O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
344 Compartilhado 91 Comentários

Depois de testar, agora tenho certeza de que nunca vou aprender a usar este app

Jornais, sites, programas de TV, filmes, vizinhos, amigos no Facebook e nas ruas, agora todo mundo está falando sobre o Snapchat. Você sabe do que estou falando, certo? Algo me dizia para nem tentar instalar tal app no meu smartphone, mas não pude resistir, queria ir até o fim para saber mais sobre esta febre. Depois de testar o Snapchat, descobri uma triste verdade: nunca vou aprender a usá-lo.

Bom, para quem caiu aqui de paraquedas, o Snapchat pode ser ingenuamente comparado com o WhatsApp ou ao Facebook. Ou seja, um aplicativo que permite nos comunicarmos rapidamente com amigos e compartilhar conteúdo multimídia. Acontece que na prática, esta aplicação que está caindo na graça dos adolescentes, permite compartilhar lugares, fotos ou vídeos de forma temporária, pois passados alguns segundos, a mensagem desaparece.

Para saber mais sobre como o aplicativo funciona, acesse o nosso guia sobre o Snapchat.

snapchat ITA
1, 2, 3 e Snap! / © ANDROIDPIT

Uma coisa precisa ser dita: não se trata de física quântica, mas o aplicativo não consigo entender o uso massivo do aplicativo pelos mais jovens. Até entendo que muitos queiram compartilhar conteúdo de forma criativa e passam um tempo preciso trabalhando nas imagens, mas o que me chama a atenção é realmente o fato de como acontece a interação entre amigos. Isso simplesmente não se encaixam na cabeça.

Por que enviar mensagens que, em seguida, desaparecem no ar?

Você tira uma foto, põe um esforço para parecer criativo, envia a mídia por mensagem e, depois de segundos o remetente visualiza a imagem, esta desaparece, e ele responde. Uma coisa é muito esperta, isso preciso assumir, o fato da imagem se autodestruir em até 10 segundos é genial, pois você tem a certeza de que aquilo não será compartilhado depois.

Nem mesmo o fato do aplicativo ter funções exclusivas explicaria tanto sucesso, visto que aplicativos de terceiros, como o próprio MSQRD podem me transformar em uma onça-pintada. Aliás, nem o recurso de poder enviar menagens autodestrutivas faz sentido aqui, pois o Telegram poderia ser uma solução melhor. Então o que é?

snapchat funzioni
O visual canino me cai bem, não? © ANDROIDPIT

Bom, 80% dos usuários Snapchat vem dos EUA, são meninos e meninas com idades entre 13 a 23 anos, logo, são jovens e estão em grande forma e com a mente sempre em movimento. Ultimamente, no entanto, não só eles estão aumentando as estatísticas de utilizadores do serviço, mas também tivemos um aumento de pessoas que variam de 40 anos para acima.

Logo, me dei conta que, assim como eu, muitas pessoas com a minha idade, 30 anos, não conseguem compreender como o  Snapchat funciona ou, provavelmente, não tem interesse em enviar mensagens autodestrutivas.

Por que enviar mensagens que, em seguida, desaparecem no ar? Até podemos pensar em um aplicativo usado para fins sexuais, uma vez que as fotos picantes não seriam guardadas na galeria de imagens, no entanto, vários estudos têm revelado que apenas 1,6% dos usuários utiliza o Snapchat para "sexo"; 14,2 % postam conteúdo sexual; enquanto a maioria, 59,8% usam o aplicativo principalmente para enviar fotos engraçadas. Um desperdício de talento!

Snapchat Install on Google Play

Você não já tentou usar Snapchat? Por favor, faça isso e me envie as suas fotos engraçadas!

344 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Marcelo Idiarte 15/mai/2016

    Mais uma análise do AndroidPIT que focou em questões pessoais e perdeu a chance de esclarecer algumas coisas importantes para os usuários desse app.

    Eu já sabia qual era a finalidade do Snapchat e já sabia que para alguém com a minha idade ele não teria serventia alguma, mesmo assim resolvi instalar para testar e poder orientar quem me questionasse sobre ele.

    Durante exatos 20 dias o Snapchat permaneceu no meu telefone. Durante esse tempo eu recebi 3 fotos e 1 vídeo de apenas 2 segundos, e enviei 3 fotos. "Mas você só testou isso?"... Sim. Porque basta enviar e receber uma foto e um vídeo e a mecânica da coisa já está compreendida. O que me interessava nesse caso era observar o comportamento do app em segundo plano, sem estar em uso, porque ao manipular telefones de outras pessoas já havia surgido uma desconfiança.

    Nesses 20 dias o Snapchat fez trafegar 485 MB de dados no meu telefone. Lembrando: só recebi 3 fotos e 1 vídeo de 2 segundos, e enviei outras 3 fotos. Ou seja: na pior das hipóteses teria trafegado de forma deliberada uns 5 MB, referente a esses arquivos recebidos e enviados. Os demais 480 MB trafegaram à revelia, em segundo plano, sem o app estar diretamente em uso.

    Seguramente isso tem a ver com as "histórias" do Snapchat. Mas daí entra outra questão: a pessoa que serviu de cobaia para mim também não usou o app no lado dela. Ou seja, não criou nenhuma "história". Isso significa que aquelas contas que vêm por padrão no app (CNN, ESPN, NatGeo, etc) é que fazem transitar esse volume absurdo de dados - mesmo o usuário não acessando essas contas.

    Resumindo: uma quantidade expressiva de lixo é baixada à revelia. E sabe lá o que é enviado do telefone dos usuários, já que o Snapchat tem todas as permissões possíveis para um smartphone Android. Imaginem o impacto de 485 MB em uma franquia de rede móvel...

    Isso é apenas um exemplo. Não me ocupei em examinar consumo de memória e bateria. RAM com certeza consome pouco. Mas bateria é outra coisa em que talvez o Snapchat não seja um bom companheiro, já que esse app aciona o GPS toda vez que a interface é aberta.

    Todavia não me admira que boa parte dos telefones que pego na mão com Snapchat instalado são de usuários que reclamam de não terem mais espaço para armazenamento de dados. Além de boa parte deles reclamarem de franquias que se esgotam misteriosamente. Problema extensível ao app do Facebook e outros.

    O AndroidPIT deveria enfocar essas coisas. Não sei por que não o faz.

  • Arthur 15/mai/2016

    Eu, com 16 anos e usando muito esse app, me vejo na necessidade de defender o pobrezinho. Não foi feito pra ser útil, foi feito pra divertir, compartilhar pequenos momentos que não são o importantes o suficiente pra outras redes sociais. Algo simples, pra passar o tempo e interagir brevemente com as pessoas. Dá pra viver sem tranquilamente, mas gosto muito.

  • Diniz 16/mai/2016

    Parabéns Marcelo Idiarte, seu comentário supera, em muito, a matéria!

  • Ruth 15/mai/2016

    Não vejo graça nesse app. A verdade é que nunca dei bola pra esses apps que todo mundo usa. '-'

  • Bruno Barbosa 15/mai/2016

    Acredito que o foco do snapchat não é ser um mensageiro instantâneo, eu raramente mando mensagens pelo snapchat, utilizo-o para acompanhar histórias, o conteúdo do app é o que não vai pro Instagram nem pro Twitter, eu diria que é uma plataforma para os bastidores, para compartilhar o agora, o lugar onde você não passa horas escolhendo o que postar, por lá acompanho o pessoal da redação do Omelete, pessoal do Canaltech etc. (Aliás seria bom ver o AndroidPIT por lá).

91 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi