e de outros aplicativos perdi o interesse

    Mickael FernandesElison Godoy Ferreira


    • Elison Godoy Ferreira 8
      Elison Godoy Ferreira 02/03/2017 Link para o comentário

      Qual versão do Mi band mostra o texto?


      • raphael m. 24
        raphael m. 02/03/2017 Link para o comentário

        amigo a versao e a ultima no caso, se puder se inscrever no meu canal, estarei fazendo um video explicando passo a passo como configurar, e você também tem que ter o aplicativo mi band tools, meu canal e Raphael Moraes nick de 2 android lutando

        Elison Godoy Ferreira


    • 10
      Guilherme Oliveira Santos 02/03/2017 Link para o comentário

      Mi 2 aparece texto do whats?


      • raphael m. 24
        raphael m. 02/03/2017 Link para o comentário

        sim amigo agora esta mostrando e de qualquer aplicativo que tenha notificações, você tem que baixar o app mi band tools, se puder se inscreva no meu canal que eu explicarei como está fazendo de forma correta as configurações para está mostrando o texto, o nome do meu canal e raphael moraes vai ser o avatar de dois android lutando


  • 85
    Conta desativada 02/03/2017 Link para o comentário

    Problema que esses Smartwatchs custam na maioria das vezes o mesmo que relógios de marca como Tissot e etc...


    • Henrique Ariel 29
      Henrique Ariel 02/03/2017 Link para o comentário

      Mas entre pagar em um com simples ponteiros a um com android 2.0 eu pego o com android, pra quem vive em celular computador e afins, ter um relogio de ponteiro é estranho(minha opiniao claro). Até pago 2k em um smartwatch mas nao pago 1k em relogios normais.


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 02/03/2017 Link para o comentário

    bacana


  • Jefferson Silva 25
    Jefferson Silva 02/03/2017 Link para o comentário

    LG minha filha, invista no Web OS.

    Mickael Fernandes


  • 17
    André Cruz de Aguiar 02/03/2017 Link para o comentário

    Ainda não compensa comprar smartwatch. O dispositivo precisa evoluir mais para se tornar indispensável.


  • 82
    Conta desativada 01/03/2017 Link para o comentário

    Bom, mas nd que o Gear S3 já não faça...

    REVIGORARE


    • 85
      Conta desativada 02/03/2017 Link para o comentário

      Acho que tbm no ramo dos Smartwatchs a Samsung é referência Andreu....

      Henrique ArielCAVConta desativada


  • 30
    Tarlisson Jose 01/03/2017 Link para o comentário

    Conclusão o Google acertou nesta atualização


  • Edson Júnior 8
    Edson Júnior 01/03/2017 Link para o comentário

    Nesse caso é melhor uma smart Band, como a Mi Band2. Eu uso a Mi Band2 e acho sensacional, e custa menos de R$200 reais. E funciona como relógio também.

    Jonny E.


    • 73
      Jairo rios 01/03/2017 Link para o comentário

      Pagou caro heim


    • 85
      Conta desativada 02/03/2017 Link para o comentário

      Não pagou caro não, se comprou de quem importa é um preço normal de revenda.

      Mickael FernandesHenrique Ariel


      • raphael m. 24
        raphael m. 02/03/2017 Link para o comentário

        eu tenho e paguei 92 reais, o problemas que as pessoas não tem paciencia em esperar e acaba pagando muito mais caro, um outro exemplo eu comprei um fone de ouvido paguei 89 reais não fui taxado e os pessoal do ML vendem a 400 reais

        Henrique Ariel


      • Henrique Ariel 29
        Henrique Ariel 02/03/2017 Link para o comentário

        eu mesmo compro as coisas e quando estão chegando(faltando poucos dias) sempre me oferecem mais do que eu paguei, só por ja estar na mao, as pessoas preferem pagar do que esperar, eu prefiro esperar a pagar mais caro, entao saio com dinheiro


  • 9
    LuizFS 01/03/2017 Link para o comentário

    Problema não são funcionalidades, bateria ou poder de instalar app, o grande x da questão é o preço no Brasil, pagar num smartwatch de 1500 à 2000 reais, valor de um smartphone top... pra depois fica jogado no canto depois um tempo, porque o cara vai ter que ficar sempre cuidando em carregar ele para poder usar no dia seguinte, já basta ter que ficar se preocupando em carregar o seu smartphone ou Tablet, no fim ele acaba voltando usar o seu relógio tradicional, onde a maioria do pessoal que eu conheço que tem o um smartwatch faz isso. Se um dia e acho difícil ficar abaixo dos 500 reais aí seria preço ideal, mas até lá, eu não vou investir em um smartwatch tão cedo assim.

    CAVJúlio César


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 01/03/2017 Link para o comentário

    Parecem muito interessantes, o grande problema é o preço, que assusta e afasta qualquer possibilidade de comprar um desses dispositivos.

    Mickael FernandesCAVJúlio CésarJonny E.LuizFS

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.