O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Android Nível Básico 109 Compartilhados 40 Comentários

AOSP: Saiba o que é e para que serve

O Android é um sistema operacional de código aberto. Mas, antes do mundo poder colaborar com o mesmo, o projeto passa pelas mãos do Google. A Big G colabora com uma serie de fabricantes de smartphones para produzir um código open source que será a base dos nossos aparelhos. E foi assim que começou o Android Open Source Project ou, simplesmente, AOSP.

AOSP - Android Open Source Project

Como você já deve ter percebido a sigla AOSP é o acrônimo de Android Open Source, ou, "Projeto de código aberto para Android", em português. Esta é a plataforma do Google que é distribuída à fabricantes e desenvolvedores independentes, responsáveis por adaptá-lo para os seus dispositivos.

O AOSP também é reconhecido como "Android puro", que é usado para descrever o Android antes das modificações feitas por terceiros. E que também é o mais parecido ao sistema que o Google coloca em seus dispositivos Nexus, ou futuros Pixel.

AndroidPIT oneplus 3 vs Nexus 6P 8089
OnePlus 3 e Nexus 6P são dois dispositivos que usam versões quase AOSP do Android / © AndroidPIT

Quando a sigla é usada para descrever uma ROM, quer dizer que esta versão do sistema operacional Android está baseado no código-fonte saído diretamente do Google, sem que ninguém tenha colocado as mãozinhas nele antes do desenvolvedor.

Da baunilha às fabricantes

Não, não é o nome de uma novela mexicana. O Google apelidou carinhosamente de Vanilla (ou baunilha) a versão do Android puro que compartilha com as empresas. Com este código em mãos, as fabricantes modificam e adicionam adaptações e sua camada de personalização ao hardware dos seus aparelhos.

Ou seja, o Android mais puro de todos seria a versão Vanilla e cada edição do sistema que vemos em um dispositivo é uma versão modificada da mesma. O Nexus, por exemplo, não tem nenhum função extra sobre a versão inicial, mas inclui os GApps (apps do Google), que não fazem parte do código aberto. O mesmo acontece com os aparelhos da linha Moto. Os aplicativos que você vê no dispositivo são desenvolvidos pela Motorola.

android aosp
Todas as camadas de software do Android / © Google

Em casos extremos, temos como exemplo a Samsung e Huawei, que transformam o código do Google a ponto de torná-lo quase irreconhecível e, inclusive, tem seus próprios nomes para a interface. Todas as versões finais que se encontram nos aparelhos são chamadas de OEM releases. OEM é a sigla para Original Equipment Manufacturer ou ("Fabricante de equipamentos originais" em português), e releases são as versões. Estas edições finais são uma mistura da versão baunilha do código aberto do Google e o código particular ou fechado das fabricantes de dispositivos ou de algum dos seus componentes, como é o caso da Qualcomm.

ROMs baseadas em AOSP

Muitas das ROMs que você encontra pelo internet levam o AOSP como sobrenome. Isso significa que os desenvolvedores colocaram os drivers do hardware do dispositivo (normalmente livres) e seus próprios apps no código aberto do Android.

AndroidPIT rom cyanogenmod 1318
A CyanogenMod está baseada no AOSP / © AndroidPIT

Há vários projetos de ROMs customizadas baseados em AOSP. Todos estes têm algo em comum, que é tentar liberar ainda mais o SO Android, sem a influência do Google. Claro que a sua missão também é melhorar o rendimento do dispositivo e livrá-lo de bloatwares. Sendo assim, as ROMs customizadas melhoram a qualidade do smartphone, em comparação com o sistema operacional que o mesmo traz de fábrica.

E você, o que acha da estratégia do Google de compartilhar o código base com todas as fabricantes?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Deivis Schuman há 2 meses

    Como é bom ver esse tipo de matéria! Dá até vontade de comentar mais e mais ainda! Esse tipo de matéria que estimula nossa participação no site!

40 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi