O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 37 Compartilhado 22 Comentários

Pioneer lança 3 modelos de aparelhos rodando o Android Auto, mas sem data para o Brasil

Semana passada a Pioneer fez juz ao seu nome e lançou oficialmente no mercado os 3 primeiros modelos de aparelhos de som automotivos compatíveis com o Android Auto. São eles: o AVIC-8100NEX, o AVIC-7100NEX e o AVH-4100NEX. É a primeira marca que comercialmente lança produtos com o Android Auto. Nas próximas semanas outros fabricantes começarão a vender seus aparelhos, já que na CES 2015 elas apresentaram vários.

AVH 4100 angle2 1427807072637
O AVH-4100NEX da Pioneer. / © Pioneer

​Os 3 modelos possuem telas de 7 polegadas sensíveis ao toque com resolução de 480 x 800 pixels. O modelo mais barato e básico é o AVH-4100NEX, porém as diferenças em termos de funções são mínimas. Ele tem o preço sugerido de U$ 700 mas já é possível comprar por U$ 570 na Amazon americana.  O modelo 7100NEX custa U$ 1200 e 8100NEX custa U$ 1400. Para justificar esses preços bem maiores, ambos possuem tela anti gordura e memória interna de 8 e 16 GB respectivamente. Em termos de software a única diferença fica por conta do sistema de navegação. Ambos possuem compatibilidade com o Nokia Here, sistema de GPS off-line. O 4100NEX só possui compatibilidade com o Google Maps, que é on-line.

A má notícia é que entramos em contato com a Pioneer Brasil e a mesma nos disse que ainda não há informações de quando eles chegam ao nosso país.

Aparelhos embarcados vs. Head Units (vendidos separados)

Até então, o Android Auto só tinha sido apresentado rodando em aparelhos de som embarcados em carros de grandes montadoras. Ao lançar esses modelos, que são compatíveis com qualquer carro com entrada de som 2 Din, a empresa mostra que o usuário não precisará necessariamente comprar um novo carro para usufruir o novo sistema do Google. 

AVIC 7100NEX
Pioneer AVIC-7100NEX / © Pioneer

Vale dizer que embora sejam excelentes aparelhos, ainda não dá para compará-los com os modelos embarcados nas montadoras. Os que saem de fábrica instalados nos carros terão no futuro mais funções. Os fabricantes poderão customizar e integrar o Android Auto aos computadores dos carros. Informações do funcionamento do motor, ar condicionado e outros dados em tempo real serão mostrados na tela do aparelho.

Ainda não se sabe ao certo se essa integração será possível nesses modelos da Pioneer ou outros similares, porém, como estamos falando do Android, é questão de tempo para que os desenvolvedores comecem a customizar esses hardwares assim como fazem com os smartphones. Inclusive já há uma área dedicada ao Android Auto no fórum XDA, onde se concentra a maior comunidade on-line de desenvolvedores Android do mundo.

Isso tudo mostra que as possibilidades que o Android Auto trará no futuro são incríveis. Provavelmente com o tempo, o Android Auto irá controlar mais coisas no carro, quem sabe até se tornar o sistema principal do veículo. Só nos resta esperar.

André Luiz é fundador do site Tekimobile

Fonte: Pioneer

22 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
37 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi