O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
82 Compartilhado 17 Comentários

Facebook, Tor, Zuckerberg e a sua privacidade

Desde 2014, o Facebook tem um domínio ".onion" permitindo que seus usuários possam acessar o site através da rede Tor. Esta semana, a empresa divulgou que em uma próxima atualização o seu aplicativo para Android também poderá utilizar a rede anônima em conjunto com o app "Orbot". Afinal de contas, o que Mark Zuckerberg está querendo com isso?

O LG G6 é o smartphone mais legal de 2017.
O que você acha?
50
50
1475 participantes

A investida do Facebook na rede Tor tem à primeira vista uma causa nobre: oferecer mais privacidade aos seus usuários. De forma simples, a Tor consegue desviar a rota do tráfego dentro da rede, dificultando, por exemplo, que os computadores sejam rastreados.

Parece que tem alguma coisa errada, não é mesmo? Como pode uma das empresas que mais exploram os dados dos usuários dar moral para uma rede que tem o propósito de deixar as pessoas anônimas na internet. Em um artigo para a CNN, o jornalista Jose Pagliery brincou: “soa como pedir um lanche super size e tomar coca diet”.

Para compreender o outro lado da história é preciso entender que o Facebook não quer que as pessoas sejam anônimas por completo. A política de usar o verdadeiro nome ainda é adotado pela empresa. Ter aquele perfil fake ainda viola as regras de conduta do site.

facebook tor w782
Facebook para Android terá suporte à rede Tor/ © Facebook

A grande jogada por trás de permitir que o Facebook seja compatível com a Tor está em facilitar o acesso à rede social em lugares onde ela é bloqueada. Na China, com uma população de mais de 1 bilhão de pessoas, o Facebook é proibido pelo governo. No Irã também.

Com mais gente utilizando o Facebook, mais dinheiro entra nos cofres da empresa. Alguém duvida que essa é mais uma jogada de Zuckerberg na tentativa de dominar o mundo?

A chegada da rede Tor para o Facebook no Android vem em um momento onde está sendo discutido mais do que nunca o limite da privacidade. Com a ameaça de terrorismo, alguns governos questionam o uso de aplicativos e redes criptografados.

O Reino Unido pretende votar ainda esse ano uma lei que prevê que as empresas de tecnologia forneçam seus dados em massa. Obviamente isso ainda vai dar muita discussão e gigantes como Yahoo, Google e o próprio Facebook já se declararam publicamente contra.

Aliás, o Facebook parece não gostar muito de colaborar com a lei. Quem não lembra o bloqueio do WhatsApp por não atender a uma determinação judicial. Zuckerberg, como sempre, deu uma de guardião da liberdade.

Você usa a rede Tor? O que acha dessa iniciativa do Facebook? Compartilhe sua opinião nos comentários.

17 Comentários

Escreva um comentário:
82 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi