O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 84 Compartilhado 5 Comentários

AndroidPIT entrevista: Tallis Gomes, CEO e fundador da Easy Taxi

Se você mora em uma grande cidade, provavelmente já passou dificuldade para chamar um táxi em algum momento! Pensando em facilitar esse processo, foi criado o aplicativo Easy Taxi, que permite que seus usuários encontrem o táxi disponível mais próximo através do smartphone. A empresa foi fundada pelo jovem Tallis Gomes, que  começou cedo a carreira de empreendedor. Já aos 14 anos, o mineiro de Carangola vendia produtos na internet. Depois passou por empresas como Unilever e Ortobom até ter a ideia de criar um aplicativo que usa a geolocalização para conectar passageiros e táxis, o que aconteceu em 2011. Mais de 1,5 milhão de downloads depois, hoje a Easy Taxi tem a maior frota de táxis do mundo, cerca de 60 mil, já está presente em 14 países e pretende crescer muito mais.

easy taxi 1
Tallis Gomes, CEO da EasyTaxi

No AndroidPIT Entrevista de hoje, você vai conhecer mais sobre essa história de sucesso. Leia abaixo a entrevista com Tallis Gomes, CEO e fundador da empresa.

AndroidPIT: Como surgiu a ideia da Easy Taxi?

Tallis: Eu estava participando de um evento de empreendedorismo onde eu tinha que em um final de semana trabalhar em uma ideia e apresentar um protótipo do produto no domingo. Tive uma ideia usando geolocalização mas ela foi invalidada na sexta-feira mesmo. Então precisei de um táxi para ir para casa naquele dia e tive muita dificuldade em conseguir um. Aí pensei, por que não aplicar a geolocalização para ajudar as pessoas a conseguir táxis?

AndroidPIT: Esse mercado está estático há muitos anos e imagino que houve resistência no começo. A penetração de smartphones era muito pequena 2 anos atrás e imagino que poucos taxistas tinham um smartphone. Como foi lidar com essa e outras dificuldades?

Tallis: Você está certo. Como nós abrimos esse mercado, foi muito difícil. Tivemos que trabalhar para mudar um hábito de consumo das pessoas. E com poucos recursos. Me aproximei dos taxistas e comecei a descobrir quem eram os formadores de opinião no meio deles. Joguei bola com eles. Então procurei convencê-los de que o smartphone e o aplicativo eram uma ferramenta para o trabalho deles. Hoje, os taxistas entenderam que trabalhar com a gente ajuda a aumentar sua renda.

AndroidPIT: Como é o modelo de negócios?

Tallis: Já tivemos 3. Primeiro a gente funcionava como um centralizador de cooperativas, depois fizemos um aplicativo para atender as empresas de táxi, que são diferentes das cooperativas porque a empresa só aluga o carro. Chegamos a comprar smartphones e alugá-los para os taxistas, mas logo vimos que esse não era o caminho. Por fim, entendemos que precisávamos mesmo convencer o taxista a mudar seu hábito e a usar o aplicativo como uma ferramenta pra conseguir mais trabalho, com menos esforço. 

AndroidPIT: A Easy Taxi foi a pioneira nesse segmento, pelo menos no Brasil. Mas hoje há outros aplicativos similares como TaxiBeat, o GetTaxi e o 99Taxi. O que a Easy Taxi tem feito pra se diferenciar e continuar líder de mercado?

Tallis: É muito difícil mudar hábitos de consumo. O que estamos fazendo pelo transporte é o que a TV fez na época pela comunicação. Antes as pessoas ouviam tudo pelo rádio, até novela. Então a TV chegou e disse: agora além do áudio, você tem a imagem. Estamos renovando um mercado. É uma grande vantagem pra todo mundo, passageiros e taxistas, mas é um desafio. A gente tem recursos para prestar um serviço que nenhum concorrente tem condições de oferecer. Mais importante, nós somos uma empresa com foco na execução. A gente se preocupa em atender bem os clientes. Os concorrentes são uma empresa puramente de tecnologia. Nós temos um serviço que usa a tecnologia como um meio, não um fim. 

Easy taxi
App do Easy Taxi em funcionamento! / © Easy Taxi

AndroidPIT: Como funciona este novo serviço da Easy Taxi Pro?

Tallis: Vimos a necessidade desse serviço porque clientes corporativos como restaurantes e hotéis nos procuraram querendo pedir mais de um táxi. Esses estabelecimentos podem chamar até 4 táxis por vez pelo app, e eles têm acesso a um histórico: quando o passageiro entrou, quando ele desembarcou, além do telefone do taxista. Se um cliente esquece um pertence no táxi, o próprio hotel ou restaurante tem o número do taxista e pode acompanhá-lo pelo mapa. Dessa forma eles podem entrar em contato direto para resolver o problema. 

AndroidPIT: Em um pais como o Brasil, impossível não pensar no desafio da violência urbana. Como a Easy Taxi lida com essa questão?

Tallis: Temos mais segurança do que uma cooperativa. Quando um táxi está com um passageiro, ele está sendo rastreado. Temos todos os dados do taxista antes de cadastrá-lo na plataforma. Há uma equipe que checa a ficha criminal dos taxistas, outra dedicada a recuperação de objetos. São serviços que a concorrência não oferece.

AndroidPIT: Você pensa em entrar no mercado de black cabs com a Easy Taxi, no modelo Uber por exemplo?

Tallis: No momento não. No Brasil a regulamentação é muito nebulosa. Outras empresas já tentaram e não deu certo. Antes de pensar em um segundo modelo, que seria o de black cabs, ainda temos muita coisa para melhorar no que oferecemos agora. Queremos ser o maior serviço de táxi da história. Estamos conseguindo fazer isso, e nosso foco vai continuar sendo esse.

AndroidPIT: A partir de que momento você teve financiamento para o negócio?

Tallis: Perdi muito tempo correndo atrás de investidores, até perceber que são eles que devem vir até você. Quando passei a focar mais no negócio, os investidores apareceram. Recebemos um aporte de 10 milhões de reais em setembro de 2012 e outro de mais 30 milhões de reais em abril de 2013. A empresa cresce 112% ao mês desde novembro do ano passado.

Gostou da entrevista? Então clique aqui e baixe o aplicativo da Easy Taxi!

Como um dos diferenciais dos concorrentes, o aplicativo tem a função "Endereços Favoritos", que permite que você salve seus endereços recorrentes e não precise digitá-los toda vez. Além disso, com a Easy Taxi você tem outras formas de pagamento. “O app é ótimo! Em são Paulo, nem todos os taxistas aceitam cartão e com o Easy Taxi você já pode usar esse tipo de pagamento”, afirma a usuária Letícia Scalia.

Além de ser um app que realmente facilita a vida da gente, pode ser a salvação quando se precisa de um táxi em horários e locais difíceis!

Quer saber mais? O +francisco d. Fez um review do aplicativo, que você confere aqui.

84 Compartilhado

5 Comentários

Escreva um comentário:
  • Só não teve a "brilhante ideia" de tornar o aplicativo compatível com tablets... o qual uso a maior parte do tempo. Não vejo motivos para tal, já que os concorrentes oferecem.

  • +jefferson, legal que gostou! Muito bom ver esse e outros empreendedores brasileiros fazendo sucesso.
    +Alecsander, coincidência mesmo os nomes serem quase iguais! Se você baixar e usar o app, conta pra gente o que achou!

  •   60

    isso mostra que as idéias mais geniais são as mais simples, e que a plataforma aberta ajuda e muito novos desenvolvedores, entrevista nota 10 e aplicativo mais ainda.

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    • Equipe
    26/set/2013 Link para o comentário

    +Alecsander, pura coincidência o nome do entrevistador e do entrevistado... mas a ideia dos apps para conseguir táxi é realmente funcional. Devia ter um assim para acompanharmos o entregador da pizza!

  • Ironia é o CEO do app ter quase o mesmo nome do autor do artigo. Rs
    A proposta do Aplicativo é demais! Realmente é bem difícil conseguir um táxi de noite ou em horários de pico, quando os pontos que eles ficam estão vazios.
    O que acontece quando surge um aplicativo que dá tão certo é que outros tentam imitar e oferecem um serviço de qualidade inferior e fazem concorrência com os originais. Temos muitos exemplos disso. Mas se o aplicativo original continuar inovando e manter um serviço de primeira não tem concorrente que tome sua vaga no mercado.
    Muito boa a matéria!

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi